domingo, junho 10, 2007

Mais duas dos jornais de hoje

1) A mudança que o ministro da Saúde, Temporão, quer fazer na gestão dos hospitais no país.
Comentário do blog: este blogueiro paga para ver os médicos aceitarem. Sem trocadilho cafajeste vai levar um “tempo grande” para a coisa ir em frente. 2) O fato do PSDB nacional dizer que seu melhor candidato a prefeito para a cidade de São Paulo é Geraldo Alckmim. Comentário do blog: O PSDB com assim confirma sua estratégia de estar preocupado, apenas com os paulistas. No país inteiro, ou melhor, no mundo todo, o normal é o político crescer na carreira, de vereador, prefeito, deputado, governador, etc. No caso do PSDB, o sujeito é candidato a presidente da República para, na verdade, disputar com maiores chances, a prefeitura de São Paulo.

2 comentários:

Quasepoesia disse...

Roberto
A respeito de seu comentário sobre as modificações propostas pelo Ministro da Saude, eu não entendi porque "os medicos" não vão aceitar estas mudanças quando, em sua maioria, são funcionários que vivem de seus serviços enquanto os grandes lucros da saude vão para as mãos dos fornecedores, dos administradores, dos prestadores de serviço e ate, pasme, das funerárias...
Medicos?
Ganham o que fazem e os que tem a temer não são a classe inteira ne?
:)

Roberto Moraes disse...

Olá Dr. Luiz Alberto ou Luizinho,

Você tem razão quando argui, que não é a classe inteira. Porém, quando faço a provocação, não tenho como não generalizar, embora, reconheça as exceções.

O que me espantou positivamente, mas, ao mesmo tempo me fez duvidar da viabilidade da implantação é que a proposta do ministro é uma mudança muito profunda.

Eu tendo a achar que é por aí. Eu não acredito em mais dinheiro no setor. Campos para mim é um exemplo. Este ano tem-se R$ 374 milhões no orçamento da saúde. Um valor equivalente, a pelo menos, dez vezes, todo o orçamento de prefeituras vizinhas, como de Conceição de Macabu.

É um orçamento monstruoso que deveria estar provocando alterações mais que perceptíveis para a população. Porém, desconfio que estejamos muito longe disso e cada vez, os mais de 30 programas da secretaria de saúde do município precisam de mais dinheiro e...

Vejo que o Ministro está mexendo em questões que precisam ser mexidas. Algumas são prioritárias outras, nem tanto. Para quem trabalha não vejo problemas, ao contrário.

Já passei da fase de achar que é possível tratar igualmente servidores que se dedicam ao trabalho de forma tão desiguais.

Muitas vezes, o gestor fica de mãos atadas e refém de uma turma que se "encostou" no serviço público para ganhar dinheiro no setor privado, que vive e ganha mercado porque o setor público é ineficiente.

O que falo para a área de saúde pública compreenda da mesma forma, para a área onde atuo que é a educação.

Algumas mudanças dependem de se balançar a roseira. Torço para que as mudanças avancem, porque o nosso povo que é para quem estas políticas públicas são, ou deveriam, ser voltadas precisam muito da melhoria destes serviços.

Tenho certeza que este avanço pode estimular os bons profissionais.

Gde. abraço,
Valeu pelo comentário,