terça-feira, dezembro 18, 2012

LLX em nota volta a dizer que não há salinização

Em nota enviada ao blog, a LLX repete o que disse na reportagem da Folha de São Paulo: que a salinização na região do Açu já existia e que faz monitoramento em diversos pontos com resultados diferentes dos encontrados pelos pesquisadores da Uenf. Veja a nota na íntegra abaixo:

"A LLX esclarece que, conforme estudos e pesquisas acadêmicas já realizados, a presença de salinidade nas águas subterrâneas e superficiais do Açu decorre da própria estrutura geológica da região, formada a partir do processo histórico de avanço e recuo do mar. As Lagoas de Grussaí, de Iquipari e Salgada, bem como o Canal Quitingute, são caracterizados como de água doce à salgada.
Os estudos sobre os níveis de salinidade realizados pela LLX não são avaliados a partir de um dado pontual, e sim por meio de monitoramento periódico em mais de 40 pontos (águas subterrâneas, lagoas e canais) situados na área de influência do Complexo Industrial do Superporto do Açu. Os resultados são enviados aos órgãos ambientais competentes, na forma determinada pelo Instituto Estadual de Ambiente (INEA).

A LLX possui convênio com a FAPUR (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica) da UFFRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro) para apoio às atividades agrícolas da região do Açu, no qual é realizado o constante monitoramento das águas do Canal Quitingute e do Canal Andrezza, utilizadas para irrigação de atividades agrícolas no Açu. Os resultados demonstram que a água utilizada para irrigação nos cultivos monitorados na região desde 2007 não sofreu alterações decorrentes das obras de implantação dos empreendimentos."




Assessoria de imprensa LLX."

12 comentários:

Anônimo disse...

Que coisa interessante, a UENF com seus pesquisadores em Campo acompanhados da impressa constatam a salinização de vários pontos, produtor mostra lavoura destruída pela água salinizada, e se não estou enganado essa não é uma notícia nova, a empresa alega que esses dados não são reais, é isso que intendi? E onde estão os dados apresentados por eles? Se não estou enganado, nos RIMAs apresentados eles não indicavam essa salinização, pelo contrário, diziam até onde a água salgada do mar interferia e a água doce ia. Principalmente no RIMA do Estaleiro, se não estou enganado. Vão ficar negando até quando isso? Outro detalhe, a empresa colhe e analisa os dados e mandas para os órgãos que deveria fiscaliza-la, isso é uma piada não é? O Estado está tão falido a esse ponto.
Passo a acreditar que o grupo X é inocente até que se prove o contrário, mas a prova já veio, a defesa que não engana nenhum juiz, por mais que o mesmo possa sofrer interferência$$$.

douglas da mata disse...

Cuidado comentarista, senão os midiotas dirão que você é um "esquerdista" que deseja que a região volte ao ano da descoberta da roda.

Progresso, progresso, progresso...quem sabe daqui um pouco não tenhamos um "mar morto" em SJB para explorarmos o turismo.

Ah, detalhe para o convênio com a UFRRJ.

Dá para acreditar que quem é pago produzirá alguma prova contra o "patrón"?

PS: A CVM investiga oscilação brusca nas empresas X! Xiii...

Anônimo disse...

A má fé e a má informação as vezes andam juntas: a CVM sempre investiga as empresas com grande oscilação. É uma operação normal ao qual todas as empresas estão sujeitas...mas a vontade de bater é tanta que não importa né?

abs

Anônimo disse...

Não dá pra juntar na mesma análise,as lagoas de Grussaí e Iquiparí,comparando-as ao canal do Quitinguta.Realmente as lagoas Grussaí e Iquiparí,são salobres,devido as constantes aberturas de barras,assim como sua proximidade da praia,e ao que me parece,suas extenções,são muito menores que o Quitinguta,que é um canal,e não uma lagoa.Ou são inocentes,ou querem,a LLX confundir para convencer!!!!

Anônimo disse...

Engraçado, é sempre o mesmo produtor que aparece reclamando, quando na verdade pode-se observar em propriedades vizinhas a dele as lavouras bem verdinhas. Ninguem fala que neste local usam carbureto para os frutos serem paridos mais rápidos e nem muito menos o uso discriminado nesta regiao de um hormónio chamado frutónio para fazer um abacaxi pequeno ficar grande em ponto de venda com menos de um mês, é só observar, plantas pequenas, novas com frutos enormes em ponto de colheita. Era bom a UENF pesquisar isso também. Não estou aqui querendo defender ninguém mais todo mundo aqui na região sabe da supervalorização das terras e dos interesses de uns e outros.

douglas da mata disse...

Eles não tardam, mas sempre falham...

E quem disse mais do que está escrito?

É fato, a CVM sempre investiga.

Ótimo, foi o que eu disse.

Agora a defesa prévia é que é quase uma auto-confissão...mordem a isca com gosto, aí não dá nem pro começo: o peixe-midiota sempre morre pela boca, rsrsr.

