terça-feira, setembro 22, 2009

Seminário: Ensino Religioso - Desafios e Perspectivas na Pós-Modernidade

Atendendo a pedido do professor e blogueiro Kauê Martins o blog divulga abaixo a programação do evento previsto para ocorrer entre 28/09 e 02/10 no Teatro de Bolso Procóprio Ferreira em Campos:
PS.: Para ver a imagem em tamanho maior clique sobre ela.

19 comentários:

Anônimo disse...

Que absurdo....
Ensino religioso em escolas publicas ?!?!
Que religiao ? Pensei que viviamos num estado laico. Ensino religioso eh para ser feito em igrejas. Escola tem que ensinar ciencia.

Roberto, por favor nao divulgue este tipo de deservico.

xacal disse...

Bom debate,

Não há possibilidade de se discutir um "ensino religioso" para além das igrejas...

não há como garantir a pretensa "pluralidade" e "tolerância" ainda que múltiplas denominações sejam contempladas nos "currículos escolares"...

isso, sem mencionar os filhos de famílias atéias, como é o meu caso...

haverá sempre o constrangimento da "maioria", toda vez que você se dirigir aos responsáveis pela escola para solicitar a ausência do seu filhos dos ritos religiosos, que pasmem, ainda acontecem nas escolas, como orações, celebrações, etc...

o ensino religioso funciona assim como mais um evento de exclusão...

isso é definitivo: o Estado é laico, portanto seus serviços e atividades devem guardar total distância dos preceitos da fé, que são privados...

vejam que na França, berço do republicanismo, e que ainda assim se debate com essas questões religiosas, que incendeiam os conflitos sociais, o ministério da Educação pensa em cassar os diplomas das universidades religiosas...

o ensino religioso é uma aberração de países com baixa maturidade institucional...

liberdade religiosa é a liberdade, inclusive, de não ter religião alguma...liberdade religiosa é afastar Estado da religião...

Roberto Moraes disse...

Bom que a nota abriu a possibilidade de discussão do assunto.

Particularmente também defendo que a instituição "escola pública" é laica. Ponto.

Porém, também julgo que a escola pode abrir espaços iguais para manifestações e debates ecumênicos, agnósticos ou mesmo ateu no ambiente de formação do cidadão.

Sei que o debate sobre a questão é complexo, mas é melhor assim do que não tê-lo, ou fingir que a questão é apenas de fórum íntimo, quando se trata de instituição pública financiada com o dinheiro de todos.

Abs.

Anônimo disse...

Acho que isso não era nem pra ser discutido. Religião é na Igreja. Quem está afim de ouvir essas coisas que vá pra lá.

Fábio

xacal disse...

Don Roberto,

Com todo o respeito a sua sábia opinião, é preciso que o foco é anterior, ou seja a Educação, que não é atribuição exclusiva do Estado, que pode delegar essa tarefa a entidades privadas, assim como faz em outras atividades-fim, ,mas, penso eu, com minha rala e rasa opinião, que a essência dessa atividades, nesse caso, a Educação prevalece em qualquer esfera, pública ou privada...

Ou seja, ainda que o Estado permita que o iniciativa privada atue na Educação, cabe ao Estado fazer com que prevaleçam os mesmos princípios , aqui a laicidade...

ensino religioso, de forma exacerbada, é como ensinar ensino de determinada denominação partidária na Escola, ou ensinar a perseguir homossexuais, e ou negros...

um abraço...

Anônimo disse...

Prezado Roberto, primeiramente obrigado pela divulgação de nosso evento, que diga-se de passagem, é um espaço aberto para que todos (e sem acepções de pessoas e credos) para discussões fundamentalmente o papel do ensino religioso na rede pública. Gostaria de fazer algumas considerações, pois percebi nos comentários que existe algumas compreensões errôneas. Em primeiro lugar, o ensino religioso é facultativo ao aluno, ou seja, ele participa da aula se quiser. Em segundo lugar, é necessário compreender que o fenômeno religioso é parte natural do ser humano, mesmo que alguns não aceitem esta condição. Temos então que perceber que a religião pode ou não ser uma parte integrante da pessoa, mas o fenômeno religioso este sim está em diversas culturas, e mesmo que alguns não queiram, ela se apresenta a sociedade e como tal é objeto sim de pesquisa, não é a por acaso que o Ministério da Educação reconhece os cursos de Ciências das Relegiões. Gostaria de afirmar que o evento é destinado a discussão de papel do ensino religioso nas escolas, mas é espaço para discussão para todas as idéias e pensamentos, e não para radicalismos, proselitismos, etc... Queremos estabelecer uma discussão de como o ensino religioso pode auxiliar para a libertação das pessoas, criando um espírito crítico nas mesmas, incultindo nas pessoas valores éticos, reparem, éticos e não morais, que possam ajudar a nossa sociedade e estabelecer um estado de liberdade onde as pessoas possam entender o que de fato é liberdade e não exercem apenas o seu lívre-arbítrio.

Anônimo disse...

O papel do ensino religioso nas escolas eh nenhum. O evento ja eh sem pe nem cabeca por causa disso.

Religiao se ensina na igreja, terreiros ou qualquer outro lugar. A escola por definicao deve ensinar apenas aquilo que eh suportado pela ciencia. Vejam os problemas que os EUA enfrentam hoje com isso...

A primeira palestra do cartaz fala de um PROJETO DE LEI para ensinar religiao nas escolas. Isso eh um absurdo...

Como o aluno vai para a aula de religiao, puve que Deus criou o homem como ele eh. Logo depois ele tem aula de ciencias. Como o professor ensina evolucao ?

xacal disse...

bom debate,

vamos lá:

o fato de ser facultativo não elide o caráter errôneo de sua inclusão na atividade educacional a cargo do Estado...

outro: a legitimação pela administração pública, idem...lembremo-nos que, até bem pouco tempo, outras distorções eram patrocinadas pelas administrações, e nem por isso, a sociedade deixou de debater e excluir tais distorções...mulheres, por exemplo, não eram aceitas nas forças armadas...

partindo desse pressuposto: "o que é inerente ao ser humano", para instituir como parte do estamento, teremos então que legalizar o assassinato, o ódio, o preconceito, etc, etc, tão antigos quanto o "sentimento religioso"...

"ciência das religões...???"

como a "ciência" das religiões explica o surgimento do mundo e da vida...????
o que predominará nesse caso: ciência ou fé...????

vejam o que falo: bastou uma crítica mais contundente, que o interlocutor "corre" para o discurso que pressupõe rótulos(proselitismo, radicalismos, etc)...

como o "ensino religioso" liberta...??? liberta de quê...???quem quer ser libertado...??? libertado para onde...???

se isso não é proselitismo e radicalismo, nada mais é...!!!

veja, don Roberto, quanto é imaturo o discurso, e quanto é perigoso a nossos filhos ficarem expostos a esse monopólio da "verdade"...

quem quer se "libertar" pela crença em algum deus, deve procurar uma igreja, e não uma determinada sala de aula...

depois desse breve debate, embora tenha ficado clara a incapacidade dos "religiosos" de participar dele, para além de suas crenças, tenho mais convicção do que já acreditava...

religião fora da escola...

um abraço, don Roberto...

xacal disse...

PS: veja, don Robeto, que no cartaz do evento, há uma "cabeça" com alguns símbolos de denominações religiosas...mas não há o símbolo da "interrogação", ou seja, usam o dinheiro público e os nossos impostos, mas negam aos ateus e não religiosos sua representação no debate...

o autoritarismo está explícito desde seus "símbolos" de divulgação...

e aí me falam de proselitismo...que postura arrogante, não...????

O olho que tudo vê disse...

É assombroso que ainda hoje haja esta imposição pelo ensino religioso nas escolas.

Para contribuir com os leitores do blog, cito a Constituição Federal em seu artigo 5º que não está na íntegra mas dá uma idéia sobre o conteúdo da mesma que é desconhecido por muitos e da mesma forma, é violado perversamente por seus desconhecedores:

"Art. 5º. Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

I - homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição;

II - ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;

III - ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;

IV - é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;

V - é assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, além da indenização por dano material, moral ou à imagem;

VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;

VII - é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;

VIII - ninguém será privado de direitos por motico de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;

IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

XI - a casa é asilo inviolável do indivíduo, ninguém nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou durante o
dia, por determinação judicial;

XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal e instrução processual penal..."

Tenho dito!

Anônimo disse...

Quanta imaturidade e intolerância, depois nós os religiosos é que não sabemos discutir ou dialogar, ora meu caro xacal, vamos então para a filosofia e esqueçamos a religião, o que é liberdade? Será que todos somos livres e iguais? Você realmente acredita nisto? O grande problema de convivência humana hoje é justamente o mero cumprimento da lei, as pessoas não compreendem o espírito das leis e talvez por isto não consiguam respeitá-la. Por isso não somos livres. A liberdade se dá justamente quanto conscientemente você faz suas escolhas e entende o porque de muitas vezes você não poder fazer algo... Acredito que os ateus não creiam em nada, desde que isto seja consciente e não fruto de uma pura rebeldia contra a autoridade que as instituições religiosas deteem, disto sou contra também, o próprio Marx quando afirma que a religião é o ópio do mundo, não fala da religião em si, mas das pessoas que usam a religião para isto, como o próprio EUA. Pelo contrário, o próprio Marx diz que a religião é o suspiro dos oprimidos, pois acreditam que por ela poderão ser... O que causa estranheza é que justamente os ateus, em geral, defendem ou comunismo, que na sua essência é um princípio cristão, dividir. Mas no comunismo, onde as práticas religiosas foram abolidas, justamente porque concorria com o seu discurso e lhe era "perigoso", existia liberdade? As pessoas adoram ficar em Cuba, quase ninguém quer sair de lá. Quanto ao cartaz não sei qual a intenção de quem o fez, mas por que a necessidade de interrogação. Por causa dos ateus??? Ora, se os ateus e não religiosos não creem, eles nunca estarão em posição de oração, seja em qualquer religião. Podemos até sugerir uma interrogação, pois penso que uma religião onde as pessoas não tenham dúvidas, não tenham questionamentos, isto sim é perigoso, isto causa alienação, isto causa fundamentalismos... A dúvida faz parte da fé! Quanto ao fato de se ensinar o evolucionismo ou não, em nada isto interfere no religioso, pois elas, tanto religião com ciência, não são conflitantes, ou completamente antagônicas, e sim complementares uma da outra, a teoria da evolução não exclui a existência de Deus, pelo contrário até a reafirma, quanto a bíblia, as aulas de ensino religioso servirão até, mas não deve ser para isto, explicar que a criação narrada na bíblia é uma forma com a qual o povo judeu teve oportunidade de narrar que Deus é o criador de tudo. Creio realmente que exista este Deus, mesmo respeitanto os que não creem, pois apelo a minha razão. O Nada é Nada, sendo nada, não pode originar nada. Quanto ao companheiro que reportou-se a constituição, lembre-se que a mesma assegura liberdade aos cultos, e as escolas tem o direito de oferecer aulas de ensino religioso como garante a própria LDB. Sou filósofo antes de tudo e gostaria muito de continuar estas discussões, pois penso que são extremamente salutares, e que a Verdade sempre prevalecerá sobre qualquer um de nós.

O olho que tudo vê disse...

Amigo Xacal:

Concordo contigo em gênero, número e grau.

Tenho dito!

Anônimo disse...

Agora o nosso amigo filosofo religioso vai defender o "Design Inteligente", onde reafirma que a teoria da evolucao prova que Deus existe.

Mais um argumento canalha dos criacionistas. Voce pode dar alguma referencia em revista CIENTIFICA e RESPEITADA que prove isso que voce disse ?

O problema dos criacionistas eh exatamente esse. Contam com a ignorancia (nao no sentido pejorativo) das pessoas para propagar as suas mentiras.

So para fechar, o problema eh que as leis NAO SAO cumpridas, ao contrario do que o "filosofo" afirma.

De onde saiu esse filosofo ? Voce sabe o que eh evolucao e selecao natural, meu camarada ? Va estudar um pouquinho... esse argumento de que tudo que a ciencia nao explica deve ser atribuido a Deus eh uma falacia sem tamanho.

Anônimo disse...

Falácia? Pois bem, creio que não sou eu o falacioso, pois quem necessita de argumento de apelo a autoridade não sou. Não sou eu que preciso de um artigo científico publicado em revista de renome internacional para provar que Deus existe ou o criacionisto. Crer em Deus ou não, vai mais além da razão, é um pressuposto de fé. Mas responda-me entendedores da evolução, onde está cientificamente provado a origem das espécies? Qual a origem do mundo? Qual a origem de tudo? Pode ser que não seja Deus, mas para mim sim! Quanto as leis realmente devo fazer uma correção, as leis não são cumpridas, mas talvez você não tenha entendido, o que quis dizer é que as pessoas cumprem as leis, mas não entemdem o espírito das leis. Justamente por não entenderem, muitos não as cumprem é pensam que podem fazer tudo em função do lívre-arbítrio, inclusive dizer o pensam, o que querem e o que não querem, este é princípio do livre-arbítrio, não da liberdade, pois se não sei o que é Deus (isto é um mero exemplo, mas como queiram, se não sei sobre determinado assunto), não posso falar sobre, pois sendo assim não passará de uma mera doxa, o que nós filósofos não aceitamos. Quanto a falácia de que tudo o que a ciência não explica ser atribuído a Deus pode não ser a verdade, pois afinal de contas o que é Verdade? Com quem está a Verdade? Volto a afirmar que a teoria da evolução leva-nos a crer na existência de Deus, não o Deus dos católicos, muçulmanos, budistas, umbandistas, judeus, cientistas,... pouco importa, pois Deus vai se apresentar de acordo com cada cultura, por isso hoje se discute o antropomorfismo de Deus. Acredito sim no criacionismo, não sou adepto do niilismo, e volto a afirmar: NADA É NADA, SENDO O NADA NÃO PODE GERAR O NADA. Não é a religião que me faz pensar assim, é a minha razão.

Anônimo disse...

defenda o que quiser, mas desde que se afaste dos tributos do Estado, ente laico que organiza a sociedade...

o resto todo, não rima ré com cré...nem vou perder tempo...

Estado deve ficar longe de religião...Escola = Estado...ponto!

religião e seu ensino são questões privadas...e assim devem ser tratadas...

o que o Estado deve garantir é a liberdade da expressão desses cultos, e só...

sem renúncia fiscal para Igrejas(um absurdo) e sem pagar "professores" para "ensinar" religião...

eu pergunto: como alguém pode ensinar a alguém a crer...?

ou se crê ou não...quem tem dúvidas, que as tire em suas mesquitas, igrejas, cultos, ou terreiros, com os seus sacerdotes...

desde que não gastem o meu dinheiro...

é assim, simples assim...

tegiversar sobre isso é só malabarismo para impor uma vontade...e o meu mundo, caro amigo, não é o triunfo da vontade...isso já deu errado na Alemanha em 1939...


PS: não adianta se exasperar...

xacal

Anônimo disse...

Caro Roberto, estive lendo os comentários anteriores e estou chocada, como as pessoas podem perder tempo com discussões tão mesquinhas, se deve ou não deve ter Ensino Religioso, ser ateu ou não ser ateu, acreditar em Deus, se Deus criou o mundo... O que temos realmente que discutir é se ensino seja religioso, de matemática, de português, de ateísmo, do que quiser acontece com qualidade nas escolas, pois o que vemos são escolas sem condições de terem aulas, professores desmotivados, isto sim devria ser objeto de discussão neste momento, o resto que cada um seja o que quiser

Prof. Diác. Kauê de Souza Martins disse...

