quinta-feira, janeiro 06, 2011

Dia de Folia de Reis

6 de janeiro, Heloísa Crespo, por e-mail, lembra o dia com sua poesia relembrando a data e o que ela simboliza: Folia de Reis No Palácio da Cultura assisti uma folia. Não me lembrava como era e nem como se vestia. Revivi no meu passado um medo que eu trazia. Não era bem mais um medo, era lembrança ruim. Eu nunca me animava nem nunca estava a fim de ver nenhuma folia ou cantoria assim. Descobri que associando a figura do palhaço ao compasso de um bumbo, ritmando todo o passo . Pra criança apavorada era mesmo que estilhaço. Na minha mente infantil aquela alegoria era tão horripilante que um monstro mais parecia. Guardei a impressão errada do artista e da magia. Foi tão gostoso ouvir agora o bumbo bater, anunciando a chegada, cumprindo o seu dever, o grupo de foliões representando o que crê. O apito diz avisando: Olha a Folia de Reis. Formada por personagem com farda nada burguês, simples em azul e branco, dançando com altivez. Os homens enfileirados tocando acordeão, tambor, viola, pandeiro, o bumbo e violão. Também andando e dançando, cantando uma canção. Na frente uma bandeira abrindo o lindo cortejo, trazendo no interior os magos, reis do festejo. Vendo seu Rei pequenino realizando um desejo. A linda luz da bandeira iluminando o Cristo, Maria e o bom José e tudo o mais sendo visto, as flores tão coloridas e a Ceia de Jesus Cristo. O palhaço Ventania de cabelo colorido, na mão levava uma cobra com seu jeito divertido. Um monstro mais parecia. Monstro nada, bem sabido! Escondido atrás da mascara um homem letrado é, fazendo, dizendo versos, um brasileiro de fé, criticando a política, cheia de Nando e Mané. - Toca a sanfona, ah, ah! Grita para o sanfoneiro, após dizer a quadrinhas em tom meio zombeteiro, as trovinhas de cordel, parece um benzedeiro. Benze tudo que encontra, critica o que puder. Pede arrecada dinheiro, a quantia que se der. De maneira irrequieta canta, dança o que vir. Se a folia acontecesse na casa de um morador seria bem mais completa um verdadeiro esplendor, ocupando a casa toda e benzendo o morador; os quartos, sala, cozinha, banheiro e corredor, seguindo um ritual com respeito e calor ao entrar e ao sair, licença pede com amor. Pede a Deus, Nosso Senhor, pelos donos da tal casa e por todos os presentes e com oração arrasa. Dali só parte pra outra onde já foi convidada. Essa folia tão rara que no Café Literário, a convite do poeta, com seu rico vestuário e os seus vinte componentes, todos eles necessários. Vieram de São Fidélis, um município vizinho, onde nasceu os Antônios Roberto e Agostinho. Roberto o nosso poeta, o folião, Agostinho, que com essa turma toda, é único na cidade com a folia brincar, Estrela Belém do Norte, que nunca deve acabar e tem que ficar mais forte. Parabéns e obrigado a todos os foliões que levam muito a sério, passando de gerações essa Folia de Reis, mantendo as tradições. Heloisa Crespo

2 comentários:

Gianna Barcelos disse...

Convido o professsor Roberto Moraes para ler a postagem de hoje às 6.42h.

http://pensamentossubjetivos.blogspot.com/2011/01/e-hoje-dia-0601-e-dia-de-reis.html

No dia 15/01 (aí vai competir com a Festa de Santo Amaro) na localidade de Pureza, segundo a leitora vai ter um encontro de Folia de Reis. Espetáculo bonito que vale a pena ser assistido.

Como devem ser as cavalhadas que nunca assisti uma por causa daquele tumulto todo.

Anônimo disse...

É uma pena que essas tradições folclóricas estejam sendo esquecidas. Há toda uma história de simbolismo na FOLIA DE REIS, que na nossa infância era contada . Hoje, virou passado e bem arquivado.