quinta-feira, setembro 27, 2012

Eleições, desrespeito & absurdo em Campos

A dez dias do pleito, em Campos, a Justiça Eleitoral é mais importante que o eleitor.

É como se no jogo de futebol o juiz definisse quem poderia jogar, fazer gol e levar seu time à vitória ou mesmo à derrota.

A indefinição do processo é desrespeito ao eleitor, que dizem ser o todo poderoso no processo democrático.

Mais que isto a indefinição do quadro eleitoral em Campos é a confirmação dos riscos da judicialização não só da política, mas da nossa vida.

Seria "a vida como ela é" na concepção de Nelson Rodrigues, ou a vida para onde nós campistas a levamos?

Seria justo (já que estamos falando dela, ou de sua falta) também atribuir aos royalties e ao seu uso, parte que seja, também de mais este carma?

Com a palavra os colaboradores do blog.

10 comentários:

Anônimo disse...

Nos últimos anos, o que temos visto é que o eleitor foi a parte menos importante para a escolha do prefeito de Campos. Elegemos Garotinho mas ficamos com Arnaldo. Elegemos Campista mas ficamos com Mocaiber. Elegemos Mocaiber e ganhamos Roberto Henriques. Elegemos Rosinha e aturamos Nelson Nahim. Vamos eleger Rosinha de novo e vamos ganhar Mauro Silva. Não é (só) a justiça que intervém no processo. É o poder econômico. E ele tambem controla a justiça.

Dr. Sergio Dias disse...

A pergunta que fizeste é comparada ao assassino que declara como unico culpado a bala do revólver pela morte do inocente.

A Constituição Nacional carrega consigo a brecha que protegia os que lutaram pela liberdade e o voto livre e, hoje, esse pequeno recurso tornou-se uma porteira escancarada por onde passam e transitam toda espécie de autores e cumplices de escandalos.

Os royalties e todo tipo de recurso - intelectual ou material - que nossa cidade tem e oferece, não podem levar o credito dessa "Justiça" cega, surda, muda e manca, pq é a unica razao cabível para vê-la tao lenta.

Se fosse para terminar fazendo um trocadilho - mesmo que ele me contradiga - eu diria que "a culpa disso tudo são dos recursos".

Sejam jurídicos, sejam financeiros.

NATALIA GOMES disse...

Houve uma grande falha, ou melhor, existe uma grande lacuna, na lei que criou a figura do político, FICHA SUJA.

É inaceitável, que a justiça, permita que, candidatos FICHA SUJA, façam campanha eleitoral,nas ruas, e veiculem em horário gratuito, de Rádio TV, suas propgandas, como se nada estivesse acontecendo com eles. Esse fato confunde boa parte dos leieores, mesmo, os que não estariam levando vantagem em dinheiro, com esses candidatos e candidatas, ficha suja.

No caso especifico, de Campos, o candidato Arnaldo Viana,desde 2008, e, a prefeita Rosinha, salvo engano, desde 2010, lutam, na justiça,buscando restabelecer seus direitos políticos e até hoje, não conseguiram seus intentos,ou seja, continuam FICHA SUJA.
A justiça deveria ser mais dura, com esses pretensos candidatos,sendo certo que, todo aquele, que até inicio da campanha eleitoral, autorizada pela justiça, apesar dos recursos,das ações, interpostos na justiça, estivesse com a ficha suja, deveriam, ficar fora do processo eleitoral, até que provassem o contrário, com relação aos crimes praticados.

A população, devido a esses fatos graves, deve entrar com um abaixo assinado, solicitando, uma projeto de lei, para que essa lei, seja modificada, e, que seja, proibindo que os candidatos,FICHA SUJA, PERCAM, o direito de participar, de pleito eleitoral, juntamente com os candidatos ficha limpa.

Anônimo disse...

O vereador Papinha aqui em Travessão comete tb esses tipos de abuso. Hoje começa uma festa em comemoração ao aniversário do Distrito q se estende até domingo com atração nacional da bando "Fundo de Quintal"!!! Pode isso? Cabe denúncia ao TRE? Está no face dele toda a programação!!!(Peço q não divulgue meu comentário.Obrigado)

Anônimo disse...

Pois é Professor. Na verdade, os campistas vão votar no escuro.
Não sabem se seus votos realmente valerão, mesmo os que não vão votar na Rosinha e no Arnaldo, pois, se a quantidade de votos a eles dados forem considerados nulos (anulados pela Justiça - caso não tenham os seus registros confirmados)e representaram mais da metade dos votos válidos, haverá nova eleição!

Realmente, um grande desrespeito à população.

George AFG disse...

Concordo com o Sergio "Armas não matam pessoas. Pessoas matam pessoas", ossos problemas são os sujeitos não os recursos.

carlinhos j.carioca disse...

Muito oportuno,sábio e com grande fundo de verdade.Realmente é o sentimento e a indignação de todo cidadão campista que é livre,pode pensar e opinar,ou seja não é CONDUZIDO.Muito interessante,coerente e de muita valia os comentários que foram postados.Tb estou indignado com essa processo incompleto,incoerente e com um monte de "brechas e interpretações se só beneficiam os politicos de má fé,os profissionais.Tb concordo que alguém com processo judicial jamis deveria participar de um processo eletivo,ora,para o cidadão não funciona assim,ou eu com o meu nome no SPC(comercial),posso ser admitido numa empresa?NÃO VOTO EM FICHA SUJO,BASTA!!!

Anônimo disse...

É o fim da Democracia, Professor!
Nós os eleitores, estamos sendo feitos de palhaços, pois votaremos para que o TSE decida quem na verdade fovernará a Cidade.

Primeiro nós votaremos; depois a "Justiça" diz quem poderia ter sido votado.

Será que as sentenças são negociadas e que essa "estratégia" tem o fim de torna-las mais valorizadas?

Paulo Sales.

Anônimo disse...

TODOS ABORDARAM O TEMA COM MUITA
PRECISÃO E INTELIGENTE.SÓ TEM A CRESCENTAR,AS LEIS SÃO FEITAS POR
"REPRESENTANTE" CADA UM CIDADÃO
DAR O VOTO,FORA UMA CONTAGEM,ELES
FAZEM E VÃO PARAR LÁ,POUCOS VOTOS.

Anônimo disse...

Caso alguem saiba por favor informe-nos onde conseguir um adesivo que anda pelos carros da cidade onde a frase SÓ VOTO EM FICHA LIMPA está envolvida pela bandeira do Brasil.
SOU ELEITOR FICHA LIMPA E SÓ VOTO EM CANDIDATO FICHA LIMPA.
COMO SER HONESTO E VOTAR EM CORRUPTO(A)S?