segunda-feira, abril 04, 2011

O local do 1º curral - um dos pontos que marcam o povoamento da nossa Campos!

Dizem nossos historiadores que em Campo Limpo surgiu o povoamento da nossa Campos dos Goytacazes. A chegada dos Sete Capitães aconteceu em 1627, mas foi nesta localidade da nossa Baixada Campista, que no dia 8 de dezembro de 1633, foi construído o primeiro curral para a criação de gado da região. Diz ainda a história de Campos que em torno deste curral se iniciou o povoamento da nossa planície goitacá.
Pois bem, é exatamente neste local que está jogado, na praça, um marco que seria desta época. Veja como se encontra a praça da localidade onde há ainda a Capela da Nossa Senhora do Rosário que foi construída em Campo Limpo no século XVIII.
Por lá a Prefeitura de Campos está reformando a praça. A obra está paralisada como diversas outras de praças na área urbana e em localidades do interior. Um único funcionário, morador da localidade, Sr. Ivan Barbosa guarda a área sem ter o que fazer. Os tapumes estão por lá há 8 meses.
Para um local tal especial em nossa história, inclusive com um marco (veja nas fotos abaixo), a reforma da praça implanta uma cobertura feia e pouco eficiente, tanto para evitar o sol, quanto as chuvas. Um castelo d´água e um banheiro embora limpo, mas pessimamente mal localizado, não ajudam a dar a importância que esta praça mereceria. A Capela de Na. Sa. do Rosário, o cemitério e duas belas e antigas casas estão literalmente largadas (vejam estes detalhes nas fotos abaixo). Triste cidade que não preserva sua memória e trata com tão pouco caso, um marco que em outros lugares, teria serventia histórica e turística.
PS.: Clique sobre as imagens para vê-las em tamanho maior.

6 comentários:

Anônimo disse...

Embora seja uma parte triste da história das crianças da região a Roda dos expostos e todo seu prédio foi colocado a baixo. São tantas as histórias perdidas e tantas as estórias contadas...Êta lugar cheio de pó das sandálias dos Jesuítas...

OTÁVIO JARDIM ÂNGELO disse...

A minha mãe é historiadora, fez sua tese final sobre a história de Campos (mais precisamente sobre a historia do nosso distrito, Santa Maria).
E ela sempre fala sobre Campo Limpo, como la poderia se transformar num museu ou um ponto turistico. Alias ele sempre fala como Campos não da valor a uma historia tão rica e que geraria tantos recursos. A prova disso é que quase nenhum campista conhece a sala foliada a ouro da Vila Maria, so fosse em outra cidade...

Marcos Valério Cabeludo disse...

Esta pedra é um marco demarcatório dos Jesuítas, já vi outros dois como este, um fiicava próximo à ponte da Maria da Rosa entre Farol e Açú e a outra ficava próximo a Ponte do Retiro no Canal das Flexas. São marcos históricos.

Anônimo disse...

E olha que o sonho desses políticos é manter curral...

Anônimo disse...

O verdadeiro CURRAL localiza-se no bairro Jóquei, onde cada um faz o que bem entende. Oficinas mecânicas, serralherias, lojinhas, mercadinhos, lojas de materiais de construção, ferros-velhos, enfim, todo mundo sem alvará de funcionamento e desrespeitando as regras básicas de convívio com a vizinhança. Liguei para a Secretaria de Finanças da Prefeitura. Resumo: ninguém fiscaliza absolutamente nada. O que me aconselharam ? Entrar com denúncia no Ministério Público.
Resumo da Ópera: o cidadão comum, além de pagar centenas de impostos e taxas, tem agora uma nova função: fiscalizar essa porcaria de município. Era só o que faltava !

Família Siqueira de Campos disse...

Excelente reportagem. O sonho de vários campístas é de um dia vermos a nossa história ser valorizada e preservada. É uma vergonha vermos a estação de trem de Santo Amaro, tantas casas que são patrimônio abandonadas, fora essa igreja em Campo Limpo e também a de Donana, alí próximo, que não se sabe qual é a mais antiga. Pena que o que dá votos são os shows e a obras eleitoreiras. Pena mesmo!!!