quinta-feira, fevereiro 13, 2014

Petrobras Socioambiental

Entre o programa, projeto e proposta e a prática ainda há uma enorme distância, mesmo na Petrobras, uma empresa estatal. Basta ver a realidade dos territórios dos entornos onde há instalações da empresa.

Verdade que a empresa não pode cuidar de toas as tarefas, mas, também não pode ter foco apenas nos seus negócios e ter apenas pequenos e pontuais projetos que ficam quase que somente no campo do marketing.

É preciso ir muito mais a fundo a discussão dos problemas estruturais destas regiões, estimulando o debate político e formulação e implementação de programas e projetos mais consistentes. O caso de nossa região é emblemático para se compreender o que o blog está falando aqui.

Em quarenta anos de presença em nossa região, a empresa se restringiu a atender projetos pontuais no município de Macaé. A empresa poderia ter puxado junto com as autoridades, governo do estado (outro omisso m projetos regionais estruturantes e que também trabalha com projetos pontuais e municipais) uma discussão regional ampla e de médio prazo, sobre o território e sobre políticas supra-municiais e de integração

Veja abaixo a proposta do Programa Petrobras Socioambiental e confira o que o blog comentou acima:
PS.: Atualizado às 10:18. Para ampliar o texto.

Nenhum comentário: