quinta-feira, março 12, 2009

Cleber Tinoco responde

O advogado e blogueiro Cleber Tinoco repondeu ao questionamento feito em nota abaixo, pelo Marcelo Torres Esqueff: Em resposta aos críticos, As críticas são bem vindas, estou sempre pronto a corrigir o que de errado disser ou fizer. O caso tem testilha, porém, não está a exigir qualquer reparo, muito menos pedido de desculpas. O fato de os processos terem sido instaurados, veja bem, instaurados em 2008, não tem o efeito de sanar as irregularidas apontadas, tampouco infirmam nossas alegações. Nossa intenção, se para alguns é tendenciosa, secreta, faço-a clara agora: contribuir para uma Campos melhor. No que tange aos extratos dos contratos, não se pode presumir que tenham sido assinados pela gestão passada, pois o processo é formado por vários atos, de modo que é perfeitamente possível que os contratos tenham sido assinados já em 2009. Mas, independentemente de terem sido firmados em 2008 ou 2009, o fato é que a fundação contratante errou ao contratar diretamente, sem licitação. O Marcelo Torres se apressou em dizer que erramos, bom, se levarmos em conta as informações novas que ele traz (de que a procuradoria recomendou a publicação destes contratos irregulares), quem deve explicar isso é a Administração Pública e os procuradores, já que a publicação resumida do contrato é condição indispensável de sua eficácia (capacidade de produzir efeitos), conforme prevê o art. 60, parágrafo único, da Lei 8666/93 (Lei de Licitações). Então se o Marcelo estiver certo, a Fundação contratante, a mesma desde a sua criação, cometeu mais um erro ao conferir eficácia a contratos nulos, sem esclarecer na publicação se tais ajustes estavam ou não de acordo com o Direito. Por outro lado, enquanto não houver publicação, o contrato não se torna vigente, obrigatório para as partes. Decerto que a publicação permite o controle dos atos e contratos da Administração Pública, mas, convenhamos, ela deve ser clara e precisa para que o cidadão não seja forçado a ver o que efetivamente não está escrito. PS.: Atualização 13-03-09 - 16:52 - Correção solcitada pelo Cléber: "Roberto solicito que corrija o texto da minha resposta ao Marcelo Torres. O trecho corrigido está em negrito: "As críticas são bem vindas, estou sempre pronto a corrigir o que de errado disser ou fizer. O caso em testilha, porém, não está a exigir qualquer reparo, muito menos pedido de desculpas". Abraço, Cleber Tinoco".

8 comentários:

Anônimo disse...

Pois é Dr. Cleber Tinoco, não dá pra entender essa gente. Se a coisa foi feita irregularmente no governo anterior, porque a mantiveram? Os tais shows superfaturados no governo de Mocaiber, por exemplo, eram irregulares e o próprio presidente da fundação Cultural Jornalista Osvaldo Lima determinou a suspensão dos pagamentos dos mesmos. Por que não tomou também as mesmas medidas em relação às contratações feitas sem licitação? E agora vem esse povo com essa conversa pra boi dormir.
E tem mais: dona Rosinha precisa "amestrar" seus seguidores para que aprendam a lidar com as críticas. Até o ano passado eles foram pedra, agora são vidraça. Que se acostumem. Ou pretendem levar os quatro (?) anos choramingando? Vê-se que essa gente não sabe mesmo o que é política, que nada mais é do que a arte de bater e apanhar. E engolir sapos. E mais tarde sentarem-se à mesma mesa e dividir a garrafa de uísque. É o que temos visto com esses politicozinhos de Campos. Exemplos? Alguns vereadores e o deputado Wilson Cabral, que se locupletaram de um lado e se bandearam para o outro.

Anônimo disse...

Acho que o Dr Cleber Tinoco se enganou com relação as datas.
Obvio que a mudança da datas(e de governo)configura o post.
O uso do enganei-me, resolveria o problema.
Aliás o mesmo deixaria e existir !

Anônimo disse...

TESTILHA, WHAT????

Anônimo disse...

Testilha = discussão, o caso cabe discussão, como aliás, tudo cabe debate, quando se há conteúdo e opiniões divergentes em relação ao mesmo tema. voltando à vaca fria: a palavra testilha, tem sentido de discussão.

Anônimo disse...

É recomendável que, em caso de dúvidas quanto à acepção de palaávras, se dê uma olhada no dicionário, antes de perguntar. É para isso que dicionários existem. Se não tiver algum em caso, na Internet se acha vários para consulta. Evita-se, assim, testilhinhas desnecessárias, interferindo na testilha principal.

Anônimo disse...

Parabéns Cléber Tinoco! Não se deixe levar pela pressão que vão fazer, continue independente e sempre atento nas irregularidades e incompetências que os secretários da Rosinha vão aprontar, pois pelo time que está aí, isso não vai faltar.

Anônimo disse...

Este Marcelo Esquef é mal e ducado acima de tudo, perde tempo com ele... Aff

Anônimo disse...

Testilhas à parte, vale a pena ler o tópico postado pelo Professor Roberto Moraes, onde Avelino Ferreira retruca o Dr. Cleber Tinoco e seus respectivos comentários, extremamente esclarecedores.