segunda-feira, dezembro 30, 2013

Russos desenvolvem técnica de extração de petróleo a laser

Pesquisadores da Rússia desenvolveram uma técnica para extração de petróleo e gás por meio de raios laser. Segundo os cientistas envolvidos na criação do novo método, será possível extrair praticamente 100% do óleo localizado em estratos, ao contrário dos 30% a 40% retirados de forma convencional.

Depois de ser experimentado em laboratório, o método será testado nas jazidas para avaliar sua viabilidade técnica. O dirigente do departamento de energia do Instituto de Energia e Finanças da Rússia, Alexei Gromov, disse que a nova tecnologia será de extrema importância para contornar os problemas relacionados com o coeficiente de recuperação de petróleo.

“Na Rússia, esse fator [de recuperação de petróleo] não ultrapassa 30-31%, enquanto no mundo atinge os 40%. Nesse contexto, quaisquer inovações tecnológicas que permitam aumentar a produção são muito úteis”, avaliou.
Fonte: PetroNotícias.

Um comentário:

Anônimo disse...

Será que essa tecnologia a laser irar acabar com a fabricação e manutenção das arvores de natal molhada?
Será que teremos plataformas não habitadas no futuro? Essa tecnologia já existe no mar do Norte na Noroega tecnologia dominada pela GE.