sexta-feira, agosto 14, 2009

Friburgo projeta instalação de trem na área urbana

Depois de Macaé, agora é a cidade serrana de Friburgo que projeta a implantação do transporte de trens de passageiros a custo estimado em R$ 315 milhões num percurso de 9 quilômetros. O novo governo municipal considera este um projeto ousado. O VLT (Veículo Leve sobre Trilho) foi conseqüência de estudo de uma comissão de engenheiros da prefeitura. O projeto prevê como estação principal a atual sede da prefeitura. O prédio passaria por reformas para resgatar características da antiga arquitetura.
O VLT tem projeto para uso de 4 vagões e capacidade para 180 passageiros em cada um. O prefeito Heródoto Bento de Mello está tentando parcerias do governo estadual, federal e da iniciativa privada no Brasil e no exterior.
A comissão de engenheiros estima que, no último ano do mandato, seria possível ter prelo menos um trecho do projeto implantado. O custo da tarifa ainda não foi divulgado, mas a comissão sabe que não poderia diferir muito da cobrada pelos ônibus. Cá para o blog, vê-se que este tipo de transporte seria um charme para aquela bela cidade da região serrana, que assim ganharia um atrativo a mais para o turismo. Enquanto isso, por aqui na planície, a mesmice em termos de inovação de política pública é a tônica! PS.: Ainda, lá em Friburgo, trabalha-se com um projeto de instalação de um trajeto turístico de trem, entre Theodoro de Oliveira, no município e Boca do Mato, em Cachoeiras de Macacu. Este projeto teria o apoio da Secretaria Estadual de Transportes.
PS.2: Foto do jornal A Voz da Serra.

Um comentário:

Anônimo disse...

QUERIA QUE FIZESSE UM COMENTÁRIO OU POST DE POR QUE ROSINHA FEZ OS SHOWS NA PRAÇA COM A PANDEMIA DA GRIPE? ELA REALMENTE PENSOU NISSO? O SECRETARIO DE SAUDE NÃO DEVIA TER ALERTADO? PODE ELE TER ALERTADO E ELA NÃO DEU IMPORTANCIA?
NÃO VI ATÉ AGORA NINGUEM COMENTAR ISSO, A PREFEITURA DE SÃO FRANCISCO ADIOU A EXPOSIÇÃO NUMA ATITUDE SOBRIA, POR FAVOR COMENTE.
CARLOS EDUARDO AZEVEDO
ceazevedo18@hotmail.com