quarta-feira, janeiro 05, 2011

OGX: mais descoberta na Bacia de Campos

O fato foi anunciado nesta quarta-feira: "A OGX, braço de petróleo e gás do grupo EBX, do empresário Eike Batista, identificou a presença de hidrocarbonetos no poço 1-MRK-3/4P, localizado na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro. Esse é o primeiro de dois poços que vão ser perfurados no bloco BM-C-37, onde a OGX divide participação com a operadora Maersk Oil. A perfuração foi concluída, chegando à profundidade de 3,4 mil metros abaixo do nível do mar. A sonda iniciou as atividades em 3 de novembro e agora será deslocada cerca de 4 quilômetros ao norte para a perfuração do poço exploratório vizinho. “Foram identificados hidrocarbonetos em reservatórios arenosos da seção santoniana que totalizam em torno de 14 metros de net pay potencial e em reservatórios carbonáticos das seções albiana e aptiana, apresentando net pays potenciais ao redor de 43 e 12 metros, respectivamente”, informa o laudo de avaliação preliminar feito pela Maersk Oil." Fonte: Valor Econômico.

Um comentário:

douglas da mata disse...

Nada como "contratar", a peso de ouro o pessoal de ponta de Petrobras com informações estratégicas!

Esse, aliás, um dos grandes problemas estratégicos nacionais, que é tratado com desleixo incrível.

Sob a égide (falsa) da liberdade de empresa e da livre iniciativa, desprotegem os interesses nacionais energéticos, formam mão-de-obra com nosso dinheiro, produzem invoação e conhecimento com dinheiro público e depois permitem que esse "segredos" sejam arrematados nas "bacias das almas".

É urgente uma lei que dificulte o acesso dos oligopólios privados a essa mão-de-obra e o conhecimento que acumulam no setor público.

Caso semelhante é o do Banco Central e Ministério da Fazenda.

Um abraço.