sexta-feira, abril 22, 2011

Associação de Moradores do Jardim Carioca recebe equipamentos do governo federal para montagem do seu Telecentro

Quem informa ao blog é o diretor da AMJAC, Áquila Dias. Parabéns aos persistentes que acreditaram na proposta e mãos à obra. O blog deseja receber constantemente informações sobre a utilização deste Telecentro e sobre seu funcionamento, sobre o acesso que se dará gratuitamente à população, sem a tutela e o controle dos governos. Veja abaixo o recado do Áquila:
"Olá meu amigo Roberto Moraes é com muita alegria que venho por meio deste comunicar aos moradores do Jardim Carioca que chegou no dia 19/04/2011 o kit de equipamentos de informática do projeto (Telecentros.BR / Amjac Digital) do Governo Federal, depois de mais de um ano enviando documentos para o Ministério das Comunicação e esperando todo processo burocrático, com apoio da UENF e Instituto Bem Estar Brasil, hoje começamos a colher nossos frutos, quero aqui também agradecer meu presidente José Cerqueira que me deu todo apoio, quando falei com ele que iria conseguir um tele centro para inclusão digital no nosso bairro. E hoje esta ai, creio que em algumas semanas estaremos funcionando só falta chegar a mobília, montagem e pronto.

O próximo projeto é conseguir uma torre para internet gratuita para todo bairro e quero adiantar que já estamos quase chegando lá.

Se você tem uma empresa no bairro ou gosta do jardim carioca e acredita nesta Diretoria e quer velo cada vez melhor entre em contato:

Facebook: http://on.fb.me/feojyz

Blog: http://bit.ly/euAbxJ

Email: amjacrj@hotmail.com ou amjacrj@gmail.com

Quero agradecer aqui também o apoio do SITE DE COMPRAS COLETIVA DE CAMPOS www.oformigueiro.net que ira nos ajudar com algumas despesas mensais do projeto pós a AMJAC não recebe nenhum tipo de verba.

Objetivo do Telecentro

Combater a exclusão digital. Trata-se de uma iniciativa fundamental para capacitar a população brasileira e inseri-la na sociedade da informação, para assegurar a preservação de nossa cultura com a construção de sites de língua portuguesa e de temáticas vinculadas ao nosso cotidiano, qualificar profissionalmente nossos trabalhadores, incentivar a criação de postos de trabalho de maior qualidade, afirmar os direitos das mulheres e crianças, para um desenvolvimento tecnológico sustentável e ambientalmente correto, aprimorar a relação entre o cidadão e o poder público, enfim, para a construção da cidadania digital e ativa.

Oferecer acesso à internet em um telecentro é possibilitar que um estudante de ensino fundamental de uma escola pública tenha acesso às pesquisas e estudos de várias universidades é disponibilizar para este mesmo estudante os acervos das principais bibliotecas e museus do mundo, é oferecer a um desempregado que tenha onde digitar seu currículo e inclusive enviá-lo sem custo algum, além de diversas outras utilidades.

O uso livre dos equipamentos é a única forma do cidadão aprender a utilizar tecnologia, suprindo suas necessidades e deve ser entendido como uso múltiplo. Os cidadãos poderão imprimir documentos, enviar mensagens eletrônicas, consultar sites governamentais e não-governamentais, fazer pesquisas escolares, acessar sites de entretenimento, entre outras possibilidades.

O kit é oferecido pelo Ministério das Comunicações e contém:

• 10 estações (computadores) configurados com sistemas operacionais e aplicativos (softwares) livres e de código aberto;5

• 21 cadeiras multiuso;

• 01 mesa do professor;

• 01 armário baixo em MDF;

• 11 mesas para computador;

• 01 roteador wireless;

• 01 impressora;

• 11 estabilizadores;

• 01 câmera de segurança;

• 01 servidor configurado com sistema operacional e aplicativos (softwares) livres e de código aberto; e

• sistemas e programas informatizados de gestão do telecentro.

Atenção!!! Após 3 anos tudo isso será patrimônio da Associação de Moradores do Jardim Carioca, para quem apanhou uma associação sem um alfinete, isso já é um sinal de compromisso com a comunidade que nos escolheu para lutar por melhorias.

Não a, política que tire isso dos moradores do Jardim Carioca, pode mudar até a Presidência da República."

2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns a associação!!!
Este é o papel de uma associação!!!
E sem verba , parabéns mesmo!!!

Anônimo disse...

Parabéns mesmo!
Fiquei impressionado e curioso para saber como a UENF os ajudaram?
Pois, sou funcionário da instituição, estamos desde 1994 com uma unidade experimental nas dependências do Colégio Agrícola (quase seu vizinho) e até hoje não temos equipamento de informática e nem internet. Telefone fixo foi conseguido há alguns anos atrás graças a iniciativa de um técnico que trabalha no setor.
Mais uma vez parabéns! Se puder me passar os caminhos da pedra, te agradeço.