terça-feira, fevereiro 18, 2014

Pesquisa eleição presidencial: Dilma venceria no 1º turno

Foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 137 municípios, entre os dias 9 e 14 de fevereiro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais. A pesquisa é do instituto MDA encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) realizada em fevereiro.

Resultados:
Dilma - 43,7%; (No levantamento anterior, de novembro de 2013, tinha 43,5%). 
Aécio Neves (PSDB) - 17%. (Em novembro, Aécio tinha 19,3%, portanto perdeu 2,3%). 
Eduardo Campos (PSB) - 9,9% (em novembro estava com 9,5%).

Portanto, por esta pesquisa, Dilma com 43,7% x 26,9% (Aécio + Campos) venceria no primeiro turno, mesmo considerando a possibilidade de outras candidaturas "menores", já que a diferença entre Dilma e a soma dos dois é quase igual a das intenções do atual segundo colocado Aécio. Este é o quadro a sete meses do pleito.

PS.: Atualizado às 12:20: Para complementar a informação sobre a pesquisa CNT/MDA. Interessante observar que 37,2% disseram que querem mudanças, mesmo com a maior intenção de votos em Dilma. Outros 37,1% querem a manutenção total ou parcial das ações de governo (25% querem a continuidade de algumas ações de governo e 12,1% querem a manutenção total das políticas da atual gestão). 

A leitura que se pode fazer disto é que uma parte significativa dos eleitores (25%) querem mudanças na ação governamental, mas, aparentemente, com a Dilma.

PS.: Atualizado às 15:38: Abaixo o gráfico elaborado pelo blog O cafezinho com a tabulação dos votos válidos da pesquisa do CNT/MDA. Lembrando que para esta tabulação são eliminados só votos brancos e nulos, considerando o universo de 100% como a soma das intenções de votos nos candidatos.


2 comentários:

Anônimo disse...

Poxa, pelo visto, ainda vai demorar para termos um governo de esquerda.

Unknown disse...

Cada povo tem o representante que merece!!!