quarta-feira, abril 06, 2011

Prefeita de SJB conversa com governador em exercício

O texto em release e a imagem foram enviadas pela Secom da PMSJB ao blog: "Prefeitura e estado vão estabelecer prazos para açõs no 5º Distrito"

"A prefeita de São João da Barra, Carla Machado e o governador em exercício, Luiz Fernando Pezão, vão estabelecer um cronograma de ações para colocar em prática os termos de compromisso firmados entre a Prefeitura, o Estado e o Grupo EBX. Carla e Pezão se reuniram na segunda-feira, no Rio, juntamente com o subsecretário de Estado de Urbanismo, Vicente Loureiro, os vereadores Jonas de Barcelos e Aluizio Siqueira, da bancada de apoio ao Governo, o secretário de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, José Amaro Martins, o Neco, e o vereador Alexandre Rosa (PPS)

Um dos pontos que a prefeita defendeu na reunião com Pezão foi a necessidade de resolver a questão fundiária dos proprietários do Quinto Distrito. A prefeita lembrou que a ausência de documentos por parte de muitos proprietários tem causado dificuldade no recebimento de indenizações, o que vem deixando os proprietários locais sobressaltados. Nos termos de compromisso assinados entre a Prefeitura, o Estado e os empreendedores, constam uma série de ações que favorecem os moradores do Quinto Distrito, especialmente aqueles que se encontram na área de influência do porto e do complexo industrial do Açu.

Durante a reunião a prefeita falou também sobre o programa que beneficiará 87 famílias com o reassentamento. As primeiras unidades do programa já estão sendo concluídas. Espera-se que nas próximas semanas seja possível fazer uma apresentação do projeto junto às famílias que tem conversado com a Codin – Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio. No reassentamento as famílias serão beneficiadas com uma série de projetos, como apoio à produção, cessão de máquinas e equipamentos, assistência técnica, além de infra-estrutura e toda uma rede de serviços que hoje não dispõem em suas residências.

Mais uma vez defendendo os interesses da população do Quinto Distrito, a prefeita enfatizou a importância da união de forças para que os moradores da região sejam integrados ao processo de desenvolvimento. “Nós sabemos que o porto e o distrito industrial são muito importantes para São João da Barra e para a região Norte do Estado, porque mudarão o perfil econômico da nossa região. Porém, é fundamental que a população local esteja inserida definitivamente no processo, que seja por meio da qualificação da mão-de-obra, para competir no mercado de trabalho, quer seja na melhoria das condições de produção, já que o mercado consumidor, passará a ser maior”, ressaltou a prefeita.

Líder do governo na Câmara Muncipal, o vereador Aluízio Siqueira lembrou a importância dos protocolos já assinados, especialmente no que diz respeito à capacitação profissional, o que permitirá uma abertura do mercado de trabalho para pessoas que teoricamente, teriam apenas a atividade agropecuária como possibilidade de sustento.

O ex-presidente da Câmara, Alexandre Rosa, ficou surpreso com os protocolos que já foram assinados. O vereador estava no Rio para uma reunião regional do PPS e foi convidado pela prefeita a se encontrar com o governador em exercício. Alexandre Rosa lembrou que na sessão do Legislativo sanjoanese de quinta-feira passada, advertindo que tomem cuidado “e não sejam usados politicamente”.

O vice-governador Pezão informou ainda que o Estado incluiu a conclusão da ponte que liga São João da Barra a São Francisco de Itabapoana, no pacote de obras que serão contempladas com o empréstimo de R$ 1 bilhão que será liberado para o Estado pelo BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento. Cabral conseguiu o recurso em viagem recente aos Estados Unidos. "

4 comentários:

denis disse...

Começando de baixo pra cima... Os recursos para a construção dessa ponte que liga SFI a SJB não foram liberados antes das últimas eleições, com promessa e início das obras para o ano passado, coisa que não ocorreu.
Outro ponto é em relação aos protocolos existentes, não são divulgados e enquanto isso os locais estão desprovidos do mínimo de infraestrutura, 4 anos de porto, 7 anos de governo e as localidades parecem as mesmas dos anos 2000.
Em relação a "agrovila", apenas 3 casas foram construídas, o diálogo é pouco ou inexistente com os proprietários o que agrava esses conflitos.
Enfim, a nota da prefeitura está parecendo as notas do Grupo X, mais marketing do que ações de fato, o que é lamentável, pois precisamos de ações concretas e o mais rápido possível, evitariam os problemas e as limitações hoje presentes nessas localidades. O porto está ai, é bom para o Brasil, pro Estado e pra SJB, só que pouco foi feito para integrar a população local.

Anônimo disse...

a batata da prefeita ta asando
pensei que ela mesmo havia dito que tava tudo as mil maravilhas

Edison Correa da Rocha disse...

Professor, não entendi, onde foi parar os quase 80 milhões que vieram para os cofres do governo do estado, sob emenda parlamentar assinada pelo ex-deputado Geraldo Pudim e outros da bancada fluminense?
Essa eu não entendi, me explique, pois tenho certeza, que assim como eu, muita gente esta se fazendo a mesma pergunta.

Anônimo disse...

Pela foto, já deu para ver a independência do vereador Alexandre Rosa, verdadeiro cara de pau. Só depois que os produtores se reuniram com os deputados Garotinho e Clarissa e também o Betinho Dauaire a prefeita resolveu tentar agir.
O bom seria que ela tivesse coragem de dar um pulinho lá no Quinto distrito para ver como será recebida.
Carla Machado, Neco e Alexandre Rosa vocês são os verdadeiros TRAIDORES do povo Sanjoanense.