sábado, setembro 20, 2008

Cefet Campos prestes a inaugurar campus Cabo Frio

O Cefet Campos futuro Instituto Federal Fluminense de Ciência e Tecnologia (IFF) está prestes a iniciar as atividades no campus Cabo Frio. É o quinto campus que entra em funcionamento desta tradicional instituição de educação profissional e tecnológica, que na próxima terça-feira, 23 de setembro, completa, 99 anos de existência. Além da sede, o Cefet já tem hoje em funcionamento, o campus Macaé, que completou quinze anos, em agosto passado, o campus Guarus inaugurado ano passado e a Unidade de Pesquisa e Extensão Agro Ambiental na estrada Campos – São João da Barra, próximo à localidade de Barcelos. Com a formalização do IFF até o final deste ano, o Colégio Técnico, atualmente, ainda vinculado à UFF passará a fazer parte desta rede, junto com o campus Itaperuna que está sendo construído com previsão de início das atividades letivas em fevereiro de 2009. Por não serem consideradas inicialmente cidades-pólo, mas com o desejo das gestões municipais de também terem campus do Cefet Campos, os municípios de Quissamã e São João da Barra, hoje também disponibilizaram áreas e prédios, onde já funcionam unidades avançadas, que se imagina que possam, no futuro, na expansão da rede federal serem oficializadas como novos campus do Cefet. A expectativa do município de Quissamã é tanta nesta direção que inclusive está construindo um prédio que será equipado com laboratórios exclusivamente para estas atividades. Em nosso estado, até 2010, haverá onze novas unidades dos Cefets, cada uma com capacidade para cerca de 1.200 alunos. A projeção é gerar mão-de-obra, técnica ou de nível superior, e atrair mais empresas para o estado. A escolha do lugar para a implantação dos centros precisa ser estratégica: a cidade-pólo deve irradiar desenvolvimento num raio de aproximadamente 60 km, e assim estimular o crescimento de toda a região. O desafio de gestão de todos estes sete campi é grande e, para isso o MEC previu uma estrutura de reitoria e pró-reitorias para o IFF, com previsão de ser implantada, até o início do ano que vem. Novos quadros dirigentes estão sendo preparados para dar conta deste desafio de expansão e interiorização da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) junto ao Instituto Federal Fluminense. O presidente Lula ousou ao decidir expandir a rede federal de 141 unidades existentes, nestes 99 anos da implantação das primeiras escolas em 1909, para um total de 354 que têm previsão de estar funcionado até o ano 2010. No estado do Rio de Janeiro, um dos objetivos é que esta rede, que envolve além do Cefet Campos, o do Rio de Janeiro e também de Nilópolis, possam atender boa parte da carência estimada, em cerca de 100 mil técnicos no estado do Rio de Janeiro nos próximos dez anos.
Foto: Ascom no site do Cefet Campos.
Atualizado às 09:58: A área do campus Cabo Frio junto com o prédio foi cedido pela municipalidade e fica localizada na estrada para Búzios. O antigo prédio Centrinho está sendo todo reformado e, ao seu lado, será erguido um outro, para dar condições de funcionamento pleno ao campus Cabo Frio que iniciará as atividades com cursos técnicos em Turismo e Eletro-mecânica e mais adiante uma licenciatura.

Um comentário:

Anônimo disse...

Que boa notícia, em tempos tão infelizes para a cidade de Campos. Notícia que renova esperanças de um futuro melhor para os que virão! E que renova o orgulho de uma "experiente" professora do IEPAM que vê, no momento, à frente do CEFET/Campos, uma brilhante ex-aluna do Curso Normal daquela tradicional instituição! Parabéns, Cibele, e colaboradores!
Profª Maria Amelia Pinto Boynard