terça-feira, dezembro 24, 2013

Prefeitura com sala de vidro, câmeras, microfones e transmissão pela internet para setor de licitações

O caso é no município parananense de Londrina com informação do G1:

Prefeitura monta sala de vidro para 



garantir licitações transparentes


Com a medida, Prefeitura de Londrina acredita que vai reduzir corrupção.
Sala terá ainda câmeras e microfones para transmitir pela internet.

Do G1 PR, com informações da RPC TV Londrina

A Prefeitura de Londrina, no norte do Paraná, montou uma sala envidraçada para abrigar o setor de licitações do município. A ideia, segundo a Secretaria de Gestão, é dar mais transparência aos processos de compra de equipamentos e serviços para a cidade.
O espaço vai funcionar no prédio da própria prefeitura onde, anteriormente, existia uma agência bancária. Também serão instaladas câmeras e microfones, para que todas as negociações sejam transmitidas pela internet e possam ser acompanhadas pela população.

2 comentários:

Anônimo disse...

NOVIDADE?
iGAUL A cAMPOS!
KKKKKKKK

Anônimo disse...

É interessante como símbolo mas o epicentro da corrupção nas licitações está na elaboração do edital. O poder discricionário do gestor é confundido com um salvo conduto para exigir o que ele bem entender no edital. Daí para o direcionamento da licitação é um pulo. Quando o edital está pronto, esta fase já passou. A sala que deveria ter vidro, é outra.
Há ainda outros focos de corrupção nas licitações:
1) O conluio entre os licitantes (que acontece antes de entrar na sala de vidro) seja em obras, materiais ou serviços.
2) As medições das obras que negligenciam a qualidade à soldo das empreiteiras.
3) As famigeradas Cartas Convites (em Campos, no ano passado, passaram de 300). Ninguém fica sabendo quando acontece, exceto é claro, os beneficiados. Felizmente estão para acabar com esta modalidade através de um P.L. atualmente no senado.
4) O recebimento e aceitação pela administração de materiais permanentes em quantidade menor ou inferior ao licitado. Em Campos é prática usual, e aqui mesmo no blog foi denunciado um caso de carteiras escolares entregues fora da especificação. Ou seja: licita-se lebre, mas recebe-se gato.
5) Pagamento por serviços que nunca são prestados ou em quantidade/qualidade inferior, como consultorias, manutenção, operação de softwares etc.
6) Negligência ou conluio das procuradorias ao indeferir quase todas as impugnações (a maioria legítima) aos editais.
7) Comissão de licitações fracas e sem pulso para punir empresas que descumprem o edital, seja na entrega ou mesmo na prática corriqueira conhecida como o "coelho" da licitação. Há ainda outras artimanhas passíveis de punição como a não apresentação de amostras ou a inclusão de documentos fiscais vencidos para usufruir da LC 123/2006 e negociar ou não a apresentação da certidão atualizada. No quesito punição e condução das licitações com autoridade e austeridade, as Comissão de Licitações da Prefeitura de Campos são um primor da leniência.

A honestidade não é uma qualidade a ser alardeada nas campanhas eleitorais. É obrigação do gestor.