segunda-feira, setembro 08, 2008

Localização inadequada de praça de pedágio na BR-101

Não é preciso ser técnico no assunto para ver que há algo errado na decisão de fazer a praça de pedágio, na BR-101, próximo ao posto do Russo, na localidade de Serrinha, em Campos, exatamente numa curva e junto a uma ponte sobre um rio. O blog sabe que o processo de concessão já passou por audiências públicas. Sabe que há problemas ambientais maiores ou menores na decisão sobre esta alocação. Sabe que mais próximo a Campos afetaria moradores locais, mais adiante há uma ponte, etc. Sabe que há o interesse da concessionária em evitar a passagem por Quissamã, acaso o pedágio fosse deslocado para depois da estrada de acesso ao município vizinh, etc. Porém, é inadmissível o local onde está. O blog sabe também que será argumentado que instalarão sinalização, redutores antes da ponte, das curvas, etc., mas, ainda assim não é cabível, até porque tudo isso reterá ainda por mais tempo o usuário da rodovia, que terá ainda que parar em mais três praças de pedágio entre o centro urbano de Campos e o Rio de Janeiro. O acidente ocorrido esta semana, exatamente naquele ponto, num engavetamento entre dois caminhões, mesmo com alguma sinalização é a comprovação do que aqui está sendo dito. O blog já foi alertado pelo assunto por mais de uma pessoa e aqui chama a atenção do Ministério Público Federal que, talvez, ainda possa evitar através de algum instrumento jurídico tal fato.

5 comentários:

Anônimo disse...

Discordo.

Se seguirmos a mesma linha de pensamento não deveríamos ter uma praça depedágio na cabeceira da ponte Rio-Niterói.

Bruno Lindolfo disse...

Mas o pedágio da Rio-Niterói não fica numa curva, e estamos falando de uma ponte que tem largura maior que uma rodovia, a Br-101, por exemplo.

Paulo de Almeida Ourives disse...

O ideal seria colocar a praça do pedágio em um local mais amplo, onde os motoristas pudessem vê-lo a uma boa distância.
Digo isso em função de uma matéria que assisti na Rede Globo, sobre o problema dos enormes caminhões que carregam cana, que muitas vezes não possuem lâmpadas traseiras. Colocar a praça em um local estreito e após uma curva é desejar que aconteça outros acidentes no local.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Douglas Azeredo disse...

Como a obra da praça de pedágio já lá está a todo vapor, acho que o melhor a se fazer seria modificações para suavizar a curva o mais rápido possível.