Ahh, é bom lembrar: a CVM não é a única esfera a checar estes dados.

O inferno está só começando. Até o PIG abriu as "baterias", o senhor X, pelo jeito, vai ter que abrir a carteira para comprar mais um pouquinho de verbo!!!

douglas da mata disse...

Êita nóis...agora o alvo é o produtor de abacaxi e seus insumos...putz.

O pior é ouvir: "não estou aqui querendo defender ninguém".

Era bom o pessoal da UENF pesquisar este novo(velho)fenômeno social: o anônimo X.

Pelo que vemos aqui é um tipo trans-classista(como define o Roberto Torres):
Tem "pesquisador", "investidor", "jurista", "ufanista", "patriota", etc, etc, etc.

Não dá para levar este pessoa a sério...sinceramente, não dá...

Deixa o pessoal ganhar o caraminguá...afinal, é o que eles têm, né não?

Anônimo disse...

Caro Da Mata, logo voce, que não se cansa de chamar aos que não concordam com voce de "midiotas", está mesmo replicando uma noticia do que voce mesmo chama de "PIG"? O Sr. é uma piscina de contradições...

Como ja afirmado, é normal, alias, muito normal a CVM investigar empresas, mas olha só, sabe pq a midia só registra quando é uma empresa do Eike? Pense bem, é facil, mas caso voce nao consiga eu desenho para voce: Porque o Eike dá muito mais ibope do que qualquer outra empresa listada na bovespa.

Olhe só que situação...voce que chama a todos de "Midiotas" replicando uma materia que de nada relevante tem. Ou seja, voce está fazendo um belo trabalho ao PIG.

Saudações! E o "senhor X" deve esta mesmo morrendo de medo de voce e a patrulha anticapitalistas (com ironia, PLS)

douglas da mata disse...

Mas quem não é uma piscina de contradições? Só os midiotas, e as "certezas" neoliberais, "misturadas" com as contradições do capitalismo travesti.

Ora, quem utiliza a mídia e a "repercussão" exagerada como modo, não só de alavancar negócios, mas principalmente, de "escamotear" intenções e manipular cotações é o seu "patrão".

Então, não se queixe...quanto a repercussão da nota do PIG, é bom ler o texto inteiro, e não só o trecho que seu "analfabetismo funcional seletivo" permite:

Ou seja, indiquei a "minha surpresa"(não tem surpresa alguma)em ler o PIG atacando quem lhe alimenta.

Postura típica, eles farejam o enfraquecimento para roer até a "última carne" de verba publicitária disponível.

Em tempo: Minha intenção não é colocar medo em ninguém, só exigir respeito a que falo e penso, ainda que discordem...que parece, no seu caso, ter acontecido, não sem antes lhe dar umas chineladas, em argumentos, coerência, etc.

E ao contrário de você, tô cag...ndo para a opinião, medo ou qualquer outro sentimento que o senhor X possa ter a respeito de qualquer um, muito menos, sobre mim...

Ô próximo....

douglas da mata disse...

PS: ah, e obrigado por avisar que era ironia...rsrsrsrs

meu deus, que tipo de gente escreve que está sendo irônico?

ai, jesus, ai jesus...rsrs...

é, você vai ter que passar a desenhar mesmo, igual aos seus pares das cavernas, porque a linguagem escrita não é muito o seu forte...uga-buga, rsrsrs

Anônimo disse...

Preciso explicar que meu comentario avisando sobre a ironia era uma ironia? Ai ai ai...ok, textos as vezes criam dificuldades de comunicação.

douglas da mata disse...

Ué, então você anda colocando algo "a mais" no seu café...pois veja:

"(...) patrulha anticapitalistas (com ironia, PLS)".

Ou seja, alguém que se pretende ser irônico, e que necessita sinalizar a ironia...é um midiota, com diploma, certificação e carimbo!!!

Santo deus...desvio do tema para esconder a total falta de argumentos!!!

Não tenho dúvidas, és alguém da gestão de propaganda e imagem corporativa da empresa X, pois o modus operandi e o discurso é o mesmo!!!!

rs...sempre a procura de uma distração(patrulha anticapitalista, muro de Berlim, etc) para fugir do tema principal.

As empresas X operam com a mesmíssima lógica arcaica que a torna igualzinha a qualquer empreendimento predador do século XIX.

Cooptação/submissão de governos, criminalização/rotulação dos críticos e alienação do verbo midiático pela verba.

Um conjunto de táticas que misturam, ora a truculência do fatalismo capitalista, ora o "bom-mocismo" das boas intenções sócio-ambientais, que nunca se revelam na prática, e pior, nunca respeitam a opinião e os desejos de quem diz querer "beneficiar".

Simples. Cristalino. Tão certo como o deserto que vocês produzirão com este mega-monstro, fruto da mais descarada grilagem estatal jamais vista!