sábado, agosto 22, 2009

Erro ou articulação?

Parte importante da grande mídia, além de fazer o papel que lhe é de direito, de crítica, parece querer ir além, na formação de opinião tentando desdobrar posições e articulaçoes políticas. O exemplo do jornal O Globo nas edições de ontem e hoje permite o leitor identificar um pouco que seja esta tentativa:
Manchete principal de primeira página na edição de ontem do jornal O Globo: “Marina diz que governo Lula é insensível a causas sociais”. Na edição deste sábado do jornal O Globo, no canto direito debaixo da primeira página:
Marina nega críticas à política social”. “A ex-ministra e senadora Marina Silva, que deixou o PT na quarta-feira e deverá se filiar ao PV, negou ontem ter dito, na véspera, em Belém, que o governo Lula é insensível a causas sociais. Ela confirmou outras críticas ao governo, mas voltou a elogiar a política social da gestão petista, argumentando que reduziu o número de famílias abaixo da linha da pobreza. Página 12”. Abaixo as imagens das duas capas das edições do jornal.

12 comentários:

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

A (Ei)mprensa, Roberto, Vive mais das desgraças do outro do que das "graças". Não é muito interessante que haja verdade, integridade e humildade, pois parece que não dá ibope. Mas isso é um "mito". Povo já tá careca de saber que a maioria mente, deteriora "fatos & idéias", e tem soberba saindo pelo ladrão...
O que vai dar Manchete agora é a VERDADE! HUMILDADE E INTEGRIDADE.
Pode acreditar.

Vi um video hoje e até postei, sobre "Liberdade de Expressão". O que me chamou a atenção foi que a maioria dos participantes ligavam liberdade de expressão a "pensamentos" e "idéias". Ora, se "I(e)mprensa" vive de fatos, onde estão as idéias referentes aos fatos?
Por exemplo: Este caso da Marina:
Foi fato? Ou foi precipitação ou ouvir galo cantar? Foi uma expressão de um pensameno sobre o que ela falou de fato?
E aí?

Por que os fatos são deturpados? Por que não se falar a verdade e discutir o fato em si? Mesmo que as idéias sejam diferentes sobre o fato. Mas o fato tem que estar em evidência.

Para mim isto é falta de caráter de quem escreve.Desculpa, mas é o que penso sobre.

Anônimo disse...

Para mim não é novidade nenhuma. Ela botou e tirou e idiota do collor, lembram-se ? E muitos outros e outros..
Observou o zelo que a globo está tendo para não descontentar os evangélicos ? Poucos meios de comunicação não são tendenciosos.
Até alguns blogs o são. A sorte é que a conciência política do brasileiro está mudando. É aos poucos. Mas vamos chegar lá.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Aderir a um ou outro para contentar ou não descontentar visando "Ganhar alguma coisa" é de "má fama".

Podem até "contentar" evangélicos, mas filhos de Deus, não. Filhos de Deus não podem se deixar barganhar e nem seduzir por NADA.SIM SIM! NÃO, NÃO!

Se todos os evangélicos no Brasil "virassem" filhos de Deus, este Brasil mudaria, sem precisar de campanhas políticas, sem precisar até de políticos. Tudo seria verdadeiro, transparente, íntegro,humilde, honesto.
Ou melhor me expressando: TUDO SE TORNARIA CHATO! Mas em compensação, JUSTO!

Unanonymous disse...

Embora tenha uma simpatia pela história do PT, vejo que estar no poder a qualquer custo como vem fazendo atualmente trouxe como consequência lamear o PT por proteger o Sarney e outros da mesma estirpe, sujando o passado do partido.
Mas o pior é ver pessoas como Mercadante ameaçando (e recuando) sair da liderança do PT no Congresso, por coação.
Quanto a manchetes e textos jornalísticos ou até mesmo pseudojornalísticos, cabe a nós termos senso crítico, separando o que é verdade ou não, e NÃO apenas a parte da verdade que nos interessa. Um grande exemplo na nossa cidade é o jornal que fala bem dos traquinas da Lapa e outro que fala contra deles: ambos chegam a falar a verdade, mas apenas a parte que os interessa, cabe a nós sermos juízes e concluir a "verdadeira" verdade.

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Anônimo das 3 e 7, eu penso que saberemos quando a "consciência do povo está mudando" quando este povo começar a ter "identidade". Sim, ter um nome, zelar por seu nome. Mostrar a cara. Falar a verdade. Ser íntegro.

O qu seria "Consciência política"? O Político pode ser anônimo? O político pode deturpar a realidade? O político tem que aparecer às escuras?

A consciência política deve ser resultado da consciência do "ser com", "estar em", "fazendo para".

