quarta-feira, abril 06, 2011

Inea atende moradores e fará nova consulta para criação do Parque do Açu

No último dia 23 de março, o Inea (Instituto Estadual do Ambiente (Inea)) realizou no auditório do IFF em Campos, uma consulta pública sobre a criação do Parque Estadual da Lagoa do Açu.

Na oportunidade um grupo de moradores presentes se manifestou sobre a necessidade de ser realizada uma nova Consulta Pública na própria comunidade, por entender, que aqueles assunto seriam importantes de serem conhecidos e debatidos diretamente pela comunidade no próprio local.

O Inea compreendeu a reivindicação e assumiu o compromisso com a realização de uma segunda Consulta Pública. Ela, então ficou marcada para o próximo dia 14 (quinta-feira), às 17h, na sede da Associação de Moradores da Praia do Açu, no 5º Distrito de São João da Barra.

A consulta pública e organizada e promovida pela Diretoria de Biodiversidade do Inea, será realizada. Os interessados podem maiores informações com a Gerência de Unidades de Conservação de Proteção Integral da Diretoria de Biodiversidade, pelos telefones (21) 2332-5515/ 2334-6207, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.

A criação do Parque, para o qual há sugestão que o nome seja resumido para apenas Parque do Açu e não Parque da Lagoa do Açu é uma medida importante por conta de tudo o que está projetado para aquela região.

A criação do parque também vai proporcionar oportunidades para o desenvolvimento do ecoturismo na região, protegendo áreas que podem ser utilizadas para a prática de esportes como canoagem e windsurf entre outros, depois de avaliados cada um destes impactos. O Parque de 7.990 hecatares se somará à reserva Natural que o grupo EBX criará após acordo com o Inea, na área da Fazenda Caruara, próximo à lagoa de Iquiprai, em área de aproximadamente 5.000 hecatares.

O blog compreende que a comunidade só tem a ganhar com esta criação, inclusive com a valorização do que ficará ao redor do Parque. De qualquer forma, é interessante que os próprios moradores entendam, tirem suas dúvidas, avaliem a criação e se posicionem. A luta da comunidade pelo direito de participar de todas as etapas é interessante de vê ser realçada.

2 comentários:

denis disse...

Sabias palavras professor, sem sombra de dúvidas a criação desse é de suma importância, principalmente agora, com o porto do Açu e suas inevitáveis consequencias, positivas e sobretudo, negativas.
Sendo assim, a população local tem por direito estar ciente do que esta por vim, evitando assim futuros conflitos. Acredito que o diálogo e o respeito com essas localidades sejam fundamentais para que tudo der certo.
Precisamos também estarmos sendo informados em relação às áreas que devem ser desapropriadas para a criação desse parque, uma vez que há proximidade de várias residências nas margens desses locais com agricultores e pescadores... Enfim dúvidas existem e precisam ser sanadas.

Cristiano disse...

O açu propriamente dito vem sofrendo muito com a chegada do Porto, não há melhoras em nada na Praia do Açu, principalmente em se falando de estradas, aquilo esta uma vergonha.

Se falando em Area de Proteção Ambiental, e no distrito que esta jogado as moscas, vejo isso com uma certa dúvida.

Recentemente lí uma matéria sobre alguns problemas na elaboração de uma APA no próprio estado do RJ (acredito que próximo a macaé). Nesse artigo se indagava vários erros na elaboração desse planajamento, como:

As pessoas que moravam dentro do que viria a ser APA não foram retirados das suas terras, ou seja, não foram desapropriados. Ou seja as pessoas passaram a não poder cultivar nada, nem criar boi porque a bosta do boi contamina o solo, também não puderam crescer suas casas, nem se quer pintar as paredes porque a tinta é tóxica. E mais elas não tinham praonde ir porque não foram desapropriadas e indenizadas.

Sem falar que essa APA pode vir a crescer, ou seja após implantada pode ser que alguem queira aumentar a área "protegida", engloband outras terras.

Voltando a história, parece que essa prefeitura da cidade dessa APA que estou citando, queria contruir um condomínio verde no meio da APA, e só não conseguiu porque houve uma grande ação do povo para que isso não acontecesse.

Questinamento interessantes a serem feitos é, como ess APA do Açu será bom pro seu povo, vamos pode continuar tomando banho de lagoa, ou vão cercar e ninguem entra mais, parece que a sede será em outro local não o Açu, existe um projeto de implantação de um museu, ou algum atrativo que possa gerar renda dentro do açu já que a APA é de categoria 2.

Esses são alguns questinamentos, embora eu não esteje por dentro da APA do Açu.