quarta-feira, dezembro 19, 2012

Educação tem que ser a prioridade nº zero na PMCG

Há os processos judiciais para serem enfrentados, mas, deixando de lado a judicialização da política em Campos, e considerando que Rosinha é a prefeita eleita e diplomada, é tempo de se arregaçar as mangas e administrar.

Há muito dinheiro no caixa enquanto os royalties continuarem a jorrar. Há muitas demandas a serem atendidas em nossa planície.

Não é necessário ser analista político para observar que mais que nunca os olhos do país estarão voltados para a região petrorrentista.

Ao longo dos últimos anos muitos erros de gestão e mau uso dos recursos foram cometidos e, é bom que se lembre, que não apenas em Campos dos Goytacazes, embora aqui, eles tenham sido proporcionais aos bilhões recebidos: Imperatriz Leopoldinense, shows da cidade-Canecão, Telhado de Vidro, contratações fisiológicas, terceirizações, obras caras, superfaturadas, desnecessárias e muitas vezes de baixa qualidade, etc.

É deste olhar para frente que se espera que uma prioridade possa ser elencada, sem que isto signifique menosprezar as demais e necessitadas áreas: Educação.

Não é aceitável que nossos alunos continuem ter a pior média do estado em qualidade de ensino. Esta tem que ser a prioridade Nº zero (e não 1) e desde o primeiro dia. O setor exige um planejamento detalhado e ousado.

Melhoria da infraestrutura (reformas e construções de novas escolas), melhores salários para os profissionais, melhor e mais discutida política pedagógica, são para ontem. Repito para ontem. Ainda não ouvi e nem li nenhuma declaração que sinalize esta necessária mudança.

Precisamos sim de uma revolução na Educação local. Há dinheiro para fazer. A não realização explicita apenas o descaso com o povo e um modo de gerir as políticas públicas. É verdade que os resultados em educação não são imediatos e nem há milagres.

Porém, a gestão pública vive também de símbolos. Este grupo político no poder há 24 anos bem sabe criá-los no período eleitoral. Pois poderia fazer o mesmo na Educação. Este seria um exemplo para o cenário, do interesse na correção de rumos para a boa gestão dos recursos dos royalties do petróleo.

Além da Educação o blog destacaria apenas mais uma prioridade: o transporte público, coletivo e de massa na área urbana.

Porém, vamos tratar dele em outra postagem mais adiante, até para não tirar o destaque que precisa ter a Educação.

4 comentários:

Anônimo disse...

Caro Roberto,

Concordo plenamente com suas palavras, é vergonhoso ver uma cidade como Campos com tantos benefícios ganhos devido ao Petróleo, e ter uma Educação tão defasada, sem investimentos em Sistemas de Gestão de Alunos, de pré-matrícula e matrícula de candidatos, além da infraestrutura de escolas e creches.

Espero que a nossa prefeita eleita faça bom uso dos Royalties e invista nessa área tão precária em nossa cidade e que a partir de 2013, Campos seja um exemplo na Gestão da Educação.

Anônimo disse...

Eu já perdi as esperanças nesse GOVERNO sobre EDUCAÇÃO , pois esperar mais um ano e ver repetir o esmo cenário e reclamações , reinvidicações e , sabemos que não tem jeito , pois acho que a questão é bem mais profunda , é uma " QUESTÃO DE VIOLÊNCIA " vou explicar , temos PSICOPATAS NO PODR , esses psicopatas nem sempre comete assassinatos ... mas são pessoas FRIAS, CALCULISTAS E MANIPULADORAS , É AQUELE POLÍTICO QUE NÃO TEM UM MÍNIMO DE SENTIMENTO SOCIAL E DESVIA O DINHEIRO DE QUEM NECESSITA , É O QUE TEMOS NA FRENTE DO PODER , É PRECISO SABER COMO " LIDAR " COM ELAS" POIS SAÚDE MENTAL É COISA SÉRIA ....O QUE TEM DE LOUCO MATANDO PESSOAS INOCENTES POR AÍ... O POLÍTICO É UM DELES, NÃO ACHAM?

Anônimo disse...

Prioridade zero já é há muito tempo.

Anônimo disse...

Uso esse espaço aqui para dizer que a UNIG Itaperuna continua vendendo vagas de medicina em Itaperuna