sexta-feira, abril 08, 2011

Universitário volta a questionar critérios da concessão de bolsas e diz que PMCG pediu para não divulgar nos blogs

Por e-mail, o blog mais uma vez abre espaço para o debate da concessão de bolsas de estudo para os universitários em Campos, postando as informações abaixo, cujo(a) autor(a), por questão compreensível, pede para não ser identificado(a):
"Bom dia professor! Já relatei aqui minha indignação e também a chamada para a manifestação da não inclusão do Isecensa no pacote das novas bolsas. Agora vou relatar o que aconteceu desde a terça passada (05/04), até a presente data: na terça quando a prefeitura soube que estava começando a ter a manifestação, chamou a liderança do grupo para uma reunião afim de esclarecer alguns tópicos, pedindo que não houvesse a manifestação (má publicidade para o governo). Na reunião ficou esclarecido que a faculdade não tinha nada de errado, como alegavam de início para conceder as novas bolsas. Mas eles não possuiam a quantidade de inscritos pela faculdade e nem ao menos os detalhes de quantos estavam dentro do perfil socio-econômico. Pedindo assim que acontecesse uma nova reunião na quinta (07/04), para definir como a prefeitura se posicionaria. Nesta reunião eles vieram com todos os detalhes dos inscritos no processo, alegaram que dos + ou - 600 inscritos no site da prefeitura somente + ou - uns 200 entregaram a papelada completa sem faltar nada, e que dentre esse total somente uns 30 se encaixavam no perfil. Mas que a prefeitura somente daria 5, isso mesmo 5 novas bolsas para o Isecensa. Ficaram estarrecidos? Não acreditei no quando ouvi isso, tiveram faculdades contempladas com mais de 80 novas bolsas e outras com mais de 70 e o Isecensa só teria míseras 5 novas bolsas? Mas não acaba por aí! Vamos a luta pelos nossos direitos, estamos nos organizando e sendo bem orientados como proceder para lutarmos por essa INJUSTIÇA não só social como de nossos direitos bem clareados por nossa constituição. Obrigado professor por esse espaço! Ps: Foi pedido pela prefeitura que não colocássemos as reclamações em blogs e na mídia em geral. Por que será? Gastam milhões com propaganda para mostrar o belíssimo governo, iludindo o povo com ações populistas e cerceando com atos discriminatórios quem almeja uma formação acadêmica.
Juntos podemos, separados seremos pisados..."

29 comentários:

O olho que tudo vê disse...

Amigo Universitário "Anônimo" das 16:02:

Creio que o problema seja mais político, pois é notória a relação de desafeto entre a administração municipal local e a instituição de ensino referida.

Acho que cabe ao Ministério Público, acima de tudo, fiscalizar a aplicação das Leis educacionais, no caso citado, garantindo que as mesmas sejam isentas de tendencialismos e "coronelismos" tão históricos em nossa região e que passam de forma desapercebida, talvez, pela própria falta de crédito perante a Justiça, daqueles que estão lesados.

Tenho dito!

Anônimo disse...

Faço minhas as palavras do amigo universitário. Estou indignada!!!
Perdi dias de trabalho para juntar documentação solicitada e para enfrentar fila para apresentar a mesma. Agora por caprichos alheios não tenho DIREITO nem de ser avaliada se estou no critério ou fora dele. Com ironia me respondem que não terei a bolsa tão desejada e necessitada. Agora resta prorrogar meus sonhos discriminação com a Instituição, de qualidade, que EU escolhi para me graduar.
Fica aqui postada a minha revolta.

João Paulo disse...

Professor,
Fico triste em ler estes relatos dessas pessoas nos tempos de hoje.
As oportunidades estão pipocando em nossa região enquanto isso nossos jovens ficam a mercê dessa política de coronéis.
Eu tive a sorte que em meu tempo as bolsas não eram escolhidas por universidades e sim por carência do aluno.
Que a justiça seja feita e estou certo que o Ministério Público se pronunciará sobre este assunto e não deixará que nossos jovens sejam forçados a ir para onde eles não querem. Direito de liberdade!

João Paulo / Engenheiro de Produção

Michele disse...

Amigos,
os governantes precisam entender que o dinheiro que eles administram é do povo, e este deve ser aplicado no povo. Desta forma, dou força para vocês irem a luta, procurar seus direitos no MP e não desitir. Acho que devem se respaldar num advogado e colocar a boca no trombone.
Michele

Anônimo disse...

Jovens tá hora da virada! Caras pintadas em Campos! Mudança já!
Chega, todos devem lutar pelos seus direitos adquiridos!
Todos devem ajudar nesta luta, pois o direito adquirido hoje será benefício para outro amanhã.

Revoltado disse...

Será que a Prefeita esqueceu das promessas de campanha que ela falou que iria aumentar as bolsas universitárias. PROMESSA para quem tem palavra é dívida, para quem não tem é demagogia.
Revoltado

Anônimo disse...

Queria saber da ética profissional das assistentes sociais que avaliaram os processos e indeferiram todos. Cadê o Conselho das Assistentes Sociais para pedir uma auditoria para analisar a conduta profissional.
Minha mãe tem doença crônica, não recebi nenhuma visita em minha casa, estou alijada do processo. Por discriminação com a minha Instituição.

Anônimo disse...

Revoltado,
Será que ninguém tem nada para provar as promessas feitas no período de campanha? Vamos procurar livrinhos distribuídos, reportagens, vídeos no youtube da campanha.
Deve haver alguma coisa que a comprometa.

Anônimo disse...

É isso mesmo, pelos comentários, pela repercussão aqui no blog, estou sentindo que ninguém vai nos calar.
Força universitários! Vamos nos unir, vamos encorajar os demais! Não desacreditem jamais!
O nosso direito de escolha TEM QUE prevalecer.
Parabéns e Obrigado Prof. Roberto por abrir este espaço para nossa luta.

Revoltado disse...

Pessoal,
Acabei de encontrar aqui mesmo no Blog do Professor, as promessas de campanha da Prefeita.

Educação e Formação Profissional
"Estabelecer critérios justos para a concessão de bolsas de estudo, com contrapartida social na prestação de serviços para a coletividade que condizem com a área de atuação do bolsista."

Destaco o trecho: "CRITÉRIOS JUSTOS..." Onde se vê justiça na atitude que ora está sendo tomada pela Prefeitura (Secretaria de Educação, Serviço Social, Prefeita, Vice-prefeito, Secretário de Governo).

Tentaram nos calar com 5 bolsas. Não estamos mendingando nada, estamos revindicando pelos nossos direitos. Pelos "critérios justos" prometidos pela Prefeita.

Revoltado

Anônimo disse...

É inacreditável, injustificável, inaceitável. Como entender que de quase 600 processos de munícipes, apenas 30 se encaixavam no perfil sócio-econômico exigido e, como se não bastasse, desses 30 somente 5 recebeu a bolsa.
É Prefeita, lamento ter votado em você e hoje ser tão prejudicado desta forma. Lamento ter acreditado nas suas promessas de critérios justos. Lamento ouvir que a Instituição que eu escolhi por ser a melhor não será beneficiada sem nenhum motivo. Sim porque nada justifica. Todas as Instituições da cidade desde que apresentem a documentação correta devem ter o processo de seus alunos avaliados com coerência e profissionalismo pelas assistentes sociais.
Isso mais parece um boicote!

Anônimo disse...

O que é engraçado de tudo isso e que ninguem falou em investimento em ensino público, e sim em aumentar o lucro de empresa privada com dinheiro público, hoje se fala em investir em ensino público, como Macaé com a cidade universitária com uma das facudades sendo municipal e Niterói com a construção de 15 prédios pela UFF e sua expanção aqui em Campos, e o governo municipal não investe nada no ensino médio e superior público, com isso o campista vai sempre ficar com as sobras de vagas pois os mais bem preparados sempre fica com as primeiras vagas; e uma coisa é certa o ensino superior público sempre prepara melhor...

Anônimo disse...

Todos tão revoltados, mas a verdade é que estão atraz da tão famosa boquinha. Queria ver esse povo todo brigando por uma universidade do municipio. Sou contra dar dinheiro público para faculdades mercenárias e não investir em escolas públicas.

Anônimo disse...

Ninguém aí faz PROUNI, não? Todo mundo dependente apenas da bolsa da prefeitura?

