segunda-feira, junho 25, 2007

Seminário Etanol: do norte fluminense ao mercado global



O Seminário é um evento proposto pela Petrobras e que visa discutir ações de integração do setor sucro-alcooleiro local com as demandas do mercado global, especialmenteo asiático. Apesar deste aceno local, a Petrobras está investindo no setor fortemente, mas na região centro-oeste e e Minas Gerais. Em um destes projetos a Petrobras investirá US$ 1 bilhão em apenas 5 usinas. Outros US$ 1,5 bilhão será posto na logística de escoamento do etanol com alccoldutos que ligarão as unidades industriais até os portos. Diz-se que o diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa tem projetos para incluir as 5 usinas locais no projeto do chamado Complexo Bioenergético (Cbio).

Bom será se além da questão do mercado, da logística de transporte e da tecnologia de produção do etanol, a discussão avance para a sustentabilidade social e ambiental para as regiões que tiverem grandes áreas ocupadas pela matéria-prima do etanol. O que estará previsto como alternativa, para a mão-de-obra, quando a mecanização avançar para a maioria da colheita da cana? Qual o projeto para os pequenos produtores? Como será a consorciação com o biodiesel nos projetos para a região?

Infelizmente em grande parte do horário previsto entre 08:30 até as 13 horas estarei fazendo uma palestra em Furnas. O evento terá transmissão ao vivo para o auditório da Petrobras no Rio de Janeiro e em um dos auditórios do Cefet Campos. Se você possuir banda larga, na sua ligação à internet conseguirá assistir aqui na TV O Dia todo o seminário. Aqui você pode ver a programação completa com assuntos e debatedores no Rio e em Campos. Ainda sobre o assunto leia aqui uma entrevista com José Walter Bautista Vidal, físico, considerado por alguns como o "pai" do Proálcool.

Atualizado às 22:44:
Sobre o mesmo assunto, mas referindo-se ao crescimento da área agricultável em cana-de-açúcar, que o interior paranaense está vivenciando, José Dirceu, assim como este blogueiro vem fazendo, também alertou hoje em seu blog:

“Não resta dúvida de que é preciso fazer já um zoneamento agrícola em todo pais e regular essa atividade agrícola. Exigir compensações ambientais, como reflorestamento, preservação das matas ciliares, e compensações sociais e de infra-estrutura para as cidades que estão recebendo as novas centrais ou usinas sucro alcoleiras ou apenas produtoras de etanol e energia. Não podemos deixar esse crescimento ser espontâneo e sem regulação, ele é perigoso do ponto de vista social e ambiental.”

Nenhum comentário: