quarta-feira, fevereiro 26, 2014

5,2 milhões de barris de produção de petróleo em 2020

Abaixo matéria do Valor Online que trata além das mestas de produção de petróleo & gás, também traz previsões e prazos para as refinarias (conclusão de obras) da Rnest (Abreu Lima) em Suape, Pernambuco e Comerj, em Itaboraí, RJ. Além disso, a matéria reproduz as informações da estatal sobre licitação para construção das duas refinarias Premium I e II, respectivamente no Maranhão e Ceará, junto aos portos-indústria de Itaqui e Pecém.

Produção de petróleo será de 5,2 milhões de 


barris/dia nos anos 2020

Por Marta Nogueira, Rodrigo Polito e Cláudia Schüffner | Valor
SÃO PAULO  -  A presidente da Petrobras, Graça Foster, em teleconferência com analistas na manhã desta quarta-feira, afirmou que a empresa prevê que a produção média de petróleo do Brasil, incluindo a de outras companhias, será de 5,2 milhões barris/dia entre 2020 e 2030. 
Segundo a executiva, a previsão está muito próxima da estimativa do Departamento de Energia dos Estados Unidos da América (DOE, na sigla em inglês) que prevê que o Brasil produzirá 5 milhões de barris por dia de petróleo entre os anos de 2020 e 2030.
Graça Foster lembrou ainda que o DOE trabalha com a estimativa de o Brasil alcançar a produção de 6,6 milhões de barris ao dia em 2035. Caso essa projeção se confirme, o país poderia se tornar o sexto maior produtor de petróleo do mundo naquele ano, afirmou.  
Petrobras terá trabalho forte de reestruturação do portfólio de exploração e produção internacional, afirma Graça Marta Nogueira, Rodrigo Polito e Cláudia Schüffner De Rio
A presidente da Petrobras, Graça Foster, afirmou há pouco que a empresa terá um trabalho "muito forte" de reestruturação do portfólio de exploração e produção (E&P) internacional. Ela destacou que a companhia busca atuar na sustentação do suprimento de gás da Bolívia para o Brasil e na busca por gás não-convencional na Argentina e Estados Unidos.
A previsão da empresa para a produção média de óleo da Petrobras no exterior, entre 2013 e 2020, é de 123 mil barris de petróleo/dia. Já a média prevista para o período 2020-2030, no exterior, é de 267 mil barris de petróleo/dia.
Graça também destacou que estão previstos investimentos por meio de participações em oportunidades exploratórias na América Latina, na África e nos EUA, notadamente a partir de 2019.
Segundo Graça, não há como reverter indicadores de dívida em 2014. "O ano de 2014 é um ano dado, um ano posto", afirmou a executiva.
Segundo ela, os indicadores de alavancagem e de dívida líquida sobre lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) vão ultrapassar os limites em 2014. Graça, porém, disse que os indicadores estão sendo acompanhados pelo conselho de administração da empresa. A meta é readequá-los em 24 meses.
A presidente da Petrobras afirmou ainda que o plano de negócios 2014-2018 tem necessidade anual de captação líquida de US$ 1,1 bilhão. O valor, segundo Graça, é menor do que o estimado no plano anterior, da ordem de US$ 4,3 bilhões.
Rnest
A presidente da Petrobras, Graça Foster, afirmou há pouco que a primeira unidade de refino da refinaria Rnest (ou Abreu e Lima), em Pernambuco, deve entrar em operação no quarto trimestre deste ano. Já a operação da segunda unidade de refino está prevista para o segundo trimestre de 2015. 
Ainda segundo a executiva, as refinarias Premium I (MA) e II (CE) serão licitadas neste ano. O início do processo de tomada de preços está previsto para abril. No caso da refinaria Premium I (CE), o projeto deve entrar em operação em 2018.
O Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí (RJ), permanece previsto para 2016, entretanto, Graça Foster não especificou o mês. 
A previsão da Petrobras, segundo a executiva, é que a empresa processe 2,148 milhões barris de combustíveis por dia em 2014, 1% superior ao processamento de refino registrado em 2013. Para 2014, está previsto o refino de 908 mil barris de diesel ao dia e 480 mil barris de gasolina diários.
(Marta Nogueira, Rodrigo Polito e Cláudia Schüffner | Valor)

Nenhum comentário: