domingo, abril 13, 2014

Encontro de voo livre em Campos

O Morro do Itaóca é uma das belezas de nosso município. Por pelo menos três vezes subi ao morro para lá de cima ver a belíssima imagem de nossa planície. Em dias de baixa nebulosidade e mais limpo é possível ver bem mais que a área urbana e Lagoa de Cima que já nos encantam.

Nestes dias, sem queimadas, olhando na direção do mar se enxerga a Lagoa Feia e seu encontro com o litoral. Do lado sul é possível ver Serrinha e sua proximidade com Rio Preto e o Imbé.

Quem nunca foi vale a pena tirar uma manhã para este belo passeio.

Este foi o meu sentimento ao ver a foto do Roger Coutinho, publicada hoje em seu perfil no Facebook, mostrando a Área de proteção Ambiental (Apa) da Serra do Itaóca durante I Encontro de Voo Livre, promovido pelo Clube de Voo Livre de Campos.



PS.: O blog tem uma seção ao lado chamada "Álbum de Fotos" onde diversas imagens da região estavam hospedadas num provedor gratuito, que infelizmente foi retirado do ar. Lá existiam classificados por local, dezenas de fotos pouco conhecidas de nossa região, entre elas do Morro do Itaóca. 

As fotos permanecem guardadas em nosso acervo, mas, terão que ser novamente selecionadas e postadas num destes aplicativos em nuvens, mais modernos, tipo Instagram e outros. Quando tivermos tempo faremos este trabalho dos álbuns que constantemente é solicitado por leitores-colaboradores. 

Os que apreciaram a imagem do Morro do Itaóca podem ver outras postagens do blog sobre este belíssimo local, o ponto mais alto do nosso município que majoritariamente é uma planície:
AquiAqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui. Elas são de 2007, 2009 e 2011.

Um comentário:

Roger Coutinho disse...

A Serra ou Morro do Itaóca, assim conhecido (a) pelos campistas é um dos pontos mais altos da planície campista e mais próximo à área urbana da cidade de Campos dos Goytacazes/RJ, cerca de 400 metros de altura, guardando uma paisagem muito rica e exuberante pelo seu remanescente continuo de mata atlântica, seus costões rochosos e sua diversidade faunística plural. Além disso, a Serra do Itaóca tem um dos mais atrativos pontos turísticos da região, muito procurado pelos amantes do mountain bike, do parapente, das trilhas, do montanhismo e também daqueles que eternizam as paisagens em fotos (ecofotógrafos). Oferece ainda, de seu topo, uma vista privilegiada da cidade de Campos dos Goytacazes, da lagoa de Cima, da região do Imbé e da lagoa Feia, descortinando a rica e diversa paisagem da região. Transformada em unidade de conservação pela Lei Municipal Lei nº 8.424, de 27 de setembro de 2013, a Área de Proteção Ambiental WALDEIR GONÇALVES – SERRA DA ITAÓCA, já nasce com uma ideia de administração conservacionista pós-moderna, pois oferece amplas possibilidades de usos múltiplos e sustentáveis, tais como o turismo ecológico, à prática de esportes radicais, à pesquisa científica e acadêmica, tudo isso harmonizado e tendo como prioridade a conservação das riquezas naturais da região.