domingo, setembro 28, 2008

O que ficou do debate?

O blog avalia que tirando os que já têm posição firmada, o debate não deve ter contribuído para trocar o voto de ninguém e nem de decidir o voto dos indecisos ou propensos a votar nulo ou em branco. O debate talvez tenha servido para os candidatos sedimentarem posições junto ao eleitorado. De todos, pelas chances na disputa, o pior foi Arnaldo. Feijó do meio para o final se firmou e até surpreendeu. Odete apesar de propositiva como falou meu amigo blogueiro Ricardo André, não foi convincente como se esperava. Rosinha de tão segura, em alguns momentos, pareceu até prepotente. Usou bem as respostas para falar do seu programa de governo, mas acabou muito envolvida na temática Garotinho. Vivório pareceu o que negou na sua fala final: linha auxiliar. Graciete apesar de vacilante em alguns momentos não pareceu ter sentido a primeira experiência de um debate televisivo. A última semana começará quente porque, mesmo sem saber o nível da audiência da TV Record Campos, parece que o debate mobilizou uma boa parcela da população campista.

22 comentários:

Nayara disse...

Se eu não conhecesse os candidatos e estivesse vendo-os pela 1ª vez e o meu voto dependesse do que vi neste debate, sem sombra de duvidas que o meu voto seria da Rosinha. Inteligente, muito segura e objetiva nas respostas.
E em quem eu não votaria de geito nenhum, esta empatado entre Arnaldo e Vivório. A fala do Arnaldo não convence ninguém. Ele não tem argumentos. Ele não encara as cameras/eleitores.
O Vivório além de ser um completo despreparado e sem programa nenhum, deve ser fã da tv GRObo e torcer pelo FRAmengo ou FRUminense, pois a preocupação dele é os ciCRIstas e a ciCROvia. Já pensaram um prefeito de Campos falando estas abobrinhas em rede nacional?
Espero que a Inter TV Planicie realmente não convide estes nanicos para o debate. Não acrescentam nada. Só atrapalham.

Anônimo disse...

Quero parabenizar a Record por ter dado espaço a tds, mas faltou mais tempo aos candidatos.
Ao final, por exemplo, deveria ser de 3 minutos para cada candidato enfatizarem suas propostas, caso as tivessem.

Igor disse...

Perfeita análise, Roberto. Não alteraria uma vírgula.

Anônimo disse...

A minha analize difere um pouco da sua, achei que rosinha foi diplomatica demais por conta dos direitos de resposta falou mais sobre as propostas , e Odete ate que verbalizou bem porem com discurso vazio, feijó bateu, mas com base em alguma coisa, vivorio confirmou oque todos sabiam ta com arnaldo, arnaldo se esquivou das perguntas e mentiu quanto a sua impugnação e a candidata graciete apesar de nao ser articulada se mostrou cordial.

Anônimo disse...

Roberto,
to junto com a Nayara, sem tb tirar nenhuma virgula.
Viram Arnaldo repetir a mesma pergunta a Vivório? Sobre o trânsito?

Despreparados

Leandro

Anônimo disse...

Eu voto em Arnaldo Viana ...o homem que gerou emprego pra nossa campos. Saude melhorou e muito. Dia 05 de outubro, o povo de Campos quer 12!!! Rumo a vitoria

Anônimo disse...

O debate no geral nao foi mt bom não. Infelizmente com pouco tempo para se expressarem. Contando tb q estavam nervosos. Infelizmente Graciete nao ganha, Paulo Feijó nao tem proposta de governo, todas as perguntas q a ele foram feitras, nao foram respondias, ele só ficou atacando, Marcelo Vivório fala muito, e parece ate estar com ovo na boca, mas falou as verdades que estao aiii. No geral ... vai ficar entre ROSINHA E ARNALDO, para ser desenrrolada em 2º Turno. Pode ter certeza, e o meu votoé de Arnaldo - 12!!

Anônimo disse...

Dia 05 de Outubro VAMOS DIZER NAAOAOOO A FAMILIA GAROTINHO, que teve a oportunidade de fazer e nao fez, perdeu a vez!!! O governo do estado uma bagunça, aposentados e pensionistas, no governo desse casal foram esquecidos, mas eles só nao esquecem de cobrar os impostos! Vamos votar em Arnaldo 12, um ato de resposta contra GAROTINHOS em nossa cidade.

Anônimo disse...

Engraçado... os fãs de arnaldo não deveriam jamais falar mal de garotinho.
Arnaldo é filhote do garotinho.
Tipo " patinho feio".
O que ele é, foi usando o garotinho.
Ainda bem que a Rosinha lembrou isso a ele no debate.
Eu participei internamente da ultima campanha do arnaldo...
... ele é falso de doer !

Anônimo disse...

Apesar de democrático, a presença de nanicos atrapalhou o nível do debate. Arnaldo, como político que está na estrada há muito tempo parecia principiante.Não sabia onde estavam as câmeras nem seus papéis, não tinha noção da relação tempo/perguntas e respostas, fazendo com que não apresentasse um mínimo de eficiência. Penso que a Ilsan lhe fez falta! A Rosinha mostrou-se técnica, mais convincente e a vontade diante das câmeras. Tem mais experiência em estúdio que os demais. Feijó mantém o mesmo discurso de sempre, faltando emoção e propostas mais objetivas. Odete se enrolou um pouco, deixou a desejar.
Em suma, Rosinha manteve seu patamar de ascenção, Arnaldo decepcionou e os demais estão e estarão onde sempre estiveram.

Anônimo disse...

Concordo com sua análise, Rosinha com a ajuda dos direitos de respostas e como a maioria dos ataques foram para ela, conseguiu uma exposição maior que os outros candidatos, principalmente utilizando bem o tempo.

Feijó; também se destacou, foi inteligente, procurou se credibilizar falando de sua história, para depois atacar, foi muito incisivo parecendo convincente nas críticas a Arnaldo.

Vivório = Braço armado de Arnaldo.

Graciete; Sem polêmicas, teve saldo positivo pois conseguiu se expor.

Arnaldo = O pior.

Odete; Fugiu da pergunta de Graciete, sobre se apoiaria alguém no segundo turno caso não estivesse, assim alimenta o discurso dos que dizem que vai apoiar Arnaldo no segundo o que pode fortalecer a idéia do voto útil.

Anônimo disse...

O debate não foi lá essas coisas, com regras que o amarraram. Feijó se saiu bem, mas é candidato da direita. Rosinha,repetitiva, não se sabe por que não conseguiu vincular Arnaldo com seus parceiros da Telhado de Vidro. Arnaldo ainda tirou um sarro nela colocando o Silverinha no debate, quando caberia a ela colocá-lo na parede pois o telhado de vidro de AN é muito mais largo. Odete repetiu apenas o que diz no programa eleitoral. Vivório é um aventureiro inexpressivo, preocupado em bater no casal de ex-governadores livrar a cara de Arnaldo, não se sabe por quantos mil motivos. Deve estar se divertindo com a chance de aparecer na TV. Graciete me pareceu insegura, sem muito conteúdo. Em tempo: dar um mandato de prefeito e Arnaldo é manter tudo isso aí como está, com Mocaiber e a Telhado de Vidro. Não votar em AN é diminuir os escandalosos indices de corrupção que tanto nos envergonha de sermos campistas.

Anônimo disse...

Minha primeira intenção de voto seria em Odete Rocha. Entretanto, vejo uma possibilidade de Rosinha tornar-se prefeita. Então, mudei de voto para ARNALDO 12!

Sou estudante da UENF e sei da incapacidade administrativa desse casal!

Casal Garotinho NUNCA MAIS!
ARNALDO 12! ;)

Anônimo disse...

no geral o debate não acrescentou em nada,pouco tempo para responder e ataques constantes,e fora as dobradinhas, os 4 anos de garotinho como governador não fez nada para campos e rosinha fez uma cadeia e a ponte com a inteção de disputar a prefeitua de campos, mto pouco em 8 anos de governo, fora essa política nojenta de tudo a 1 real e tanto garotinho com rosinha recebem uma aposentadoria de 23 mil cada um , pq foi governor do estado do rio, fora que só tem uma casa na lapa e um telefone, n posso acreditar nessas pessoas, infelizemente garotinho vai ser vice de novo!!!!

Anônimo disse...

É uma pena que os eleitores de Arnaldo que aqui postaram, não comentaram o debate, só falaram mal da familia Garotinho e pediram voto para seu candidato.
Arnaldo foi ridículo, não olhava para câmara, não tinha controle de tempo, tentou atacar Rosinha com perguntas e acusação incoerente, apanhou de Feijó. Com certeza vai perder votos. Melhor nem ir ao da Globo para não pagar mais mico.

Anônimo disse...

É uma pena que os eleitores de Arnaldo que aqui postaram, não comentaram o debate, só falaram mal da familia Garotinho e pediram voto para seu candidato.
Arnaldo foi ridículo, não olhava para câmara, não tinha controle de tempo, tentou atacar Rosinha com perguntas e acusação incoerente, apanhou de Feijó. Com certeza vai perder votos. Melhor nem ir ao da Globo para não pagar mais mico.

Anônimo disse...

Marcos, e a prefeitura está uma maravilha, não é? Eu sou um dos contratados que trabalham e ganham o salário de acordo com a função, mas sou obrigado a ver nomes que NÃO trabalham, ganhando o dobro, tendo a mesma função.
Paula, a Saúde com Arnaldo esteve boa parte do tempo com Mocaiber, o qual afirmo que foi o pior secretário de saúde que tivemos, trabalho na saúde e todos da área sabe que foi uma época de crise, sem remédio nos postos e de muita coisa errada.
Garotinho tanto como prefeito ou governador fez muito mais por Campos, sendo que quando era prefeito o orçamento era 30xMenor e como governador, o orçamento é menor e são mais de 70 cidades, não tem como comparar.
Arnaldo fala que fez o HGG, e mais o que além disso? Casas populares no Chatuba de 200mil? Banheiro em Goitacazes de 30mil? Shows com desvio de dinheiro?
Rapidamente se lista para Garotinho o Ferreira Machado, a Ciclovia, Trianon, Shopping Estrada, asfaltamento de TODAS as ruas do Pq Guarus que eram de terra batida, inúmeras praças.. e vou parar por aqui que sei que vc lembrou de outras coisas.
Ah, Arnaldo fez a nova praça São Salvador também, mas isso ele não gosta de lembrar, certo? 42M para piorar a praça, e ainda vem com história de metro de superficie..

Anônimo disse...

Vi o debate e fiquei boquiaberto, já da entrada dos candidatos no palco/estúdio. Feijó, só estava elegante e sem convencer ninguém. Vivório, também não, apesar do seu tamanho ser igual às besteiras que falou. Graciete e Odete, foram atrapalhadas pela altura do púlpito, apesar de bastante conteúdo em suas intervenções propositivas. A Rosinha, com total domínio de palco, foi a que melhor se destacou, mantendo uma calma impressionante, apesar dos ataques e a fixação ao seu marido. Por final, o Arnaldo. Rotundo, levou alguns bons segundos até chegar ao seu lugar. O fato de não encarar as câmeras, foi bastante significativo, além de não conseguir articular uma resposta convincente. É impressionante como eles falam como se estivessem tratando de uma outra cidade e que muitos deles, na sua maioria estiveram juntos em algum momento político ou agora fazem jogo de cena, para lá na frente fazerem o perfilamento no 2º turno. Não conseguiram inovar, sequer convencer ao eleitor. Quem seria o melhor para Campos, já que falaram de corrupção mas não disseram como combatê-la nem que a questão é muito mais moral do que técnica. Particularmente, e para ser prático, eu imagino que o melhor para a cidade seria, por incrível que pareça, a Rosinha e eu explico por que. Nesse embate, as questões e os ânimos estão se acirrando e se tornando cada vez mais ácidas e, em caso de uma vitória sua, a situção da Prefeitura será toda ela devassada, sendo revirado todo o tipo de maracutaia feita, podendo gerar até prisão de políticos que posam de bons moços, o que será muito interessante para a cidade, já que as vísceras da corrupção estariam expostas. Também seria só por esse aspecto, já que os dois tiveram grande chance de demonstrarem ser bons gestores públicos e não conseguiram. Aí, é torcer que hoja uma renovação acentuada na Câmara e que o eleitor faça a vigília de cobrança para que o próximo Prefeito tome vergonha na cada e entenda que os recursos são públicos e não conta particular, para realizar os seus sonhos podres de consumo.

Zé Bocudo.

Anônimo disse...

Gostaria de fazer uma pergunta :

VOCÊ ACEITARIA SER CHAMADO DE LADRÃO , POR DIVERSAS SEMANAS CONSECUTIVAS , ATRAVES DE UM PROGRAMA DE RADIO , COMO O GAROTINHO FEZ COM O ARNALDO , SEM RESPONDER OU PROCESSA-LO ?

CASO SIM , POR QUAL MOTIVO ?

A PARTIR DESTE DIA , PERDI COMPLETAMENTE O RESPEITO PELO ARNALDO.

Anônimo disse...

É Sr. Roberto, gostaria de saber o motivo de MUITOS comentários não terem sido APROVADOS pelo senhor??

Porque era contra a sua candidata Rosinha??

Infelizmente... não voltarei a acessar o blog. Principalmente pela motivação principal da existência de um blog que é uma participação coletiva.

Anônimo disse...

Achei o debate decepcionante. Ainda não tenho candidato, estava até pensando em votar em Odete, mas... Odete e Graciete são inseguras e com um discurso vazio. Se não fosse a menina do marketing da campanha creio que a Odete estaria bem pior. Paulo Feijó fez o mesmo que faz durante o horário eleitoral: atacou os outros. Quanto a Marcelo Vivório, prefiro não comentar...
Rosinha venceu o debate por saber se colocar em relação aos telespectadores. Também não se abateu com os ataques. Até porque depois de tudo que a família Garotinho fez, ainda teve a coragem de se candidatar a um cargo. Mostrou que usa bastante óleo de peroba... Ela me dá um pouco menos de asco do que o marido.
Decepcionante mesmo foi Arnaldo. Espera-se mais de um sujeito que já foi prefeito e é deputado federal. Assim como tem sido em todas as suas aparições foi: apático, derrotado, sem energia. Dá impressão que não acredita no que fala. Deve ter esquecido o mantra da maioria dos políticos: minta, mas com convicção!

Anônimo disse...

Gostaria de saber de todos que postaram em relação à postura de Arnaldo em relação às câmeras: QUAL A RELAÇÃO ENTRE TER DOMÍNIO DE PALCO E SER UM BOM ADMINISTRADOR PÚBLICO?

Saber falar, articular-se ao microfone, ter domínio de tempo, e outros são atributos de que profissional? De um PREFEITO ou de um COMUNICADOR?

Não sei se todos sabem, mas estamos votando para escolha do melhor GESTOR PÚBLICO e não do melhor COMUNICADOR!

(Não votarei em Arnaldo, mas SEM DÚVIDA não votarei em Rosinha GAROTINHO!)