segunda-feira, agosto 31, 2009

Pré-sal e o tempero da política

O blog comentou por aqui na última sexta: "No final, nem tanto a água, nem o fogo. Dificilmente serão cortados todos os royalties e participações especiais de estados e municípios, mesmo para os maus gastadores, e nem se manterá no pré-sal, o que já se paga no pós-sal. Todos sabem que as partes têm que esticar a corda para haver negociação em que as partes tenham o que explicar aos seus pares. Faz parte do jogo. Ou então leve a bola para casa e jogue sozinho, e isso não é do mundo da política". Hoje os sites do jornais informam sobre o jantar do presidente com os governadores. Não deixem de ler o último parágrafo da informaçao do O Globo Online: "União cede e dará maior participação de 'royalties' do pré-sal a estados produtores" "BRASÍLIA - A forte pressão dos estados produtores na última semana, capitaneada pelo Rio, deu resultado. A poucas horas do lançamento do marco regulatório para a exploração do pré-sal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após quase cinco horas de reunião, cedeu a importantes reivindicações apresentadas pelos governadores do Rio, Sérgio Cabral, do Espírito Santo, Paulo Hartung, e de São Paulo, José Serra. Serão feitas alterações na distribuição dos royalties, em favor dos estados produtores, e a União vai estudar uma fórmula para manter a Participação Especial (PE) no regime de partilha de produção. Além disso, o projeto de lei será enviado ao Congresso sem pedido de urgência constitucional. Com a solução encontrada, Cabral, Hartung e Serra anunciaram que vão comparecer à cerimônia de apresentação do marco regulatório, nesta segunda-feira à tarde". Não há nenhuma advinhação ou informação de bastidor, até porque o blogueiro não é tão bem relacionado assim, apenas a observação da política. Interessante ainda observar o título da matéria: "União cede..." Assim eles passam a idéia de quem para eles perdeu no jogo. Outro título possível: "Lula negocia e governadores participam do lançamento do marco regulatório do pré-sal". Aí também nenhuma novidade. Um ou outro título também é do jogo da política.

2 comentários:

Anônimo disse...

Me explica isso:

http://portal.iff.edu.br/news/1a-reclassificacao-do-sorteio-publico-de-vagas-para-licenciaturas

Sorteio de vagas???

Roberto Moraes disse...

Em projeto do MEC para aumentar as oportunidades dos professores da rede pública (estadual e municipais) terem acesso a cursos de licenciaturas os IFs disponibilizaram um número de vagas para esta oferta.

Os professores através da Plataforma Paulo Freire fizeram suas inscrições.

No caso do IF Fluminense, o número de inscritos foi bem maior que o número de vagas. Com isso, a plataforma já previa, ou os primeiros inscritos, ou o sorteio como forma, de escolha dos que ocuparãos estas primeiras vagas.

Assim está sendo procedido. A Pró-reitoria de Ensino, junto da Diretoria de Ensino Superior do Campus Centro está identificando alguma forma de ampliar o universo de atendidos, mas por enquanto esta é a regra estabelecida.

Mais informações podem entrar em contato com a professora Rita, ou com o professor Synthio, respectivamente, diretora de ensino superior e gerente das licenciaturas.
Sds.