quarta-feira, abril 06, 2011

O homem e o cachorro na direção contrária do Açu

O registro abaixo foi feito na estrada que liga Azeitona até o Canal Quitinguta, no 5º Distrito do município de São João da Barra. Um homem descalço, camisa preta e calça comprida, caminha solitário e cabisbaixo, aparentemente sem rumo, sobre a linha divisória de sinalização da rodovia acompanhado pelo seu cão também preto e protetor. O outro registro feito ainda mais próximo e com pouco foco, talvez, realce ainda mais, a enigmática cena que pode guardar alguma relação ou não com o cenário da região. O registro é do blog, mas a imaginação, as reflexões e o comentários ficam com os colaboradores do blog:

14 comentários:

Amélia disse...

Mesmo sem chão numa estrada com outro rumo, o homem caminha com alguma esperança , com inquietude e respeito por si mesmo.Sempre com o seu fiel companheiro.Muitos caminham em conjunto . Levam outros tantos consigo, de nada adiantando, uma vez que a pior solidão acontece no meio da massa. Contrário à direção do Açu onde o expoente do desenvolvimento é a ordem do dia, talvez, quem sabe, ao caminhar perceba que vale a pena retroceder. Sempre, sempre com seu cão escudeiro.Perfeita a sua postagem, Prof. Roberto Moraes.

ALEXANDRE SANTOS OLIVEIRA disse...

O mais interessante é que, para tirar uma fotografia dessa, tem que ter senso apurado, crítico e reflexivo. Digno de parabéns!
A propósito, vendo a foto, quero deixar uma reflexão: Por que o cão é o melhor amigo do homem?
Resp:Por que não conhece o dinheiro.

Vera Marques disse...

Na contramão do que lhe será imposto.
Vera Marques

Anônimo disse...

Isso é a realidade, a falta de solidariedade.
Falamos em investimentos de Milhõe$ de Dólare$ e não investimos no ser humano!!!

Anônimo disse...

A DESVALORIZAÇÃO DO HOMEM IMPLICA NA DEPRESSÃO NO DESCRÉDITO QUE O HOMEM PASSA A TER DE SI PRÓPRIO, ENTÃO UM RECADO PARA OS POLITICOS FAZEM MAIS E PENSEM MENOS EM VOCÊS.

denis disse...

É caro professor, é apenas um retrato bucólico do que se espera da localidade que da nome ao porto do Açu, estamos caminhando para 4 anos de obras e a localidade encontra-se da mesma forma que antes, sem investimento público e privado estamos perdendo muitas oportunidades. Várias empresas poderiam abrigar aqui seus empregados, uma vez que é o local mais próximo ao empreendimento, mas por falta de tato das autoridades a localidade só perde em um momento que poderia esta colhendo bons frutos. Abçs.

Anônimo disse...

A petrobras pode investir, o Eike Batista nao. Nao pode nem ver um mendigo andando na asfalto, como sempre existiu, que também tenta associar negativamente com o empreendimento. Essa nossa regiao desgracada tem muito o que ganhar com o empreendimento.

Roberto Moraes, voce é um socialista mesmo...

Anônimo disse...

Bom...
aí vou eu:

Sem o romantismo esquerdista eternamente utópico vou dar meus pitacos.
Trata-se de um indivíduo ignorante e suicida, isso com toda certeza pois andar no meio da pista na contra mão é sinônimo de ignorância, deconhecimento daquilo que é certo e daquilo que é errado. Discordo da Amélia quando cita: "Mesmo sem chão numa estrada com outro rumo, o homem caminha com alguma esperança, com inquietude e respeito por si mesmo". Se tem uma coisa que esse indivíduo não possui é respeito a si mesmo e respeito ao próximo, por estar no meio da pista na contra máo. Repito: um ignorante suicida.

Talvez seja um alcoólatra, pois andar no meio da pista na contra mão de cara limpa... sei lá; talvez seja um vagabundo, pois quem estaria andando sem rumo naquela hora do dia sem ter o que fazer... sei lá.

Discordo do anônimo das 13:35 quando cita: "Isso é a realidade, a falta de solidariedade.
Falamos em investimentos de Milhõe$ de Dólare$ e não investimos no ser humano!!!"

Ora, nobre colega, não espere que aconteça um milagre com determinadas pessoas. Cada um tem aquilo que busca pra si.

Bem-vindo Porto do Açú !
Somos otimistas e, sem medo de errar, desenvolvimentistas.
Emprego, trabalho, renda, dignidade, qualificação, estabilidade financeira, oportunidade para a juventude, etc.

Quanto ao cão, fiel companheiro, pode padecer a qualquer momento, vítima da ignorância e falta de bom senso do dono.

Amélia disse...

Anônimo das 3:35, gostei da sua análise, afinal sei respeitar a opinião do outro que, com certeza, tem muito de experiência, vivência e, rigorosa análise.Creia, aquele homem se respeita sim e, respeita o outro. A única coisa que pode ter acontecido é ele ter tido uma "história" contrária a que desejava ter e aí..., resolveu andar um pouco na contramão. Ou, simplesmente, empreendeu um passeio sem maiores consequências.

Roberto Moraes disse...

Desculpem alguns (algumas)comentaristas, mas aí, nesta via, não há mão única. Ela é como a vida de duplo sentido. Carros, bicicletas, caminhões vão e voltam nos dois sentidos.

Na verdade o homem caminha entre as duas pistas na linha divisória, do que também pode ser a regulação de um desenvolvimento com alguma sustentabilidade.

O homem caminha sobre esta linha divisória seguida pelo seu cachorro. Quando o carro em que estávamos o ultrapassou o cachorro, num ato de protegê-lo também o fez ficando momentaneamente à sua frente.

Desta forma, o sentido falado, do litoral para interior, só por um ato falho, pode ser considerada como único conforme alguns comentários.
Sds.

Manoel Ribeiro disse...

Quando criança passei todas as férias na casa do meu avô na Av principal de San Juan... lembro uma vez que a polícia teve que proteger o ladrão do único assalto que lembro ter ouvido falar, porque a população ia surrar o cara... lembro que tinha um casarão velho e mal assombrado do lado da capitania dos portos... enfim, muitas lembranças de uma cidade em que o carnaval era permitido para todos...

Mas agora veremos o preço do progresso. Aliás, já estamos vendo. Ou alguém aí acredita que a maioria das vagas das indútrias do Açu serão para nós??? nem terra os nativos terão mais. todos os dias vemos famílias sendo expulsas das terras de seus antepassados (dizem que é desapropriação, mas como pode ser se será para uso particular? desapropriação, ao meu ver, é para interesse público e não de um grupo de empresários).

Antes que me chamem de socialista, dêem uma analisada em Jaboatão dos Guararapes, onde muitas indústrias se instalaram com incentivos, e verão qual será o futuro de nossa região.
Ainda somada a política de seguranca do Cabral, que não prende os criminosos mas deixa-os fugir para o interior... só Deus...

Anônimo disse...

Eu diria que é o homem se equilibrando entre a vida e a morte do Açu. Ou quem sabe um homem fugindo do que o espera.

Marcos Valério Cabeludo disse...

Premissas ótimas para o evento gerado pela imagem, estava logo atrás de você Roberto, o moço da questão conhece dinheiro sim, aliás a demência é clara a olho nú. Mas a postagem é ótima, como sempre, e traz a tona um problema social atualissimo (vejamos o caso Realemgo), pessoas se perdem na vida, conheço alguns velhos colegas que vagueiam pelas vias.
Abçs!

Roberto Moraes disse...

Boas observações Marco.

Abs.