terça-feira, dezembro 11, 2012

Transporte público se transforma literalmente em cinzas em Campos

A despeito dos generosos subsídios do cartão-cidadão o incêndio no ônibus da empresa Turisguá, ontem, em Campos, evidencia, o que alguns querem esconder: a ineficiência do sistema e o pouco caso com a transparência dos recursos públicos transferidos pelo governo e que não representam serviços de qualidade para o cidadão campista, em última instância, o proprietário deste dinheiro que os gestores tomam conta.

Para aqueles que dizem que o único problema no transporte coletivo subsidiado em Campos é na empresa Tamandaré, o caso está aí para mostrar que o problema é generalizado.

A agressão ao repórter feita por funcionários da empresa mostra, de outro lado, o sentimento de impunidade e tentativa de esconder o que precisa ser escancarado: a realidade do transporte coletivo e público em Campos.

A quem interessa manter tudo isto na caixa-preta? Ao governo? Aos empresários? À sociedade?

Quanto foi repassado nos últimos quatro anos para cada empresa? Quantos cidadãos foram transportados? Quais exigências de melhoria foram cobradas? O que foi efetivamente realizado? Que controle público (e social) há efetivamente me curso?

Enquanto tudo isto não é explicitado ardem junto com as chamas o dinheiro dos royalties que se quer manter.

Uma boa oportunidade para o Ministério Público voltar ao tema dos subsídios e da qualidade do transporte público no município.

PS.: Foto pega emprestada do blog "Estou procurando o que fazer". Interessante que a matéria com a informação do incêndio do ônibus da Viação Turisguá saiu da primeira página dos portais informativos locais, apenas, se mantendo, a notícia da agressão ao radialista.

3 comentários:

Anônimo disse...

Roberto, é revoltante o transporte em Campos. Somos reféns das VANS, mas senão as utilizarmos andaremos a pé. VANS sujas, velhas, quebradas, super lotadas, etc etc... Roberto as empresas de ônibus pelo que parece não são fiscalizadas. Os usuários não têm com quem reclamar. Até quando transporte de má qualidade?

Anônimo disse...

Como o companheiro acima já relatou. as vans não são fiscalizadas. Acrescento: nem os ônibus são. Existe situação pior do que a escandalosa situação da empresa tamandaré que, na prática, já não existe mais e ainda continua de posse das concessões? Vejo dois ou três ônibus circulando e me pergunto: é o respeito ao interesse do cidadão ou da corporação?

GRUPO BUS CAMPOS disse...

BEM EM TODO O PAÍS A UM POBREMA NO TRASNPORTE PUBLICO ISSO NÃO QUE DIZER QUE SÓ CAMPOS TEM ESSE POBREMA, ACIDENTES ACONTECEM COMO FOI O CASA DESSE VEÍCULO DA TURISGUÁ E AINDA ESSE VEÍCULO ERA NOVO, OS EMPRESÁRIOS DE CAMPOS NÃO TEM MUITO OQUE FAZER COM OS TRANSPORTE DE CAMPOS A PASSAGEM SE CAMPOS É A MAIS BARATA DO BRASIL COMO QUE OS DONOS DE EMPRESAS VAI SUSTENTAR A EMPRESA COM 1,60 ISSO QUANDO A PREFEITURA PAGA O REPASSE, TEM QUE PAGAR FUNCIONARIO TEM QUE PAGAR MECANICO TEM QUE PAGAR OLEO PNEU E MUITO MAIS, O TRANSPORTE DE CAMPOS NÃO ANDA PRA FRENTE NÃO É POR CAUSA DOS EMPRESÁRIOS NÃO E SIM PELA PREFEITURA QUE NÃO ALMENTA O REPASSE PARA EMPRESAS, PARA AS EMPRESAS INVESTIREM EM ONIBUS NOVOS VISITEM MEU BLOG BUS CAMPOS AE VCS VÃO SABER MAIS DO TRANSPORTE DE CAMPOS O BLOG SE CHAMA BUS CAMPOS