terça-feira, fevereiro 04, 2014

Bacia de Campos reduz participação na produção nacional de petróleo

Em 2010 a Bacia de Campos respondia por 85,5% da produção nacional de petróleo. Com os números fechados de 2013 pela Agência Nacional de Petróleo (ANP), a participação da Bacia de Campos caiu para 76,6%.

Em 2010 dos 30 poços com maior produtividade todos estavam na Bacia de Campos. Em 2013, onze deles estavam na Bacia de Santos, enquanto os outros dezenove continuavam situados na Bacia de Campos.

A queda na produção na Bacia de Campos se deve ao esgotamento natural de alguns campos. Atribui-se também a redução percentual da produção na Bacia à diminuição dos investimentos e ao deslocamento das sondas de perfuração que apuram novas reservas para outras áreas do litoral brasileiro.

Segundo indicadores ainda a ser apurados esta redução proporcional da produção na Bacia de Campos já reflete na redução do número de postos de trabalho na principal base da bacia em Macaé. Diversos trabalhadores terceirizados vem sendo dispensados por empresas contratadas pela Petrobras.

Apesar disto, é na Bacia de Campos onde se tem hoje a maior parte da produção do pré-sal no país. Em dezembro passado, a produção do pré-sal na Bacia de Campos alcançou um volume total de produção 422,1 mil barris de óleo equivalentes por dia de óleo e gás.

2 comentários:

Anônimo disse...

Por favor Roberto, solicitamos ajuda para uma denúncia em face da Ampla na localidade de Atafona. É que desde ontem ao meio dia que um poste caiu na esquina da Rua Capitão Nelson Pereira, com fios de alta tensão expostos ao nivel do chão. Contatos feitos com a empresa por volta de 13:00h E NADA ! Impressiona a forma como essa empresa trata os interesses dos consumidores e em geral da própria população. Nem sequer um aviso no local para a presença dos tais fios de alta tensão! Por onde andam as agências reguladoras criadas para defender os interesses da população frente a descasos como esses ? Socorro !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Roberto, creio que haja um equívoco em relação ao valor produzido do "pré-sal" da Bacia de Campos. Não tenho dados precisos, mas este número é próximo ao volume total do pré-sal. Em relação ao volume geral na Bacia de Campos vale ressaltar que a queda seria ainda maior se considerasse apenas a parte da Bacia de Campos situado no estado do Rio, já que hoje parte considerável da produção dessa Bacia vem do Sul do Espírito Santo.