terça-feira, outubro 18, 2011

Das duas termelétricas previstas para o Açu, só uma deverá ser implantada!

Muitos técnicos do grupo EBX não acreditam mais que o governo federal irá permitir a participação de termelétricas a carvão, nos próximos leilões para fornecimento de energia elétrica ao sistema nacional inteligado de eletricidade.

Por conta disso, a MPX, hoje, trabalha apenas com a possibilidade da construção da UTE a gás que tem a previsão de geração de 3.300 MW, o que é ainda muito grande, e tem levado o grupo EBX a afirmar que as empresas que se instalarem no Complexo do Açu terão energia elétrica a um custo 30% inferior.

A unidade a carvão tinha uma previsão de geração de 2.100 MW. Além disso, há projeto para geração elétrica por eólica (Ventos do Açu), num projeto já licenciado com capacidade de gerar 127 MW.

Menos mal para a região, já que, mesmo com a chamada Tecnologia de Queima Limpa (Clean Coal Technology), que segundo os empreendedores retiraria quase a maioria das cinzas e eliminaria também o enxofre presentes na queima do carvão, usado para a geração de eletricidade seria ruim para a região e mesmo para o país, tanto pela dispersão do mesmo pelo ar, quanto pela contribuição ao aquecimento global. A conferir!

5 comentários:

Anônimo disse...

Professor realmente seu Blog tem uma grande força na região. Na sexta pedimos que o senhor publicasse e m seu blog que uma maquina da construtora Avenida havia derrubado nosso muro e da nossa vizinha. Hoje os funcionarios desta empresa nos procurou e estão consertando nossos muros. Fica o agradecimento pela postagem e o efeito da mesma. Agradeço tambem a construtora pela atenção em sanar um erro de seus funcionarios. Francisco

Anônimo disse...

Enquanto isso queimadas de cana são permitidas em nossa cidade, os nossos senhores do engenho fazem o que querem na cidade, a exemplo a COAGRO, emitindo diariamente toneladas de fuligem nas residências e nos pulmões dos moradores. Agora fizeram um estacionamento de caminhões de cana as margens da RJ 216, que é uma vergonha pela grande quantidade de poeira que está invadindo os comércios e residências as margens da RJ 216, além de muitos motoristas de caminhão cana que não respeitam as regras de transito e vão para o acostamento na contra-mão para entrar na usina, e haja poeira!

Alexandre Ribeiro.

Roberto Moraes disse...

Fico satisfeito que o problema tenha sido sanado e uma solução encontrada. Assim, o blog cumpre também uma função comunitária.
Abs.

Anônimo disse...

Menos mal, termoelétrica é o atraso do atraso!!!!

Anônimo disse...

É o ¨progresso¨que os ignorantes desejam para a região.
Lugar atrasado , que aplaude desenvolvimento falacioso que visa UNICAMENTE o ACÚMULO para poucos.