quinta-feira, março 12, 2009

Leitor defende o governo municipal

O blog recebeu por e-mail e decidiu publicar, um comentário do Marcelo Torres Esqueff sobre uma nota do blog do advogado Cleber Tinoco: “Prof. Roberto Moraes, ao ler no blog do Dr. Cleber Tinoco deparei-me comum conteúdo extremamente tendencioso, do tipo: "A Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima contratou sem licitação diversos serviços de artes gráficas e de locação de veículos". Senão vejamos: ao verificar (link no próprio post) a publicação, observei que todos os Processos Administrativos possuem números do tipo 300/2008; 312/2008, 400/2008; 416/2008, com datas de 26/07/2008 à 30/08/2008, portanto referentes ao ano de 2008. Gostaria que se possível, esclarecesse em seu blog que essas publicações estão sendo feitas em obediência à lei de Licitações, atendendo após consulta, uma recomendação da atual área jurídica da PMCG. O Dr. Cleber está omitindo informações verídicas aos seus leitores. No mínimo deveria esclarecer que se trata de publicações referentes à 2008 que não foram publicadas pelo governo anterior, e que portanto ferem à Lei. Sejamos justos”.

22 comentários:

Anônimo disse...

Discordo do título do post. Não acho que o leitor esteja defendendo o governo municipal. Apenas nos está alertando para o quão hipócrita e leviana pode significar uma postagem tendenciosa. Realmente trabalhar com informação não é para qualquer um. Antes de divulgar, é preciso verificar a autenticidade da informação. Para mim houve leviandade e má fé no post do Cleber. Ele não é nada bobo. é "malandro" velho.

jorge pereira

Anônimo disse...

Não quero crer que o Dr. Cleber tinoco, um homem que se diz tão justo em seus atos, tenha cometido uma acusação absurda e tão leviana como esta. Se for o caso, espero que tenha hombridade para pedir desculpas pessoalmente à Fundação e
publicá-la em seu blog.
Não entendi por que Roberto, vc tá
dizendo que o leitor defende o governo. No conteúdo do post, nada existe a respeito.

kátia

Anônimo disse...

Conheço o Roberto Moraes e o Marcelo Esqueff. Ambos são pessoas tidas como justas e boas. Daí que concluí que quem titulou o post não foi o Roberto Moraes. Ele jamais criaria um título do nada.
O Esqueff em momento algum fala sobre governo A ou B. Alguém respondeu pelo Roberto. E respondeu mal.

Marco Aurélio Soares

Anônimo disse...

Meus caros,

A revolta com qualquer questionamento que se faz a atos do governo, mostram a visão totalitária que caracteriza um determinado grupo político.

Sair acusando de leviano, hipócrita, malandro, injusto, que trabalhar com informação não é para qualquer um, etc. ao mostrar que uma nota no blog tem equívocos é característico desta turma...

Os blogs estão mesmo incomodando. Eles são a novidade da política local.

Esta metade do grupo político que se alternou no poder com sua outra metade, do Arnaldo, não está acostumada a ter que conviver com isso...

Anônimo disse...

Não to entendendo nada. Vc diz no título que o cara (marcelo) tá defendendo o governo. aonde tá escrito isso ? ele apenas tá defendendo o direito de nós leitores não aceitarmos calunias e mentiras nos blogs. O cara tá defendendo a lisura nos blogs e vc diz que ele tá defendendo governo. Foi vc mesmo que leu o email dele ? Tem certeza ? Em que ponto chegamos. O cara defende a divulgação da verdade e é criticado e ainda recebe título de defensor do governo. Será que os blogs também estão "corroídos" ?

Anônimo disse...

Ninguém pode criticar o governo municipal, nem que seja uma crítica construtiva, e às vezes sendo feita de gente do próprio governo, que aparecem inúmeros cabos eleitoriais pagos (às vezes pagos somente para isso) para desqualificar as críticas, e principalmente, desqualificar aqueles que estão criticando. A crítica em si, não é discutida e debatida. No governo passado, apesar da bagunça que era, o grupo de Garotinho batia e gritava por tudo e a toda hora, sempre tentando criar um fato e desestabilizar o governo. Era uma governo indecente e péssimo, mas pelo que temos assistido atualmente eles só sabiam mesmo era criticar. Sendo eles o governo, ninguém pode falar nada. É bom que seja dito, já são 3 meses de governo e nada ainda foi feito. Algumas creches continuam fechadas e caindo os pedaços, os postos de saúde continuam deficientes e não funcionam 24 horas, como foi promessa de campanha, a passagem a um real não é mais para todo mundo, o Portal da Transparência ainda não entrou em funcionamento, talvez eles nem sabem como fazê-lo funcionar. A única coisa de bom que o governo passado tinha, que era o Procon, este governo entrou para destruir. Mas estes cabos eleitorias tem a quem puxar. Questionado pelo péssimo desempenho (críticas que vem recebendo) que a nova secretária do Procon vem tendo, Garotinho respondeu que o povo tinha que ter paciência, porque ele tinha que dar oportunidade às pessoas. Paciência pra quê? Ao contrário das outras secretarias, o Procon funcionava, atendia às pessoas, resolvia os problemas dos consumidores. Hoje não faz mais isso, parou de funcionar. O Procon e todas as outras Secretarias são do povo, são públicas, e não da pessoa do governante, que quer dar "oportunidades" para aqueles que querem se promover politicamente. Ser oposição é muito fácil, agora ser governo que é difícil. Durante a campanha Rosinha disse que tinha muita experiência, tinha sido governadora do estado. Mas que experiência e essa que não sabe entender as críticas, que não sabe ouvir o povo. O governante tem que entender as críticas e ouvir o povo e não tentar obstruir que elas apareçam. Cléber Tinoco, assim como os outros blogueiros independentes, estão de parabéns pelo esforço de diariamente manter uma rede de informações alternativas e com possibilidade democrática de debate.

Anônimo disse...

Sr. Roberto,
Vejo que só aqui posto minhas mensagens e ela aparecem,obrigado.Postei no blog do Sr. Garotinho,mais especificamente no tópico a obcessão de Sérgio Cabral,mas ele não teve a coragem ou acho que até foi vergonha de colocá-la,ele só coloca as postagens que convém a ele ou a Prefeita.Desculpe o desabafo mas vamos lá.
Eu disse ao Sr. Garotinho,que o tempo que ele fica metendo o pau no Lula e no Sérgio Cabral,ele dê uma satisfação ao povo terceirizado,pois uma das promessas de campanha da Prefeita foi a palavra de que quem realmente trabalhava não seria prejudicado.Quem vai nos pagar,preciso trabalhar e estou com minha carteira presa na Pelucio.Eu sempre trabalhei e nunca recebi supersalário confiei na palavra dela.Hoje vejo a Sra Prefeita falando em contenção de despesas,não sei que contenção é essa que a pessoa que está fazendo o mesmo serviço que eu fazia,ganha o dobro do salário que eu recebia,só que a diferença é que essa pessoa é amiguinho(a) de uma pessoa querida dela.Bom,isso sem falar nos pedidos dos vereadores,vc sabe que muitos estão até com xérox do recadastramento de alguns que procuraram até secretarios e esses sim estão atendendo a muitos pedidos,Sr.Suledil,Roberto Henriques,Paulo Hirano,esses eu tenho certeza e vou provar.Essa é a moralização que eles tanto pregaram,fazem as mesmas coisas.Estou muito desiludido(a) com essa politica aqui em Campos,infelizmente mais 4 anos,mas tenho fé que esse grupo qdo sair não volta mais ,assim como o grupo de Dr.Arnaldo.Tenho dito.

Cleber Tinoco disse...

Em resposta aos críticos,

As críticas são bem vindas, estou sempre pronto a corrigir o que de errado disser ou fizer. O caso tem testilha, porém, não está a exigir qualquer reparo, muito menos pedido de desculpas. O fato de os processos terem sido instaurados, veja bem, instaurados em 2008, não tem o efeito de sanar as irregularidas apontadas, tampouco infirmam nossas alegações. Nossa intenção, se para alguns é tendenciosa, secreta, faço-a clara agora: contribuir para uma Campos melhor. No que tange aos extratos dos contratos, não se pode presumir que tenham sido assinados pela gestão passada, pois o processo é formado por vários atos, de modo que é perfeitamente possível que os contratos tenham sido assinados já em 2009. Mas, independentemente de terem sido firmados em 2008 ou 2009, o fato é que a fundação contratante errou ao contratar diretamente, sem licitação. O Marcelo Torres se apressou em dizer que erramos, bom, se levarmos em conta as informações novas que ele traz (de que a procuradoria recomendou a publicação destes contratos irregulares), quem deve explicar isso é a Administração Pública e os procuradores, já que a publicação resumida do contrato é condição indispensável de sua eficácia (capacidade de produzir efeitos), conforme prevê o art. 60, parágrafo único, da Lei 8666/93 (Lei de Licitações). Então se o Marcelo estiver certo, a Fundação contratante, a mesma desde a sua criação, cometeu mais um erro ao conferir eficácia a contratos nulos, sem esclarecer na publicação se tais ajustes estavam ou não de acordo com o Direito. Por outro lado, enquanto não houver publicação, o contrato não se torna vigente, obrigatório para as partes. Decerto que a publicação permite o controle dos atos e contratos da Administração Pública, mas, convenhamos, ela deve ser clara e precisa para que o cidadão não seja forçado a ver o que efetivamente não está escrito.

Anônimo disse...

Discordo do comentarista de 4:36, acho que o grupo de Garotinho não sai mais da Prefeitura de Campos, pelo menos por mais uns quatro mandatos. Se Arnaldo tivesse ganhado a eleição, aí tudo bem, Garotinho teria ficado enfraquecido, não diputaria nem a próxima eleição com o mesmo gás. Arnaldo, como é ruim e corrupto, se não perdesse o mandato no meio do caminho, perderia na outra eleição, e por um outro grupo, diferente dos dois polos que sempre diputam em Campos, talvez a tão falada terceira via. Mas, infelizmente, o que tenho a dizer é que a cidade agora tem dono, e um dono estrategista, que tem nas mãos a máquina do executivo, a maior parte da imprensa (Jornais, rádios, Tv, vários "comentaristas" pagos atuando nos blog's e vários jornalistas), manda no legislativo, e se duvidar ainda vai ganhar a eleição para o Estado.

Anônimo disse...

É amigo terceirizado, vá chorar na porta de Arnaldo Mocaiber.Se voce acreditou na Rosa foi feito de bobo mais uma vez, não adianta reclamar.

Anônimo disse...

Anônio do 4:03

Para que o Sr. fique sabendo em janeiro de 2008 no governo de Mocaiber o procon atendeu pouco mais de 900 pessoas. Em Janeiro de 2009 ja no governo de Rosinha e da nova secretária Rosângela o Procon atendeu mais de 2000 pessoas. Em Fevereiro de 2009 mesmo sem os contratados obteve um número superior ao do governo do Sr. Mocaiber. Então parente do Sr. Franklin, em 2 meses a secretária do Procon ja está dando um banho no seu ex-secretário.

Anônimo disse...

Ao anonimo das 4:03. "assim como os outros blogueiros independentes, estão de parabéns pelo esforço de diariamente manter uma rede de informações alternativas e com possibilidade democrática de debate".
Muito lindo! Muito lindo! Esta "possibilidade democrática" obrigatoriamente necessita que não faltem com a verdade, não omitam conteúdo e não induzam os leitores a formalizarem opiniões erradas e injustas.

Anônimo disse...

Temos que urgentemente criar um movimento ANTI-ARNALDO/MOCAIBER/VEREADORES e outro ANTI-GAROTINHO/ALIADOS, e pensarmos numa "terceira via", para o nosso futuro. Sair de uma LÁSTIMA, como foi a era Mocaiber, e entrar em outra, não dá mais.
Precisamos renovar o quadro depreciado da política local, pois senão vamos continuar andando de marcha ré.
NOVAS OPÇÕOES JÁ!!

Wallace Oliveira - Comitê Anti-Garotinho

Anônimo disse...

Supondo que informações públicas,
no caso postadas em blogs,devam ser verídicas,completas e informa-tivas, nota-se no post do cléber tinoco uma clara omissão das datas com clara determinação de "sujar" o nome de uma Instituição. Lembram-se daquela manchete que um jornal campista publicou durante a campanha: " Rosinha está caindo". Na verdade era uma minúscula rachadura no viaduto da ponte. Isto chama-se "sujeira"

Carlos Augusto Santos

Anônimo disse...

Agora entendo porque até agora, três meses depois de assumir a prefeitura, Rosinha nada fez. É que seus colaboradores passam a maior parte do tempo lendo e respondendo aos blogs e por isso lhes falta tempo para executarem suas tarefas.

Um médico amigo meu, plantonista do hospital Ferreira Machado, comentou que a coisa por lá anda vergonhosa. Faltam água (garrafões) e copos descartáveis para funcionários, pacientes e visitantes. Quem quiser que compre sua própria água ou morra de sede, segundo ele. Com este calor infernal, já posso imaginar o drama. Falta também material para o trabalho dos profissionais.

Isso os garotistas de plantão não comentam. Não comentam sobre o engessamento de toda a prefeitura. Nada anda. Todos os demais setores estão paralisados. Pintam meios-fios e postes de cor laranja (horrível, por sinal)e fazem disso uma festa. Pior do que a frase "Campos: minha cidade, meu amor".

A prefeita também faz festa para lançamento do cartão cidadão e de de passagem a 1 real, antes mesmo de começar um cadastramento que promete ser tumultuado. Apenas uma semana para cadastrar milheres de pessoas que, naturalmente, vão querer usufruir da medida.

Enquanto isso, as vans e carros particulares infestam a cidade com suas lotadas irregulares, invadem pontos de ônibus, desrespeitam a lei, e nenhuma medida é tomada.
Escolas começam o ano letivo sem professores, sem diretores e sem merenda escolar.

Mas os shows continuam acontecendo normalmente. É o circo, enquanto o pão não vem.

Anônimo disse...

Via cruzes para pegar uns livros no "Palacio da cultura" de campos.

Com o passar dos dias acabo desgostando cada vez mais do atual governo. Fui pegar uns livros para meus estudos no palacio da cultura,e na hora de dar baixa nos livros as funcionarias ferificaram que ha outra pessoa com o mesmo numero de minha carteira de emprestimo, falaram que minha carteirinha ja tinha passado da validade, mas como??? se na propria nao especifica prazo de validade alguma... nao esquentei muito, levei na boa, perguntei as meninas do que precisava para fazer outra pois mais tarde voltaria no centro "pra agir mais coisas" . Acho que sai do palacio 12:00 (Sol de lascar) quando voltei ja era 15:30 As funcionarias que me atenderam ja eram outras, estava com tudo em maos para fazer a carteirinha( 2 fotos e comprovante de residencia) MAS para minha "surpresa" necessitava da assinatura de uma tal de Silvia, dizendo as meninas que era a diretora... Desse ocorrido , me faço algumas pergutas...

1-Porque essa carteira esta tao dificil de se tirar?? A primeira pelo que me lembro no outro dia ja estava pronta..

2- Porque so ela "a diretor" pode assinar? Serà que o clima de desconfiança entre os "Cargos de confiança" da prefeita e os funcionarios do prefeito anterior continua...

3- Porque será que desde 12:00 até as 16:00 a Senhora Silvia ainda nao se encontrava no seu setor de TRABALHO???Poxa so ela pode assinar a bendita carteira??

4-E PELOAMOR DE DEUS!!!Poque os banheiros ainda continuam interditados?? Comentei isso com minha irma( ela trabalha como concursada pela educação em uma escola de Guarus) ela se surpreendeu com a demora, ela notou isso desde quando foi fazer aquele recadastramento geral, recadastramento feito BEM ANTES do carnaval... Vocês nao acham uma vergonha, a sede de uma secretaria, nao ter um BANHEIRO para atender as necessidades de quem utiliza( as vezes horas)os serviços da casa?

Nem to esquentando muito com esse negocio da carteira, oque me deixa triste mesmo e chegar na "Blibioteca Municipal de Campos dos Goytacazes" e so poder escolher livros das 2 primeiras pratileiras sendo que existem mais de 6 pratileiras cheinhas de livros que nao podem ser emprestados pelo orgao Público...que Sacanagem...

Bliblioteca pra Mim so a do "CEFET", ooo tempo bom, laaaa em 2003-2004 quando acabava a aula de empreendedorismo do Roberto no primeiro tempo e começava a pausa de 15 minutos, nem ia lanchar, ia la para aquela maravilhosa biblioteca garatir os livros da semana, foi la que conheci o senhor
Aldous Huxley, o grande irmao, Verne entre outros... Me perdia no Mar de livros...Good Times, rsrsrs....

E quanto a Senhora Silvia as meninas ja me informaram sobre a possibilidade de se ampliar os emprestimos de livro, abrangendo a maioria do acervo da casa.

Aguardo com alegria essa necessaria decisao da casa, pois
os livros que realmente precisava nao estavam no "setor de emprestimo".

E Roberto, que pena nao ter descoberto seu Blog desde 2004, so fui descobrir no começo do ano passado...
Abraços de Leonardo Alva!!!

Anônimo disse...

Vamos dar um desconto Rosinha esta na prefeitura apenas 47 dias(uteis,pq oque conta é dias trabalhados...),muitas cobranças,mais se esqueçerem como ela herdo a prefeitura,não da pra fazer tudo que se quer em menos de 2 meses ou se prefirir 3 meses,CAMPOS ESTA AFUNDADA DE DIVIDAS,E QUEREMOS TUDO NA HORA,DEPOIS DE UNS 8 MESES DE GOVERNO QUE DA PRA TER UM BALANÇO,E NESSES DIAS ROSINHA JÁ FEZ MUITO MAIS DOQUE MOCAIBER EM TODO SEU TEMP...

Anônimo disse...

Não entendi o que o comentarista anônimo das 5:32 quer fazer, mas se for comparar os trabalhos no Procon, da empresária Rosângela Tavares, com o servidor público Franklin Cherene, ele não deve ser morador deste município. Franklin montou um dos melhores órgãos de defesa do consumidor do Brasil, coisa que em apenas três meses a empresária Rosâgela Tavares, que nunca leu um código de defesa do consumidor na sua vida, está conseguindo destruir. Mas, se isso for pouco, basta fazer uma consulta à população para saber quem é Franklin Cherene. Quanto à insinuação de que eu possa ser um parente de Franklin em sua defesa, não posso dizer o mesmo de você com a Rosângela Tavares, pois todos os parentes dela, se estiverem cumprindo a carga horária, devem estar agora trabalhando no Procon.

Anônimo disse...

Ao comentário, réplica, referente ao PROCON onde é feita uma comparação entre a gestão anterior do Sr. Franklin Cherene e da atual da Srª Rosangela, penso que deve estar havendo um grande equívoco, pois a atual secretária é uma empresária também, e nesse somatório de 2000 pessoas deve estar se contabilizando os seus clientes. O que quero dizer é que não há como se comparar, aliás basta somente ver o que a opinião pública diz. É uma questão de raciocínio, pois como pode um órgão como o PROCON, desfalcado em virtude do fato dos terceirizados, sem o Sr Franklin e sua equipe, e a atual secretária que não tem a mínima capacidade intelectual para estar à frente do órgão, eu disse a mínima condição para estar no cargo em que ela ocupa, estar a frete em números de atendimentos realizados? Tal informação é inverídica, sem falar na qualidade dos trabalhos. A atual secretária não está cumprindo o TAC como deveria, não está dando prioridade aos antigos funcionários, ela está preenchendo os cargos com parentes e pessoas que trabalharam e trabalham para ela, deteriorando um órgão que seria o único de respeito neste município tomado pela corrupção.

Anônimo disse...

É inaceitável a comparação entre Rosangela Tavares e Franklin Cherene. Durante a transição saiu um boato de que Rosinha ia acabar com o procon, mas como a população não gostou, dizem que colocariam a Rosangela para ir diminuindo a secretaria aos poucos, até por fim fechar. Parece que é verdade, o tempo de atendimento diminuiu, o procon está dando senhas para atender só até 2 horas da tarde e a Rosangela, como é empresária estaria cortando algumas funções até fechar o procon. O povo já está reclamando, porque Rosangela não sabe nada de defesa do consumidor e por isso nem atende as pessoas como Franklin fazia.

Anônimo disse...

Só pode ser piada comparar Rosangela Tavares com Franklin Cherene. Franklin é um exemplo para nossa cidade. Rosangela Tavares não sabe nem onde ela está. Ela não sabe nem o que significa um Procon. Se tiverem dívidas perguntem a ela.

Anônimo disse...

Sou de Macaé/RJ e a uns meses atrás precisei dos serviços do Procon de minha cidade, pois era titular dos serviços de uma TV a cabo e queria o cancelamento do serviço, pois estava de mudança para Campos/RJ. No Procon de Macaé não obtive êxito no cancelamento do serviço, ao chegar em Campos resolvi levar o caso ao Procon da cidade e fiquei extremamente satisfeito com o atendimento prestado e com o êxito na resolução do meu caso. Tudo isso foi em outubro de 2008. No início de fevereiro deste ano tive um problema com a operadora do meu celular, fui ao Procon de Campos para que meu caso pudesse ser solucionado, pra começar não pude ser atendido pois não havia mais senha, no dia seguinte consegui ser atendido, mas meu problema não foi resolvido e senti que o Procon não é mais o mesmo, não senti firmesa no atendimento. Estava eu aqui lendo as postagens sobre o assunto e me perguntando, mas parece óbvio que tudo isso se deve ao fato da nova administração. Com o problema que tenho agora com a operadora do meu celular, vou ter que recorrer à justiça e será que vai ser sempre assim? Prefeita Rosinha, salve o Procon de Campos!