Nossa como está fecundo esse debate, pena que não pude participar dele desde o começo, mas tenho acompanhado as argumentações. Estou muito feliz por esse espaço.
Só gostaria de contribuir com a seguinte reflexão: A ditadura da Religião é ruim, mas a ditadura da Não-Religião é ruim também! As vezes a impressão que tenho que há uma briga de quem vai ficar com o poder! Em vez disso, que tal todos estarmos ao redor de uma mesa com acompanhamentos de bebidas para quem bebe e bebidas para quem não bebe e humanamente trocarmos idéias a respeito do assunto? Ah, uma sugestão: que a mesa seja redonda! Hoje urge a ética da alteridade (outro), abrir-se para a novidade/contribuição do outro como ele é e todos enriquecidos pela fecundidade proporcionada pela DIFERENÇA.
Juntos somo fortes: religiosos, ateus, agnósticos, "os de festa" etc... e numa coisa concordamos: desejamos um mundo melhor e lutamos cada um ao seu jeito contribui para isso! Parabéns companheiros e companheiras!

xacal disse...

claro, Kauê...

essa discussão revela a necessidade de amadurecermos esse tema, quaisquer que sejam as opiniões...

continuo a defender que a Escola não é instância para defender o ensino religioso, e sim o direito de ter uma religião...

foi isso que tentei dizer o tempo todo, e talvez tenha me expressado mal, e como o pseudônimo "xacal" suscita "paixões e ódios"(muitos deles justificados, é claro, outros não), houve um "enviesamento" desnecessário...

mas repito: sou pela liberdade religiosa, SEMPRE...o que procuro discutir são as instâncias pertinentes para o exercício dessa liberdade...só isso...

Candido e " O PARAISO" disse...

Estou a navegar e me deparo com essa discussão,comecei a ler e pensei que fosse um diálogo e não uma disputa de classe, aliás que classe? Sou católico mas não sou fanático e não me considero um ignorante. Apesar de católico sempre tive problemas existenciais por causas óbvias, as vezes me perguntava onde está Deus? Um dia num hotel, localizado em um monte , sentado na varanda e o céu estrelado com lua cheia, comecei a pensar em Deus, existe ou não? A partir desse dia com aquele cenário sem igual, me perguntei, quem fez isso? Deus.
Por causa disso escrevi um livro de ficção, mas contendo verdades que eu gostaria que fosse, ou seja queria que tudo que está no livro fosse verdade, e cá pra nós ficção é você poder falar o que quiser.O livro é O PARAÍSO.
Quando era criança, aprendi religião na escola, católica. Mas hoje as escolas ensinam o que? na época dentro de um ônibus eu levantava para dar lugar a uma pessoa mais velha, e hoje? mulher grávida não ficava em pé, e hoje? Hoje a crianças fingem que estão dormindo ou simplesmente não se levantam. Pensei porque disso, é a ciência?
não, é a religião. Defendo a religião nas escolas,aulas para católicos, espíritas,etc sem a obrigatoriedade de presença. Realmente nada tenho contra os ateus ou nenhuma outra religião, mas elas , as sérias freiam e muito a maldade inerente ao ser humano, hoje vemos nas ruas meninas de 12 anos e os homens mexendo com elas, quem tem filhas dessa idade sabe, os ateus não deveriam ligar para essas questões de menor importância para eles , mas de grande relevância para a sociedade. No livro O PARAÍSO, tem uma parte que diz: serão salvos todos de boa conduta, a religião não salva ninguém. Toda discussão deve ser respeitosa e sem agressão caso contrário estaremos fazendo o que?Obrigado e quem quiser fique com Deus. meu blog. candidorios.blogspot.com