sábado, março 20, 2010

Conflito de interesses?

Um governador de Minas interferindo no Rio de Janeiro. Este é o caso de Aécio Neves como governador de Minas Gerais que través da estatal Cemig (Centrais Elétricas de Minas Gerais S.A.) passou a ser detentota da maioria das ações da Light, concessionária de energia elétrica, na região metropolitana e sul do estado fluminense. Estranho esta possibilidade, não? Assim, como governador mineiro ele pode cortar ou restabelecer a luz em outro estado.

4 comentários:

Rudy Klug disse...

1) Ele não é dono da empresa, nem presidente. Por isso que estatização é ruim, os políticos acham que são donos das empresas.

2) Isso é possível mas improvável. Se formos pensar em possibilidade, digamos que o governador do Paraná pode interromper o funcionamento de Itaipu e arruinar 19% do fornecimento de energia elétrica do Brasil e 90% do Paraguai. É possível, mas improvável.

3) Foi só o Aécio deixar mais claro que realmente quer pegar a vaga do Lulão que todo mundo já começa a arrumar qualquer porrete pra bater na cabeça do cara. Até pode, mas sem disfarce...

Imbeloni disse...

royalties é alvo de protesto no RS

Moradores de região de refinarias de petróleo fizeram manifestação.
Emenda aprovada na Câmara muda distribuição de royalties.

Do G1, com informações da Globonews

Neste sábado (20), moradores do litoral norte do Rio Grande do Sul, região de refinarias de petróleo, fizeram um protesto contra a emenda que muda a distribuição dos royalties.



Leia também:

G1 responde 13 perguntas sobre a discussão dos royalties do petróleo



A manifestação reuniu moradores de Tramandaí, Osório, Imbé e Cidreira. Eles reclamam das perdas provocadas pela emenda do deputado Ibsen Pinheiro (PMDB-RS), aprovada na Câmara dos Deputados.



Juntas, as cidades ganham R$ 35 milhões de reais em royalties como compensação por danos ambientais. Com a nova distribuição, se a emenda for aprovada pelo Senado, a perda seria de R$ 28 milhões.



Na quarta-feira (17), a proposta de mudança na distribuição dos royalties também foi alvo de protesto no Rio de Janeiro. A manifestação reuniu políticos do Rio e do Espírito Santo, como o governador fluminense, Sérgio Cabral (PMDB), o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung (PMDB), o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o senador Magno Malta (PR-ES) e a prefeita de Campos, Rosinha Matheus.

Anônimo disse...

Parece que a Cemig também está interessada na Ampla.
A Ampla vai de mal à pior, mas não nas contas e nos lucros, mas sim no atendimento ao cidadão e na prestação dos serviços.

Roberto Moraes disse...

Caro Rudy,

A nota teve apenas o objetivo de mostrar a situação não usual que foi divulgada na coluna do Ancelmo:

"Dedo na tomada - Quarta, Aécio Neves se reúne no Rio com a diretoria da Light, que há pouco, passou ao comando da estatal Cemig. O governador promete cobrar ações e metas mais concretas para enfrentar o apagão nosso de cada dia".


Em termos de possibilidades e improbabilidades, ao contrário do que você diz, o controle de Itaipu é do governo federal.

Quanto a sua posição a favor de qualquer que seja o candidato anti-Lula, é bom que, por caminhos diversos, ela agora fique mais clara, "sem disfarce" e sem precisar tergiversar na questão dos direitos humanos.

Sobre sua escolha e a do PSDB, é evidente que o Aécio seria bem melhor candidato, mais competitivo que o Serra.

E nisto, talvez só nisto, concordemos.

Sds.