domingo, setembro 07, 2008

"Mar de cana"

O jornal O Estado de São Paulo, o Estadão, traz hoje, uma matéria sobre as limitações que o estado de São Paulo está estabelecendo para segurar a ampliação das atividades canavieiras naquele estado. A matéria começa assim:
"Preocupado com o forte avanço da cana-de-açúcar, o governo de São Paulo promete endurecer as regras para instalação de novas usinas ou ampliação das já existentes. Levantamento das Secretarias do Meio Ambiente e da Agricultura, que vai mapear as regiões com restrições à expansão da atividade, deverá ser concluído até o dia 18, quando entram em vigor as novas regras. Leia reportagem completa na edição deste domingo do Estado".
"De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, os canaviais, que no início da década respondiam por menos de 50% do espaço ocupado por lavouras no território paulista, hoje já se espalham por quase 70% da área plantada - excluindo as pastagens".
Se desejar ler a matéria na íntegra clique aqui.

Um comentário:

Clube de Leitura Alexander Seggie disse...

Justamente por causa da monocultura da cana é que Campos dos Goytacazes é citada no filme: "BEZERRA DE MENEZES" que estreou há uma semana no Rio e em diversas capitais. Ali há um debate acirrado entre uma deputado conservador e escravocrata e Dr. Bezerra, um deputado liberal e abolicionista, defendendo os direitos humanos frente aos "nossos semelhantes negros".
Foi uma triste referência a nossa terra, já tão malbaratada pelos noticiários cariocas, como também O DIA de hoje, domingo.

http://novoceuenovaterra.blogspot.com/2008/09/dr-bezerra-de-menezes-o-filme.html