segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Buraco, bunda suja e obras biodegradáveis

O Abandono não é um lamento individual, mas tem que ter seus causos contados Eu não reclamaria se fosse um acontecimento casual, e se eu não tivesse lido neste final de semana, nos jornais locais que o projeto Cara Nova já estava dando os primeiros resultados, sendo uma das primeiras iniciativas, o recapeamento asfáltico das vias mais usadas da cidade, entre elas a avenida 28 de março. Pois bem, neste domingo por volta das 21 horas, este blogueiro com seu carro seguia na avenida 28 de março, no sentido do centro ao Jóquei, quando, um pouco antes da TV Record, seu carro bateu num buraco coberto de água. A pancada seca diferia da chuva que caía. Andei menos de 200 metros e tive que usar a praça exatamente em frente à TV para trocar o pneu perdido junto com a roda amassada. Nada demais. Apenas um prejuízo material, qualquer coisa parecida com o valor do IPTU, a ser pago em breve. Sob a chuva escaldante e uma iluminação precária, este blogueiro recebeu a oferta de dois motoristas que se dispuseram a ajudar. A solidariedade do nosso povo parece que ainda insiste, em não fugir de medo, dos esquemas dos bandidos mais ousados que por aqui já aportaram. Apesar do pouco jeito, a troca foi efetuada num tempo razoável, mas suficiente para este blogueiro ouvir o comentário de uma criança que passava na calçada junto do seu pai dizendo que, só hoje, ela já havia visto muitos carros com os pneus furados, por conta deste mesmo buraco, perto da padaria na avenida 28 de março. O Murilo Dieguez coordenador do programa Cara Nova tem razão quando diz que é preciso atacar a questão da qualidade das obras feitas em nosso município. Não há necessidade de ser técnico e especialista, para saber que operação tapa buracos é paliativa, mas, cá para nós é muito pouco tempo entre conserto e estrago, numa cidade em que tudo enquanto é serviço contratado pela prefeitura custa tanto dinheiro. Continuo torcendo para que as coisas mudem e que Murilo não precise “juntar os paninhos de bunda e sair”. Por enquanto, quem está com os paninhos de bunda sujos é o contribuinte, que além trocar pneus, anda cansado de esperar.

4 comentários:

Blog Vitor Longo disse...

Amigo Roberto,
Inicialmente eu lamento o episódio acontecido com seu carro. É, algo que, no meu interior, enseja um certo sentimento de revolta com todo esse descaso e desgoverno.

Concordo com o Murilo quando ele fala sobre cobrança na qualidade das obras e dos serviços prestados, por conta do Projeto Cara Nova. Mas, pelo que ele deixou transparecer, pelo menos para mim, foi um crítico sagaz do governo municipal, o qual neste momento faz parte com poderes de super-secretário. Finalizou sua entrevista afirmando, que se o projeto não der resultados pula fora, como quem diz "Não aceito corpo mole nem sacanagens".

Quanto mais lia sua entrevista, mas o via juntando seus panos de bunda.

Quero deixar bem claro que torço para o amigo, de longa data, Murilo. Peço a DEUS que o ilumine e o abençõe, para fazer um trabalho do jeito que ele quer fazer.

Mas o meu olhar em relação a entrevista, foi de uma entrevista com recheios de críticas, de terrorismo e de auto-suficiencia. Muito embora tenha afirmado que precisará do apoio irrestrito do prefeito, a quem intitula "maestro" do Projeto Cara Nova. Com certeza, "futucou onças com vara curta".

Anônimo disse...

Ilustre Professor, sou um leitor diário do seu Blog e vou contribuir com o seu democrático espaço relatando o que aconteceu comigo. É lamentável a mentalidade dos administradores públicos de nossa cidade, e vou fazer uma pergunta e logo depois eu mesmo darei a resposta. Por qual motivo essas obras de reparo ou melhor tapa buraco estão sendo feitas no horário de pico do trânsito e não no período noturno após ao horário de pico do trânsito? Resposta: Pelo fato de que a obra feita de dia, dá visibilidade de que estão fazendo alguma coisa. Professor, se eu estiver errado ou equivocado, fique a vontade para corrigir meu comentário. O meu prejuízo com este mesmo buraco,sou motociclista e não motoqueiro, foi ainda maior, foi de 9 vezes o valor do meu IPTU, fora o passeio na ambulância do Corpo de Bombeiros, o atendimento foi de primeira, fui tentar me proteger de uma manobra dessas vans piratas que mais parecia uma sucata na tentativa de chegar na frente do coletivo no ponto, moto pesada, grande, não tive sorte, topei com o buracão e pimba. Fica o protesto com dedos quebrados e alguns ralados. Um grande abraço....

xacal disse...

Dom Roberto, "o pessimista"...

Meu caro,não enxergas a política de incentivo ao setor de reparos e serviços em material rodante pneumático, popular borracharia...

É tudo planejado...cara pálida...

Além de incentivar a citada atividade, desestimula o uso de veículos particulares...

Xacal...janela-voz não autorizado...

Roberto Moraes disse...

Aos comentaristas,

Agradeço pelos comentários.
Em especial e duplamente, ao comentarista anônimo, vítima maior do mesmo buraco na avenida 28 de março.

A exposição da sua opinião ajudou a reforçar que não se trata de questão individual. O abandono atinge a todos e de forma mais cruel, que aqueles que não atingidos apenas através do prejuízo material.

Por coincidência, o jornal Monitor Campista, na página 2 da edição de ontem trouxe:

"Coisa absurda
Em plena Avenida 28 de Março, quase em frente a um posto de combustíveis na esquina da Rua Benedito Queiroz, no Turfe Clube, um buraco relativamente fundo fez estragos em pelo menos dez carros no último sábado. Alguns motoristas perderam não só o pneu, rasgado pelo buraco, mas também a roda. Os moradores, com medo de que algum acidente grave aconteça, colocaram um pneu próximo para alertar os motoristas que passam numa das mais movimentadas vias de Campos". Junto foi publicada uma foto da Silva Rust mostrando o tamanho do buraco que você poderá ver aqui:

http://www.monitorcampista.com.br/pagina.html?materia=17701&edicao=478&editoria=2

Enfim, a minha solidariedade e o desejo que se restabeleça breve e completamente.

Agradeço também pela visita frequente ao blog.

Abs,