sábado, maio 15, 2010

Engenho turístico: um bom exemplo para a nossa região!

O vídeo da Globo.com é fruto de uma matéria veiculado ontem, no jornal Hoje da TV Globo, com pouco mais de quatro minutos. Ela mostra um bom exemplo do uso da tradição da produção de cana, quando o açúcar era a principal riqueza do país. O Engenho do Poço Comprido, na Zona da Mata, que era o único do século XVIII no estado de Pernambuco foi transformado ekm pólo de atração turística, articulando um meuseu do açúcar com pousadas e outas atrações, como antigos alambiques. Algo pareceido já foi ventilado por aqui, onde as boas ideias e intenções vão sendo enterradas uma a uma por falta de capacidade de implantar e/ou sustentar boas políticas públicas. PS.: Atualizado às 13:14: O blog traz para este espaço, o comentário de Haroldo Carneiro, secretário de Desenvolvimento e Turismo do município de Quissamã, lembrando da intervenção em política pública, nesta mesma linha que o vizinho município vem implementando: "Haroldo Carneiro said... Quissamã já está trilhando esse caminho, oferecendo passeios guiados a sedes de Fazendas Históricas e visitação a engenhos de açúcar mascavo e cachaça. O município tem hoje o Museu Casa Quissamã, que conta a história de ocupação da região, a Fazenda Machadinha que tem senzalas restauradas e restaurante de comidas típicas e três engenhos funcionando."

3 comentários:

douglas da mata disse...

Aqui a gente não tem o engenho, mas senzala e escravos não faltam.

Será que não dá para aproveitar para fazer um "roteiro do nosso atraso histórico"?

Anônimo disse...

Adorei essa postagem. Outro dia o economista Mauro Telles estava discutindo sobre a transferência da capital do país para a Brasília e as perdas q o estado do Rj teve com isso.
Ao final, ele citou que o RJ tem a região metropolitana com grande potencial turístico, citou o completo de petróleo e gás, na região Norte e no Noroeste o Complexo da Saúde, ou o Pólo de Saúde. Enfocou bem a questão do turismo que serve p todo o estado, inclusive p o N e Noroeste, este último que carece urgentemente de plano de desenvolvimento.
Acredito no turismo aliado às vocações regionais como meio de desenvolvimento, mas para isso é preciso que o poder público apoie.

Haroldo Carneiro disse...

Quissama ja esta trilhando esse caminho, oferecendo passeios guiados a sedes de Fazendas Historicas e visitacao a engenhos de acucar mascavo e cachaca. O municipio tem hoje o Museu Casa Quissama, que conta a historia de ocupacao da regiao, a Fazenda Machadinha que tem cenzalas restauradas e restaurante de comidas tipicas e tres engenhos funcionando