sábado, abril 30, 2011

Quer dizer que a Skol sem ser 360º estufa e empapuça?

O blogueiro não é publicitário, nem passa perto dos conhecimentos desta área, para questionar ou condenar profissionais premiados e reconhecidos, mas ainda assim, vai dar seu palpite, aproveitando o propício dia de sábado.

Não parece inteligente a propaganda da cerveja Skol para um de seus novos produtos que foi chamado de cerveja 360º. Segundo a Ambev, seu fabricante, esta nova cerveja é possuidora de atributos de inovação, pesquisados por mais de três anos, tendo como resultado “uma cerveja que não estufa”.

Uma grande campanha foi para as ruas, desde a última quarta-feira, em TV, spots de rádio, anúncios em revistas, além de ações promocionais como degustação e materiais de pontos de venda divulgando o conceito do "homem baiacu", que define segundo seus idealizadores, de modo divertido, quem se sente estufado quando bebe cerveja.

Como a fabricante continuará com a venda da sua cerveja tradicional que durante anos comercializou, imagino que, pelo menos indiretamente (ou diretamente), o consumidor poderá fazer uma relação diferente da imaginada pelo publicitário, até porque, mesmo, com bom humor você pode ser um baiacu, mas a partir daí, ter a lembrança, que uma destas causas foi a cerveja daquele fabricante, não me parece uma sacada inteligente.

Acho (por isto é palpite) que a publicidade flertou aí com uma fronteira, digamos que perigosa, na relação com o consumidor de um produto, que se sabe que é altamente influenciado, exatamente, pela propaganda.

Veja abaixo a propaganda de lançamento da campanha feita para a TV, tire suas conclusões e tin-tin BAIACU!

10 comentários:

FUNCIONÁRIA DA SMEC disse...

Fugindo do assunto.O que está acontecendo na educação é um desrespeito total com o ser humano,nem na época de Beth Landim houve isso,porque ela respeitava os companheiros fieis.Atual secretária é fria,maldosa.Eu tenho hora que não consigo acreditar que Rosinha e seu marido não esteja enxergando o que esta acontecendo,ele foi para o rádio malhar o que Beth fazia,tendo uma secretária que fica trancada com os fornecedores de merenda junto com o seu filho Guilherme que não tem serviço e fica esperando uma boquinha.Tenho 20 anos de smec e nunca presenciei coisa igual.A oposição tem que vê isso,cadê a vereadora e professora Odísseia para ir nas escolas e creches.Nós professores estamos pedindo SOCORRO.

xacal disse...

Herr professor,

longe de mim querer ser politicamente correto ou hipócrita...

mas propaganda de um produto (álcool) em uma sociedade que sofre com 10 a 13 mil mortes no trânsito relacionados com direção e bebida, outras tantas mortes e lesões causadas por violência em locais públicos e nos lares(contra mulheres e crianças), sem mencionar afastamento e incapacitação para o trabalho pelo alcoolismo, não poderia estar associado a inteligência...

para fazer propaganda de cerveja basta um pouco de cinismo para associar a imagem de mulheres super-gostosas com a bebida, esperteza e malandragem, ou algum outro comportamento suicida (como pular de um avião sem pára-quedas atrás de uma caixa de cerveja)...

e ainda dizer: beba com moderação...ué, mas quem bebe não quer justamente perder a moderação...?


é verdade...depois a gente gasta zilhões de reais para proibir outras drogas...e para caçar traficantes pe-de-chinelo em alguma favela qualquer...

mas a propaganda, alguém já disse, é a alma do negócio...

um abraço...

Roberto Moraes disse...

Olá Xacal,

Não falo nem desta inteligência. Digo, que mesmo na ótica deles, a campanha parece um tiro no pé.

Lembrar que cerveja estufa, empapuça e faz você virar um baiacu, mesmo que se diga que há uma fórmula milagrosa que evitará isto, é difícil, porque a imagem que ficará associada é outra...

Já o "beber com moderação" é exigência legal a exposição da afirmação ao final da propaganda, apesar dela ser, a meu juízo, quase inútil.

Abs.

Cristiano disse...

Pra quem realmente bebe isso não importa, talvez a empresa quer atrvés dessa campanha chamar mais a atenção daqueles que não bebem para experimentar um novo produto, porque todos que bebem muito sabem da famosa barriguinha de chopp e de quanto calórico é a bebida, como também nao trocam a tradicional cerveja, a campanha trata do lado da vaidade, tratando o assunto de forma meio cômica, provavelmente tenta atingir aos jovens, mulheres e pessoas que ainda não bebem.
Além disso um novo produto não tira o prestígio de outro, a skol é uma das marcas de cerveja mais jovens do mercado, provavelmente esse produto tem o seu mercado e o seu valor. Alias bebedores de verdade não empapuçam, quem empapaçu são os bebedores novatos e é esse o publico alvo da campanha.

Roberto Moraes disse...

Olá Cristiano,

Entendo suas argumentações, mas ainda assim, vejo riscos nesta campanha, que talvez, pesquisas "Quali" (que devem ter sido feitas para diferentes públicos), podem clarear o que o blog só desconfia e com pouca bagagem para sustentar sua opinião, porque como você bem observou, pode estar influenciada pela olhar particular, de um não jovem, rs,rs...
Abs.

Anônimo disse...

Também não sou especialista, mas em mercados consumidor e publicitário saem sempre na frente aqueles que apresentam "inovação". Quando a Skol lançou o slogan "desce redondo", de alguma forma ela já se referia, de modo subjetivo, ao fato de ser diferente e melhor em relação às outras. Portanto, é fato ou idéia nova que certamente atrai a atenção e consequentemente consumo. Rolam milhões em publicidade e esta empresa não cometeria tamanho erro. Vai continuar vendendo muito!

Anônimo disse...

E me parece, como citado em comentário anterior,que tem o objetivo de conquistar novos bebedores de cerveja, um público-alvo.

xacal disse...

herrr professor, creio que os comentaristas têm razão, e encerram um ponto que gostaria de ressaltar:

quem divulga produtos como entropecentes (nesse caso LÍCITOS) não está preocupado com mensagens subliminares...o público alvo potencial da cerveja, já auscultado em inúmeras pesquisas é o jovem, homem, que consome pelo efeito, e nunca pelo gosto, ou seja: como ritual socialmente estimulado...ficar "na boa"...e "bebemorar"...ou afogar mágoas...

assim estimulam a curiosidade com conceitos que nem fazem tanta lógica, mas chamam a atenção e proporcionam a exposição necessária para o recall do produto...

ou seja: propaganda de cerveja, com todo respeito a quem a consome, não é feito para quem pensa muito...

um abraço, herrr professor...

Gustavo disse...

Tirando a Antartica Original (que pode bater de frente com qualquer gringa), todas as nossas cervejas pilsen são um lixo. Produzidas com muitos produtos quimicos, são a garantia da dor de cabeça no outro dia, com ou sem moderação. Beba uma quilmez e sinta a diferença.

E as propagadas são um lixo pior ainda..sempre associando as gostosas, aos garotões debeis mentais, ao malandro, etc...

Valério Launier disse...

Não concordo quando falam que os jovens bebem pelo efeito e não pelo gosto.

Sou jovem e bebo. O que mais me irrita na cerveja é exatamente o efeito no outro dia.
Adoro o gosto e acho que com churrasco, combinação melhor não há.

ahuihua