domingo, março 29, 2009

Serena, mas com um bracinho...

A tenista americana número 1 no mundo, Serena Williams, segue carreira com desempenho que pode ser explicado pela sua exuberante força física. Foto: Rhona Wise/Efe.

3 comentários:

Prof. Isaac Esqueff disse...

Prof. Roberto Moraes e amigos do blog:

Compleição física questionável para uma tenista.

Será que o doping invadiu o tênis também?

Vejam artigo pertinente ao assunto em:

http://www.tenisnews.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=21439


Obrigado pela atenção.

Jornalista_desempregado disse...

meu comentario é passivel de alguns erros, haja visto que a informaçao que citarei, obtive de uma materia antiga sobre as "irmas Willians", mas é válida (e impressionante).

Quando da sua chegada à liderança da Associaçao de Tenistas Profissionais (ATP), tornando-se a primeira negra a tal feito, Serena teve ampla divulgaçao na mídia, juntamente à sua irma, Venus. O interessante da história é que elas foram "projetadas" para isso.

Contou a reportagem da ESPN à epoca que o pai das tenistas, impressionado com os volumosos premios oferecidos nos circuitos de tenis, resolveu fazer (literalmente!) duas atletas. Sua obsessao era tanta que calculava o tempo ideal de diferença de idade entre as duas a fim de que pudessem competir tambem nas duplas. Focou sua vida em faze-las apaixonadas pelo esporte, trabalhando desde pequenas o fortalecimento muscular (nao so para o desenvolvimento correto, como tambem para evitar contusoes que "comprometessem o investimento", digamos assim.

Sua primeira premiaçao (e isso ela conta com orgulho, dizendo ter a copia do cheque ate hoje), fora em 95, ano de sua profissionalizaçao. Ela recebeu 250 dólares por ter vencido um torneio nos EUA. Desde entao, Serena faturou 23 milhoes de dolares (somente em premios) e sua irma Venus, a "mixaria" de 18 milhoes de dólares.

Ah! Vale lembrar que elas ganharam medalha de ouro nas Olimpiadas de Sidney e Pequim, tanto no individual como nas duplas.


É um caso impressionante, que nunca falhou-me a memoria de tão perplexo que fiquei com a postura deste pai. Seria ele um "apaixonado pelo esporte" ou "explorador de criancinhas"? Se a moda pega... sei nao...

E antes que clamem por novas leis: a legislaçao brasileira PROIBE que menores de 18 anos participem de competiçoes que envolvam premiação em dinheiro (trofeus e medalhas tudo bem).

Ja vimos casos parecidos no futebol (Alexandre Pato, hoje no Milan, é um deles). Mas investir em duas de uma vez... e com tanto retorno... é realmente uma "grande sacada".

Abraços a todos.

Raskolnikov disse...

O conhecimento biológico, notadamente de matriz evolucionista (viva Darwin!), nos informa que o dimorfismo (tamanho, força, etc) entre os gêneros masculino e feminino atende a uma finalidade reprodutiva. Levando em consideração as mudanças comportamentais causadas pela transformação cultural e pela própria aplicação do conhecimento científico (por ex: na medicina esportiva), é plausível imaginar um futuro recente de dimorfismo menos diferenciado. Ou seja, o processo de isonomia física entre homens e mulheres só está começando...
Saravá misifio