sexta-feira, dezembro 27, 2013

Região Metropolitana do Rio ganha mais 2 municípíos: Rio Bonito e Cachoeiras de Macacu

O Estado do Rio de Janeiro tem uma região metropolitana cada vez maior e mais adensada. Assim, a chamada macrocefalia em relação ao restante do estado se amplia. A decisão foi da Alerj que incluiu na região metropolitana dois municípios que pertenciam à região da Baixada Litorânea (antiga Região dos Lagos).

A decisão foi publicada hoje (27/12) no Diário Oficial do estado. De acordo com a Lei Complementar 158, as duas cidades se juntam aos outros dezenove município s que compõem a Região Metropolitana: Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Japeri, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados, São Gonçalo, São João de Meriti, Seropédica, Tanguá, Itaguaí.

O interesse em participar da região metropolitana é estar mais facilmente ligada à chamada Área de Influência Direta (AID) do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) que está sendo instalado no município de Itaboraí.

O autor do projeto de Lei foi do presidente da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), deputado Paulo Melo (PMDB), e dos parlamentares André Corrêa (PSD) e Marcos Abrahão (PT do B) que justificaram a decisão como uma facilitação ao planejamento e a execução de serviços públicos de forma integrada aos demais municípios por conta da atração socioeconômicano entorno do Comperj.

Agora dos 92 municípios fluminenses, 21 estão oficialmente na Região Metropolitana. O fato vem reforçar a hipótese de que a inflexão econômica no estado em direção ao interior, que se identificava a partir da segunda metade da década de 90, com redução proporcional da capital e região metropolitana em relação ao interior, deve estar se invertendo.

A hipótese é de que pode se estar vivendo um novo processo de reconcentração na capital e região metropolitana, considerando não apenas o Comperj, mas, os eventos internacionais na capital (Copa do Mundo e, especialmente, as Olimpíadas, com as centenas de obras e investimentos no setor imobiliário), e, também, à implantação de indústrias CSKA e Terminais Portuários na Baía de Sepetiba, na divisa do Rio com Itaguaí, onde também está sendo instalado o Porto Sudeste e o Porto da Marinha (Prosub - construção dos submarinos nucleares).

Soma-se aos fatos acima, a observação de que os negócios relacionados à cadeia produtiva do petróleo e gás estão cada vez mais concentrados no Rio de Janeiro, tanto pela sua própria natureza, pela localização da sede da Petrobras, e até pela equidistância entre as Bacias de Campos e Espírito Santo com a Bacia de Santos.

O blog voltará a tratar do assunto.

Veja abaixo o mapa dos estado do Rio de Janeiro com identificação das regiões e municípios fluminense, onde se pode ver a área dos municípios de Rio Bonito e Cachoeiras de Macacu, ainda localizados na Região da Baixada Litorânea (antiga Região dos Lagos):


 

Um comentário:

Anônimo disse...

Com essa integração, esses 2 municípios, faram jus ao direito de integração no bilhete único então........