quarta-feira, dezembro 19, 2012

Confiança na imprensa

Embora o termo seja obsoleto em época de novas mídias, a população em geral identifica a imprensa com aquela parte também chamada de velha mídia ou mídia corporativa.

Na pesquisa que o Datafolha divulgou no domingo, com percentuais intenções de votos para presidente da República que ratificou a liderança da presidenta Dilma (entre 53 e 57%) e inseriram na lista de possíveis candidatos, o presidente do STF, Joaquim Barbosa que ficou com intenções 9% e 10%.

Um outro dado chamou a atenção e foi pouco comentado: a perda da confiança da população na imprensa.

Entre a pesquisa de agosto e esta de dezembro do Datafolha (ligado a uma desta corporações de mídia), o percentual dos que confiavam muito na imprensa desceu de 33% para 22%, ao mesmo tempo em que, aqueles que não confiam na imprensa o percentual subiu de 18% para 28%.

Interessante observar que mesmo reduzindo um pouco, a confiança na presidenta Dilma é sempre maior do que na imprensa. Veja a comparação dos percentuais: (29% Dilma x 22% Imprensa) confiam muito; (53% Dilma x 50% Imprensa) confiam um pouco; Não Confia: (Imprensa 28% x 18% Dilma).

4 comentários:

George AFG disse...

Esse movimento é cada vez mais perceptível nas ruas SOBRETUDO entre os mais jovens, q diga-se já não acreditam no congresso, no executivo, nos partidos políticos e agora na imprensa, o judiciário me parece o próximo... Tá na hora de discutirmos mais algumas instituições da sociedade.

Impresa que eu gosto disse...

deveria mudar a pergunta.

"quem vc conhece pra confiar?"

creio que, dependendo de onde foi feito, 90% nao tem noçao sequer de quem é que faz parte do congresso e quem faz parte do STF.

é mt mais facil dizer que confia no william bonner que ta na sua televisao todo santo dia do que num sujeito que so aparece de 4 em 4 anos pra pedir voto sem o menor fundamento e com fama de ladrao.

Se o Boris Casoy rouba dinheiro publico com gravaçao exclusiva do Fantastico, eu nunca vi. Ja politco e juiz... xiiii...

Anônimo disse...

Roberto, como confiar na imprensa se ela nao presta contas a ninguem....Aqui em campos temos varios exemplos de coisass chamadas de imprensa....tinha uma revista dominical que vivia a chamar de progresso o Eike, alguns politicos...e hoje mudou de lado... Sem falar nos grandes meios...SO CCONFIA NA IMPRENSA QUEM NÃO ENTENDE DE NADA, QUALQUER CIDADAO QUE SABE INTERPRETAR ...NAO CONFIA.

Impresa que eu gosto disse...

a imprensa é um orgão particular e, portanto, privado. Não cabe ao público em geral saber se ganham ou perdem, até porque isso daria pano pra manga da concorrencia.

e quem deve declarar sao os orgaos publicos que derraram dinheiro na mídia e nunca se sabe quanto ao certo foi gasto. Essa obrigaçao ninguem corre atras de ver na pratica.