Anônimo disse...

Florzinha, e suas obras intermináveis na cidade de Campos.

Sergio disse...

A prefeita Garotinho, está gastando 69 milhões para construir o sambódromo, mais 21 milhões para a urbanização daquele trechinho da beira valão, 13 milhões para o aluguel de um software na Secretaria de Saúde, mais de 10 milhões com aluguel de ambulâncias, enfim, mas a educação, segundo comportamento do governo, não é prioridade.

Prof. Ahmed Gibril disse...

Roberto Moraes,

Sem sombras de dúvida, as exigências e questionamentos apresentados pelos alunos com referência ao tema discutivo são totalmente descabidas, visto que legalmente, não compete aos municípios o investimento e responsabilidade relativos ao ensino superior, conforme versa a LDB.

Assim sendo, O MPF deveria intervir, uma vez que a PMCG está agindo de forma contrária à Lei.

Capacitem-se melhor e tentem universidades públicas, pois aqui em nossa cidade, temos várias opções e ingressar nas mesmas, é algo permitido somente aos competentes.

Anônimo disse...

Lógico que a prefeita jamais destinaria recursos para a universidade pública.Se a secretaria municipal fecha escolas de ensino fundamental no interior, porque pensaria num projeto maior????
Será que ela estudou na escola pública e sofreu algum trauma???
Seus filhos fizeram(?) faculdade em alguma instituiçao pública?
Perguntas que não calam.....

Anônimo disse...

Professoe de 1.42 que discurso shiita, capacitem-se melhor pois temos univessidades publicas que são as melhores. É verdade sim, concordo contigo, so que esqueces que os cursos que as universidades publicas oferecem em Campos pode não ser a escolha dos universitarios, ja pensastes nisso professor? se não vejamos se o cara quer fazer medicina,fisioterapia, odontologia,letras,direito, economia e tantos outros cursos que ainda não temos em nossas universsidades publicas local, ele tem que abdicar de seus sonhos?Por favor professor não tumultue o debate que ate aqui e coerente e de alto nivel.

Roberto Moraes disse...

Há um comentarista que eu não deixei mais uma vez ir para o ar, que pensa que amedronta o blog.

Já está identificado. Suas ameaças sempre aparecem quando há questionamentos de leitores ou do próprio blog sob a gestão municipal.

Faz insinuações, xingamentos, calúnias e ameaças.

O blog segue sua trajetória tal como a caravana.

Sds.

Prof. Ahmed Gibril disse...

Amigo aluno das 10:46 PM:

Por favor, entenda que estereotipar alguém devido a seu nome é algo lastimável e inconcebível nos dias de hoje.

O uso da expressão "discurso xiita" é algo lamentável para um universitário e demonstra mais uma vez que a qualificação educacional é algo que deve ultrapassar as barreiras do ideologismo, garantindo o uso de expressões que não sejam discriminatórias e inconcebidas na discussão da postagem.

Não questiono a qualificação profissional daqueles que pleitam um lugar em universidades privadas, muito menos, a escolha profissional de cada um, mas verdadeiramente, questiono e ratifico a não obrigação legal por parte da PMCG em custear o ensino superior que está, Legalmente em desacordo com o que versa a LDB e que necessita de atenção especial do MPF com relação ao fato relatado e notório.

Abraços e cresça... cresça.

Anônimo disse...

Me desculpe, Professor das 10:42 PM, mas não consegui resistir e tenho que entrar nesta discussão.
Na primeira fala afirma que: "pois aqui em nossa cidade, temos várias opções e ingressar nas mesmas, é algo permitido somente aos competentes."
De modo que, quero provar que somos competentes. Procure ver a quantidade de amigos que temos no mercado de trabalho e muito bem conceituados. Somos competentes, porque conseguimos trabalhar e estudar ao mesmo tempo, coisa que filhinhos de papai (não tirando o mérito de estudo deles) não sabem o que é.
Saiba Prof. que nada, absolutamente nada, vai tirar ou minimizar nossa competência. Somos batalhadores.
Desta forma, ainda que seja infundada a concessão de bolsas universitárias, destaca-se que elas estão sendo oferecidas e em grande escala. Devemos lutar para permanecer na Instituição que consideramos ser a melhor, aquela que nos levará a competência tão desejada que segundo o Sr. só terá aqueles das universidades públicas.

Anônimo disse...

Caro Ahmed, a LDB é uma lei de diretrizes, isto é, são sugesões, parâmetros, no caso não proibe a municipalidade de investir em educação superior, só não a obriga...e no caso ela tem muitos pontos que tem que ser melhorado, ser mais democrática.

Joana disse...

Acho que o foco dos comentários mudou um pouco. Gostaria de acrescentar meu depoimento.
Estudei em escola particular até terminar o fundamental e sempre fui uma aluna aplicada com boas notas. Ingressei no Ensino Médio numa escola pública, na época, Escola Técnica Federal de Campos, e lá também sempre fui uma aluna aplicada com boas notas. Como meu curso escolhido não tinha nas públicas da cidade, na ocasião prestei vestibular para uma particular, onde mais uma vez fui uma aluna aplicada com boas notas.
Não entendo o porque deste preconceito com as Instituições Particulares, a FMC tem um vestibular super concorrido e já formou inúmeros médicos para todo o Brasil, a FDC, hoje não tão bem conceituada, também já formou excelentes advogados que logo passaram preparados por concursos públicos.
Enfim, não importa se estuda na pública ou na privada, o que verdadeiramente importa é sua determinação para o seu futuro, para o que deseja. Quer ser um profissional de ponta na profissão escolhida ou quer apenas adquirir um diploma???? Independente da opção escolhida, ser competente só depende do aluno com ajuda de qualquer que seja os professores, de mais ninguém.
Saudações a todos e acredito que os alunos vão conseguir mais bolsas deferidas. Ainda consigo acreditar na justiça.

Prof. Ahmed Gibril disse...

Amigo anônimo das 11:05:

"Devemos lutar para permanecer na Instituição que consideramos ser a melhor, aquela que nos levará a competência tão desejada que segundo o Sr. só terá aqueles das universidades públicas."

Sua palavras colocam dizeres em minha boca, afirmando que eu havia dito que "só terão competência aqueles que venham a cursar em universidades públicas". - Pelo que me recordo e que pode ser visto nos comentários anteriores, jamais falei isso.

Anônimo deas 11:25 PM:

Concordo em tese contigo, mas discordo quando afirma que a LDB seja "é uma lei de diretrizes, isto é, são sugesões, parâmetros".

Pelo que sei, a LDB é algo amplo e a mesma define e regulariza o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição.

Quanto a LDB "ser mais democrática", digo que se o caráter democrático da mesma é basear-se no custeio da educação superior àqueles que querem acima de todas as possibilidades, ingressar em universidades privadas, onerando os cofres públicos municipais devido ao desvio de sua função equalizadora conforme o (art. 77), então parece-me que é necessário estudo de sua parte com relação aos preceitos da LDB.

Anônimo disse...

Tenho um sobrinho matriculado no isecensa que esta aguardando e com esperança de conseguir a bolsa, até pq ele entregou todas as documentações e esta dentro do perfil sócio economico, se ele não conseguir iremos entrar na justiça para reaver todos os critérios usados para os outros bolsistas, que foram indicados por vereadores e outros politicos e nesse caso não foi avaliado nenhum perfil e sim quem indicou. Que saudade de Arnaldo, esse sim deu muitas oportunidades as pessoas carentes para fazer uma faculdade, muitos profissionais hj formados tem q agradecer muito a Arnaldo.

Anônimo disse...

Gente, observem as praças que estão sendo tirados os tapumes! só exite canteiros cheios de capim, e a beira valão, atém agora não entendi oque foi feito. Que absurdo!

Anônimo disse...

Dinheiro público não deveria ser utilizado para Bolsas de estudo. deveria ser investido na qualidade do ensino público. Nas escolas e creches faltam tudo! Existe uma demanda em guarus e centro da cidade trs vezes mais do que a capacidade de matrícula. Onde está o MP?

Professor Ênio disse...

Comentarista das 11:25 PM:


Antes de falar erradamente sobre a LDB, tente entendê-la, pois creio que sua colocação sobre a mesma esteja em desacordo com a real função a qual a Lei ocupa no cenário educacional de nosso País.