Diga-me "com" quem andas...
Diga-me "por onde" andas...
Diga-me "para quem" é isso...

Pergunto: Um ser político anônimo, que não tem identidade, está preocupado com o "ser em si"?
Está preocupado com o "ser"?

Ou o "ter" ?

Existe uma frase assim: " O que eles fazem no escuro até falar dá pavor..."

Anonimato é falta de identidade. O Brasil precisa mostrar a sua cara.

A Consciência Política está mudando sim. O povo não é bobo. Não é burro. Só precisa que falemos com a lógica necessária para que eles compreendam o português e não o politiquês.
E politiquês anônimo é roubo da identidade de um povo.

Se falei abrobinha e se não tem nada a ver...
Vai depender da CONSCIÊNCIA POLÍTICA DE CADA UM.

De que lado será que o povo quer estar? Vamos perguntar ao povo?

Splanchnizomai abraçando o amanhã. disse...

Olha a palavrinha que veio para ajudar! Não sei se ao que quer a identidade ou se a que quer o anonimato:
"lesivess"

Sugeriria uma Frase:
"Lesar de vez?"
Cont.
Quem lesaria um povo de vez?
Um político que nasceu de um grupo que tem que um chefe que se identifica, que tem identidade? Ou um político que nasceu de um grupo que tem um chefe que não se identifica? Que é anônimo?

Ainda bem que temos hoje o "SEM CENSURA", não?

Anônimo disse...

As organizações Globo estão fazendo campanha contra o governo Lula e o PT, e a favor do PSDB, diga-se privatização, esculacho dos servidores públicos e flexibilização da CLT...

Anônimo disse...

Ao anônimo que citou a flexibilização da CLT.
Qual o problema em flexibiliza-la?
Vou dar um exemplo e verás se concorda comigo ou não.

Sou comerciante no interior do ES, como se não bastasse os problemas da crise, o governador de lá está apertando na fiscalização do icms(nas divisas do ES não estão mais parando os caminhões para conferirem e carimbar as notas) e o detran está apertando nos veículos que rodam com botijão de gás cozinha(100% do pessoal da roça que vem a cidade para abastecer no comércio). Resultado, vou ter que mandar um balconista embora, pois já estou entrando no especial para saldar os compromissos no final do mês.
Com carteira assinada desde 5/08, vou ter que pagar 390,85 de saldo de salário + 399,75 prop.FGTS + 220,10 prop.férias + 74,75 prop.13º = R$ 1084,75 + 50% de multa do montante do FGTS que eu deposito mensalmente, ou seja, uns R$ 1500,00. Vou entrar mais no especial para poder pagar. E ainda com dinheiro nosso (seu também) vamos bancar 6 meses de seguro desemprego.
Flexibiliza ou não? Emprega ou nÃo? Fica clandestino ou não?
Eita pais , eita povinho....

Anônimo disse...

As grávidas do serviço público podem ficar em casa para se protegerem da gripe suína e as que trabalham no privado? Quem banca essa? Podem pegar a gripe suína? Dois pesos duas medidas?
Vc. que tem uma doméstica, uma balconista, costureira,etc, vai mandar para casa? Quem paga o salário? Vai bancar outra no lugar?

Anônimo disse...

O comerciante acima, fundamenta seu discurso de apoio à flexibilização das leis trabalhista, com uma reclamação da fiscalização mais severa do Estado na cobrança de tributos. Só isso já mostra a sua mentalidade, pois entende que o trabalhador tem sempre que pagar a conta...
O Estado fiscalizar a cobrança de tributos, é uma obrigação. Outra coisa é discordar destes tributos, e em vez de discutir e debater sobre sua extinção ou não, transferir ao trabalhador formal todos os encargos, ou como tenta explicar o comerciante, diminuir seus direitos.
Não há dúvidas de que é urgente uma Reforma Tributária, mas não é flexibilizando a CLT, diga-se diminuindo direitos dos trabalhadores, que se vai resolver os problemas.

Anônimo disse...

Comerciante é patrão, pensa olhando para o bolso. Reclama de pagar imposto e reclama de pagar o trabalhador. Mas ele pode sonegar, quando não dá nota fiscal. Ele nada fala quando vende produtos com defeitos, e quando não quer dar os direitos dos consumidores.

Luiz Augusto Andrade Pessanha disse...

Roberto, pra ilustrar bem seu ponto de vista, dê uma olhada no "Balaio do Kotscho" e veja "o marido de Lina Vieira na internet e o futuro dos jornais". Vergonhoso, querem conduzir, ao bel prazer deles, a eleição de 2010, estancando candidatura de uma (Dilma), inflando outras (Marina Silva e Serra). Um abraço.