segunda-feira, dezembro 10, 2012

Desmentido sobre convocação e apresentação de concursados na PMCG

O blog recebeu o email do Luiz Oliveira descrevendo sua posição e questionando informação da Prefeituura de Campos que publica em seu inteiro teor abaixo. Como sempre faz, abre espaço para que os gestores possam se manifestar:

"Boa tarde!
Gostaria de pedir aos amigos blogueiros que publicassem esse desmentido. O que falo é verdade e pode ser facilmente comprovado.

Agradeço a atenção de sempre e aproveito a oportunidade para desejar Boas Festas e um Feliz Natal a todos! Deus continue a iluminá-los sempre!!!
Forte abraço.

DESMENTIDO: Apresentação dos concursados da Prefeitura de Campos.

Em matéria postada no site da Prefeitura de Campos no dia 03 de dezembro desse ano (semana passada), com o título “Novos aprovados no concurso se apresentam na prefeitura”, a autora do texto insinua que as 1.028 vagas oferecidas no edital do Concurso realizado nesse ano foram preenchidas pelos concursados, cumprindo a Prefeitura com o seu papel de prover seu Quadro de Servidores Efetivos com profissionais devidamente aprovados em certame público.

Vejamos um trecho dessa matéria: “Esta é a terceira convocação feita pelo município e, com ela, a prefeitura conclui o preenchimento das 1.028 vagas disponíveis. Na primeira chamada, foram preenchidas 30% das vagas nas mais variadas funções; na segunda chamada, foram preenchidas mais 40% destas vagas.”

Acontece que essa informação é uma mentira, ou podemos dizer, de forma mais generosa, que se trata de uma meia-verdade.

O fato é que após cinco meses da homologação do resultado do concurso, somente os aprovados na primeira convocação_ cerca de 30% das 1.028 vagas_ tomaram posse e estão efetivamente trabalhando nas repartições públicas do município. Os outros 70% dos aprovados ainda não foram nomeados e não tomaram posse, portanto, ainda não se tornaram servidores municipais e não preencheram as vagas existentes como quis dar a entender a matéria do site da Prefeitura.

Mais uma vez o site da Prefeitura de Campos promove um desserviço à comunidade, tentando passar falsas informações, ou alimentando uma falsa imagem de seriedade a esse (des)governo que aí está, referendado por mais de 60% da população campista.

Muito se especula sobre os motivos de tanta demora na posse dos concursados de 2012. A SEPLAG diz que a burocracia faz com que as coisas demorem mesmo. Outros dizem que essa é mais uma evidente demonstração do descaso desse governo com os servidores concursados. Há quem diga também que a prefeitura não tem dinheiro para pagar os novos concursados. Enfim, a verdade é que as vagas estão aí, ociosas, existentes; muitas escolas que ficaram sem aula o ano todo_ inclusive algumas creches_ poderiam ter recebido novos servidores para suprir suas demandas; muitos postos de saúde e hospitais poderiam ter recebido também novos médicos, enfermeiros, etc. Mas ao invés disso, mais de 700 profissionais aprovados no concurso de 2012 estão em suas casas, agoniados, esperando a convocação para posse de seus cargos na Prefeitura. Vão passar o Natal e as festas de fim de ano na ansiedade e expectativa, sem saberem ao certo quando serão finalmente convocados para começarem a trabalhar.

Da segunda chamada desse concurso, os profissionais já fizeram os exames admissionais e nada impede que sejam convocados para assumirem seus postos. Nada justifica a demora da Prefeitura em dar posse a esses profissionais que representariam mais 40% dos aprovados no concurso. O terceiro e último grupo chamado, que se apresentou na semana passada, ainda fará os exames admissionais. Ou seja, essa novela está longe de um fim.

Enquanto isso a Secretária de Educação e a Procuradoria do Município_ além do deputado-prefeito e de seus asseclas_ põem a culpa dos péssimos serviços públicos prestados pela Prefeitura (especialmente nas áreas fundamentais da Educação e da Saúde) nas decisões e nos processos judiciais que a Prefeitura vem respondendo.

Até quando isso vai durar? Será que o TSE não vai nos salvar desse governículo medíocre? A Saúde um caos, a Educação uma tragédia, enquanto isso profissionais (chefes de família) devidamente concursados não tem a menor previsão de quando efetivamente vão poder trabalhar e dar a sua contribuição para melhorar esse quadro desastroso.

E o REDA? E os funcionários comissionados que não recebem desde novembro? E o FGTS? É uma lástima esse governo de mentira, que ao invés de pintarem o futuro dessa cidade de rosa (que pode representar ventura), pintaram é de negro!

Os concursados não aguentam mais esperar. Tudo o que querem é começar a trabalhar de um vez, para que possam em contrapartida colher os frutos de seu trabalho digno. Mas como nem tudo são flores, Papai Noel passa longe dessa Prefeitura nefasta.

Luiz Oliveira.

(Pai de um concursado)."

9 comentários:

Anônimo disse...

Roberto,

Sinceramente, se a matéria da PMCG é leviana, isso é sério e deve ser denunciado/apurado.

Agora, o autor deste texto fala como se o Município fosse obrigado a convocar imediatamente todos os concursados, e que esse não acontecimento, por si só, ja demonstraria uma "novela" das convocações, ou que a PMCG seria nefasta... Ou seja, o autor concorre em levianidade com o próprio governo que acusa.

Ora, sabemos que o governo tem todo o prazo de duração do concurso público, salvo engano este é de 2 anos prorrogavel por igual período, ou seja, 4 anos, para que convoque os concursados aprovados dentro do número de vagas.

Assim, é óbvio que o calendário está sendo respeitado e diferente do que o autor do texto aduz "os concursados não aguentam mais esperar", o concurso não tem nem 6 meses desde que foi homologado. Nossa, se após 6 meses já tendo tomado posse 30% os concursados não aguentam mais esperar, melhor seria se procurassem uma terapira para controlar essa ansiedade.

Gostaria de deixar claro que não defendo o governo municipal, acho que vai mal sim, em educação, em transporte público, etc. No entanto, não vejo nada ilegal ou imoral com relação ao número de convocados de um concurso bem recente.


Abraços

Anônimo disse...

Temos mais de 30 mil entre terceirizados e contratados e agora vemos mil vagas...Oh Povo burro que não vê isso.
CHORA NA CAMA CAMBADA...
PODEM TER A CERTEZA QUE vcs TEM O GOVERNO QUE MERECE...
ISSO É UMA PRAGA QUE SE ALASTRA EM CAMPOS. TIVEMOS ARNALDO, ALEXANDRE, E AGORA O MENINO DA LAPA...
BEM FEITO PARA VCS QUE VOTARAM NELA...
AGORA TOMA!!!

Anônimo disse...

Eu acho é o que mostra a realidade , alunos em casa porque não tem professor pra dar aula , E por isso inventaram o REDA terceirizado no lugar de vaga real de aposentadoria exoneração á pedido e outros , no DO oficial toda semana tem gente se aposentando e essas vagas vão para "contratados terceirizados" naturalmente estão esperando o orçamento de 2013 , pra isso , de novo o que DEVERIA POR LEI CONVOCAR MAIS APROVADOS DO CONCURSO , PRINCIPALMENTE PROFESSORES ,como não tem nada demais? A EDUCAÇÃO TÁ UM CAOS ....e o governo à deriva, NÃO TÁ NEM AÍ... terceirizando ilegalmente! DR JOÃO PAES NETO CABE AÇÃO ? COM PROVA NO DO OFICIAL ? SÃO MUITAS VAGAS REAIS DE PROFESSORES SE APOSENTANDO!

Luiz Oliveira disse...

Eu gostaria de pedir licença ao Prof. Roberto para poder me manifestar a respeito do primeiro comentário acima (o das 1:41 PM).
Em matéria de leviandade, o anonimato garante não só a irreflexão caracterizada nas palavras aduzidas, como também demonstra a covardia daquele que se manifesta.
Quero aqui expor o que vejo como funcionário concursado da Prefeitura de Campos (há muito mais de 15 anos e cada vez mais perto da aposentadoria).
Em primeiro lugar, as vagas disponibilizadas no Edital desse Concurso Público não surgiram da noite para o dia. Esse quantitativo de 1.028 vagas é fruto de um estudo e de um planejamento feito dentro da Administração Pública. Todos que trabalham na Prefeitura_ inclusive eu, que já tenho muito tempo de serviço público_ sabem que a quantidade de vagas reais existentes é muito maior. Desde os últimos governos que o Quadro de Pessoal Efetivo da prefeitura é deficitário. Há um número absurdo de pessoas que estão trabalhando na prefeitura, em cargos permanentes, e estão lá sem o devido processo seletivo mediante certame público.
Não obstante, nenhum concurso é realizado sem haver vagas e real necessidade por parte do órgão público que, por meio de licitação, contrata uma empresa para realizar as etapas de um concurso. É dinheiro dos cofres públicos que custeia todo o processo seletivo.
Se o concurso foi realizado e se as vagas estão aí, existindo, prejudicando uma prestação de serviços públicos satisfatória, não há motivos para não provê-las com rapidez. Se por um lado o Gestor Público tem o PODER DISCRICIONÁRIO de convocar os aprovados num Concurso Público durante o prazo de validade deste, por outro lado ele tem o DEVER LEGAL de completar seu Quadro de Servidores Efetivos com aprovados em Concurso Público, devendo zelar fundamentalmente pela prestação de um serviço público que atenda ao bem-estar social e aos interesses da coletividade.
Vejamos o caso do famigerado (e ilegal, segundo a Justiça) REDA que contratou muita gente para áreas como a educação e saúde, mesmo tendo um concurso sido realizado. Muitas das vagas disponibilizadas no REDA eram sim de caráter permanente, que deveriam ser ocupadas por aprovados no concurso público. Até a Justiça entendeu isso. Eu mesmo conheço muita gente que estava trabalhando em vagas reais (não cito nomes porque são pais de família e não tenho nada com isso).

Anônimo disse...

Anonimo das 1:41 PM,

a prefeitura tem no máximo 6 meses para convocar os aprovados dentro do número de vagas, como consta no edital do concurso:

"13.8. A convocação para cada cargo obedecerá rigorosamente à ordem de classificação dos
candidatos, de acordo com a necessidade da Prefeitura Municipal de Campos do Goytacazes e será realizada no prazo máximo de até 180 (cento e oitenta) dias, contados da homologação do resultado final publicado no Diário Oficial do Município de Campos dos Goytacazes."

Esse prazo de 2, prorrogável por mais 2, é para quem foi aprovado, fora do número de vagas e que pode ou não ser chamado pela prefeitura.

Anônimo disse...

Cabe também informar que a nomeação do segundo grupo saiu hoje, porém, sem constar os profissionais da Educação, que, de acordo com a Prefeitura, serão nomeados apenas próximo ao início do ano letivo.

Anônimo disse...

Piada da semana na PMCG
Contratação de concursados aprovados, por RPA, uma piada, caso de policia ....

Anônimo disse...

SR ROBERTO MORAES, PEÇO AJUDA PARA SABER DA ÚLTIMA CONVOCAÇÃO DOS CONCURSADOS DA AREA DE SAÚDE REALIZADO EM 2012 PELA PMCG! SEI QUE FUI CLASSIFICADO PARA O CARGO DE ENFERMEIRO NIVEL SUPERIOR, SÓ QUE NÃO CONSIGO VER A LISTAGEM E NEM SEI EM QUAL NUMERAÇÃO PAROU.
O SR PODERIA ME AJUDAR?
ENF LUIZ ANTONIO

Roberto Moraes disse...

Caro Luiz Antônio

Infelizmente não tenho como ajudar-lhe. Estou há quase dois meses fora do Brasil e sem acesso a estas informações.

Sds.