segunda-feira, junho 18, 2007

Novas tecnologias avançam nas usinas de SP

Além do corte mecanizado da cana-de-açúcar, de novos tipos de canas, do avanço na irrigação, no setor de beneficiamento na parte industrial, o setor dá grandes salto com a absorção de novas tecnologias que reduzirão em até 15%, o custo da produção do álcool com eliminação de etapas do processo de destilação.

Alguns grupos industriais consorciados com universidades prevêem, para dentro de 5 anos, a obtenção do álcool a partir do bagaço da cana com o uso da chamada tecnologia de hidrólise que produzirá em larga escala, o chamado etanol celulósico. Além de usinas, a Dedini, conhecida empresa produtora de equipamentos para a destilação do álcool e até a Petrobras participam do projeto e apostam que os pesquisadores da Unicamp poderão viabilizar até antes do prazo de cinco anos esta nova produção. Veja mais detalhes aqui.

PS.: Na imagem acima, o bagaço que hoje em SP é aproveitado par a geração de energia elétrica e por aqui é queimado nas caldeiras. Veja abaixo a imagem da parte industrial de uma usina paulista com alto grau de automação e inovação tecnológica.

Nenhum comentário: