segunda-feira, abril 11, 2011

Por que a China precisa de tanto minério e/ou aço?

Aproveitando a visita da nossa presidenta à China que vai acontecer esta semana, você pode identificar por que da China precisar de tanto minério de ferro e/ou aço. Nos próximos 20 anos, 800 milhões de chineses devem migrar do campo para as cidades. O país asiático deve ter 25 cidades com mais de 20 milhões de habitantes. Só neste ano, a China deverá investir na construção de 10 milhões de apartamentos e na instalação de 5 mil quilômetros de trilhos para as ferrovias de alta velocidade. A China que tem 1,6 bilhão de habitantes tem hoje 34 carros por mil habitantes, a previsão e de que em 2020, a relação seja três vezes maior de 100 carros por mil habitantes.

Por tudo isto, é que a cotação do minério de ferro hoje, no mundo, oscila entre US$ 170 e US$ 190 a tonelada. Haja minas, minerodutos, navios e siderúrgicas e... ambiente... para dar conta de tal demanda.

2 comentários:

Anônimo disse...

Com isso o Brasil vende o minério que temos, dai compramos bens com valor agregado e o Brasil ganha muito... Por enquanto a balança comercial é favorável para o Brasil, mas por enquanto.

Poderíamos estar vendendo o minério com valor agregado e não como vendemos hoje, se eles precisam, nós ganharíamos ainda mais.

Outro problema é que essa migração causa um desconforto mundial em relação a questão dos alimentos, o campo é o grande celeiro do mundo, isso vai gerar um problema sem precedentes no futuro próximo. As guerras serão por comida?! Sem querer ser catastrófico e apocalíptico, o futuro está se desenhando muito incerto.

denis disse...

Não é atoa que o Eick esta fazendo esse porto ai, é um negócio da China para a China.
Enquanto os EUA guardam suas reservas para serem exploradas no futuro, os países em desenvolvimento exploram o máximo possível as suas, só existem ricos porque os pobres existem, é um ciclo, muitos com pouco e poucos com muito. A China precisa mais do Brasil do que o contrário, mas concordo com o comentário acima, poderíamos ganhar bem mais agregando valores as nossas matérias primas.