sábado, abril 16, 2016

Banco dos Brics aprova investimentos em energias renováveis para o Brasil

O banco dos Brics ou Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) aprovou nesta semana o seu primeiro pacote de empréstimos, no valor de US$ 811 milhões para projetos de energias renováveis.

O banco NBD com sede em Xangai (China) é operado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul como uma alternativa ao Banco Mundial e ao Fundo Monetário Internacional (FMI). chamado de multilateral afirma que quer ser um banco da economia verde com ênfase na sustentabilidade.

Segundo Paulo Nogueira Batista, vice-presidente do NBD, o Brasil ficará com uma linha de crédito de 300 milhões de dólares (R$ 1,050 bilhão) mais de um terço do total para o desenvolvimentos de projetos no setor, que será operada pelo BNDES com os primeiros desembolsos ocorrendo ainda neste ano.

Cada membro contribui com 20% do capital do banco, tendo direito ao mesmo poder de voto. Já no que diz respeito aos empréstimos, de acordo com Batista, não há cota por país, o financiamento depende da qualidade dos projetos apresentados.

A ousadia e a soberania do Brasil através da articulação e participação nos Brics e no NBD são partes da dimensão geopolítica que contribuem para os problemas políticos que enfrentamos internamente.

Questiona-se o papel de liderança do Brasil na América Latina e neste novo eixo de articulação comercial e geopolítica que trazem potencialidades que nos interessam. 

O que se pretende é a eterna dependência e submissão do Brasil aos interesses de quem pretende manter sua hegemonia e unipolaridade, determinantes geopolíticos sobre nossa a nação e nosso povo. O Banco do Brics (NBD) está apenas em fase inicial e poderá ser importante instrumento para o nosso desenvolvimento.

PS.: Se desejar saber mais sobre o Banco dos Brics (NBD) clique aqui e acesse sua página em português.

Nenhum comentário: