sexta-feira, abril 29, 2011

Mais água potável para SFI

A PMSFI e a Cedae assinaram no ano passado um convênio para a realização de uma obra orçada em R$ 2,5 milhões que prevê a perfuração de mais dois poços em Gargaú além de um 18 quilômetros da rede que deve beneficiar cerca de 15 mil habitantes.

Atualmente, São Francisco é abastecida por 4 poços que estão instalados em Gargaú. A distribuição alcança um raio de aproximadamente 80 mil metros, passando por Gargaú, Santa Clara, Guaxindiba e o centro de São Francisco.

As obras prevêem a perfuração em rocha de dois poços, com profundidade aproximada de 170 metros e a instalação do conjunto motor-bomba e painel de comando.

Para interligar os dois novos poços ao reservatório, em Gargaú, serão assentadas duas adutoras de água bruta de 150 milímetros de diâmetro, com 1.500 metros de extensão cada uma.

Estão previstas também a recuperação dos equipamentos eletromecânicos das duas elevatórias de água tratada com a substituição de peças compatíveis com a nova vazão. As obras estão previstas para começar na próxima semana.

O município de São Francisco do Itabapoana precisa de uma atenção maior dos governos estadual e federal. É um dos municípios com os mais baixos indicadores de saúde, educação e condições sociais. Em nosso estado, que nos resultados do IBGE divulgados hoje, apresentou o maior índice de urbanização entre todos da federação, com 96,7% da população morando nas cidades, SFI tem ainda, cerca de 50% de sua população morando nas áreas rurais e sendo um dos grandes produtores de alimentos para a população de nosso estado e do vizinho Espírito Santo.

Oportuno ainda não esquecer, que o município de São Francisco do Itabapoana, com 1.111 Km² é o segundo maior em extensão territorial do estado, só ficando atrás de Campos, o que torna os problemas e suas soluções mais complexas e caras, sendo que possui um orçamento muito inferior, quando comparado, aos dos municípios vizinhos, ao norte e ao sul, que recebem royalties como produtores de petróleo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Enquanto isso, em Campos, pagamos água como se fosse ouro.

Anônimo disse...

Caro Roberto,

Após ler uma postagem como esta, me pergunto porque a população de Campos não exige de seus representantes um debate sério sobre a prestação dos serviços da empresa Águas do Paraíba em nossa cidade.

Valeu!

Fernando Magalhães

Renato AlvesTeixeira disse...

Caro Engenheiro e Professor Roberto Moraes,
Realmente essa obra representa uma nova etapa para esse município cuja emancipação a 17 anos se deu em virtude do abandono a mais de 30 anos da Ponte João Figueiredo que uniria os distritos do território sanjoanense da época.
Pois bem.O atual Governador já anunciou a retomada da construção da ponte com recursos já assegurados de 100 milhóes de reais obtido em recente viagem a Washington quando assinou empréstimo de 1 bilhão de reais junto ao BID.
Já a vizinha Conceição de Macabú iniciou em Abril após a Licença Prévia de Instalação(L.I.) da Construção da adutora de 15 km com captação junto a Cachoeira Amorosa e da Construção da ETE de Piteiras e reforma da ETA, obra orçada em 4,5 milhões de reais .
O município de Conceição de Macabú recebe por mês 450 mil reais de royalties.
Pode ficar tranquilo.
Estarei atento a essas duas obras pois faço parte das Comissões de Fiscalização pela SEOBRAS.
Saudaçóes "campogoitaquenses"
Renato Teixeira

Vanessa disse...

Só espero que isso seja verdade,que saia do papel e que essa obra seja realmente concretizada...Pois nós moradores de Santa Clara,sofremos muito com a falta de água no verão.Dentre outros problemas...

Roberto Moraes disse...

OK Renato. Acompanhemos.

Anônimo disse...

Tomara que essa ponte entre SFI e SJB saia logo... vai ajudar bastante o turismo da região!!