sábado, maio 16, 2009

E o reboque?

O blog recebeu de um de seus leitores sempre atento:
"Estaria a empresa Pátio Norte Parqueamento, a responsável pelo depósito público municipal, preparada para ser fiel depositária deste veículo?"

4 comentários:

Jornalista_de_Guincho disse...

Se for rebocar todo carro que comete infraçao, martins laje vai ter que fazer "rodizio" de placas de carros que nem sao paulo, pra caber todo mundo hehehehehehe

Anteontem, estava eu na Pelinca, quando por volta das 11h, uma cena similar a um "arrastao" acontecia: 3 caminhoes guincho iniciaram a "varredura" pela avenida. Quem correu, ainda conseguiu salvar o seu. Mas teve muita gente que tá pagando nova garagem por displicencia ou desatençao.

Ha quem reclame da falta de sinalizaçao (vertical), mas sabido é por todos que tiraram habilitaçao que, há a sinalizaçao horizontal. Quando a faixa pintada proxima ao meio fio é amarela, o estacionamento é proibido (e com a branca, permitido). Então, nao tem muita desculpa nesse caso.

A EMUT antes atropelava o codigo de transito e ate hoje temos carros estacionados do lado esquerdo da pista (o que é um completo absurdo) para que nao se perdessem vagas por razoes de pontos de taxi e onibus ao longo da cidade.

O que ganhamos com isso, alem de mais algumas vagas, foi esse transito bizarro, pois, se vc vai estacionar, irá dirigir-se para a pista da esquerda (que era pra ser a mais rapida). Assim, quem quer andar, fica na direita (que é ocupada por veiculos lentos, onibus e caminhoes) e quadno vai pra esquerda, tem q aturar o da frente que quer estacionar.

ê cidade... quem tinha que organizar foi o primeiro a tumultuar.

PS: o dono do restaurante que estava, confessou-me que ha um movimento dos bares e restaurantes da Pelinca para que seja feito uma reuniao a fim de que nao cause prejuizos diversos aos estabelecimentos em virtude do medo dos consumidores de sair de casa de carro.

Ele fez um comentario bastante interessante: a prefeitura (leia-se o Estado, cmo um todo) quer que as pessoas respeitem a sinalizaçao e o local correto de estacionar. Mas nao dá ao cidadao segurança para isso. As ruas e vielas que servem de estacionamento alternativo, sao ocupadas por flanelinhas suspeitos, que cobram preços exorbitantes pela vaga publica e que ainda sao mal iluminadas, permitindo a açao de marginais.

Se é pra fazer, que dê condiçao de que se faça direito. E isso é fato.

Eloah. disse...

Caro Professor,
Posso ver, pelas atualizações, que o senhor está online neste momento, então se puder, gostaria que me informasse uma coisa:
Trabalho num estabelecimento em frente ao paredão do CEFET (ou IF), na Avn.28 de Março. Como é sabido, na Avn. inteira não temos lugar para estacionarmos, como devemos agir para não sermos multados????
Desde já, agradeço pela informação.

Roberto Moraes disse...

Cara Eloah,

Infelizmente não vejo jeito para as ruas de grande movimentação e pouco espaço. Não há como liberar estacionamento que assim ficaria apenas para as ruas próximas secundárias em relação às vias principais. Infelizmente é assim nas áreas urbanas mais movimentadas de qualquer cidade.

Por isso, que em alguns casos o transporte coletivo deve ser a situação e, para isso ele precisa ser, mais que barato, de qualidade, com horários variados e de frequência regular. Por aqui, estamos longe de muitas destas exigências.

Também é possível perceber que o planejamento urbano do passado tem muitos equívocos que se refletem no caos atual.

Esta situação deveria levar os gestores atuais a pensarem de forma mais cuidadosa o planejamento futuro.

Sds.

Eloah. disse...

Agradeço pela resposta.
E concordo com o senhor, mas infelizmente, não sei qdº que esse "planejamento" irá acontecer, acho que bemmmm no futuro msm.
Enquanto isso ...