sexta-feira, setembro 25, 2009

“Os blogs aprofundam a liberdade de expressão resgatando a democracia participativa”

No processo que o jornal Folha da Manhã move contra o blogueiro, pedindo à Justiça que o blog seja previamente impedido de criticá-la (numa tentativa de censurá-lo) e ainda solicita deste blogueiro, que vive do seu salário, a indenização de 400 salários mínimos, sua defesa foi apresentada e já tramita na Justiça. A peça de defesa foi produzida produzida pelo advogado Dr. Luiz Ribeiro Gomes Junior que contou com a colaboração de uma plêiade de bons e dedicados causídicos como Marcus Vinícius Filgueiras Júnior, Cléber Tinoco e Rodrigo Klem que se interessaram pela defesa do direito em questão. Como forma de manter nossos leitores atentos à questão que é escabrosa sob o ponto de vista da democracia, e especialmente, da forma que se tenta continuar a exercer um total controle sobre as informações em Campos, o blog resolveu destacar uma parte do mérito na peça de defesa protocolada na Justiça e sigamos em frente! “A liberdade de expressão e seus direitos conexos, especialmente o de imprensa e de mídia, são indispensáveis à democracia participativa, razão pela qual a questão trazida nestes autos é fundamental para a sociedade reafirmar o fato de que calar a crítica, a opinião divergente significará reduzir perigosamente o espaço democrático, e, especialmente, o espaço democrático em que o cidadão pode participar ativa e diretamente. Os blogs – páginas pessoais da internet que permitem atualização rápida e participação dos usuários com a postagem de comentários – vêm desempenhando um papel fundamental no sentido de, concretamente, permitir a divulgação de idéias, de fatos importantes, e de críticas totalmente abertas, de maneira que vêm destruindo o simulacro dentro do qual a imprensa papelizada, muitas vezes, pretende aprisionar o publico leitor. Não mais é possível ser massacrado com notícias nas bancas dos jornais sem a possibilidade de, na dinâmica blogosfera (círculo de blogs ligados pela rede mundial da internet), serem contraditadas, desmentidas ou criticadas. Enfim, os blogs têm verdadeiramente aprofundado um valor fundamental para a liberdade de expressão, livre de restrição e censura (conforme garante a Constituição – art. 220), o que resgata a democracia participativa em seu mais puro e legítimo sentido”. PS.: Atualizado às 23:54: Pequeno, mas importante ajuste foi feito no texto do segundo parágrafo a pedido dos advogados colaboradores do blog.

5 comentários:

Unknown disse...

Caro Prof. Roberto, como vai tudo bem ? Acho que no momento não posso nem perguntar isso devido a circunstância da tragédia de nosso irmão Renato. Veja, há pouco tempo enviei-lhe um comentário ou um e-mail opinando sobre a ditadura que se instala no municipio perante, não termos diretamente oposição, seja politicamente, através da midia, ong's, etc, não sei se o Sr.
lembra deste e-mail, pois bem, na sua consideração ( resposta ), como citei o jornal Folha da Manhã,
no âmbito mídia, como censurado quando cita matérias e parâmetros contra o governo, o Sr. me parece que não concordou muito, no momento não entendi diretamente, hoje, depois da leitura do artigo prescrito no blog, entendo bem o porquê de sua não concordância e tem toda razão, acima de tudo a liberdade de expressão e porquanto
a democracia, então nobre professor
me perdoe pela citação na época citando a Folha, mas acredito que entendeu, no correio, o que quis dizer na situação de não se ter oposição no governo presente, ok, no mais um grande abraço, sucesso no blog e toda a paz de Cristo à
nosso querido Renatinho.
Att.: Ricardo Costa. Seu ex-aluno e companheiro de lutas.
Obs.: Abração aos companheiros Nelson e Celinho!

Momento Verdadeiro disse...

Prof. Roberto sabe o que acontece e muito me chama a atenção é o modo mediocre que tentaram calar seu blog. O blog do senhor mantém sua linha, assim como o meu e demais companheiros da blogsfera. Observe o porque dessa perseguição.

1- A notícia é um direito de todos e não deveria ser manipulada,
2- O crescimento de seguidores dos blogs.
3- Se não podem tolerar comentarios adversos, porque correram par criar tantos blogs dentro do seu reduto.

Esses dias fiz um post, explicando porque o blog do presidente foi clonado.

http://momentoverdadeiro.blogspot.com/2009/09/blog-de-lula-clonado.html

Acorda! Jornal, estamos vivendo a era da liberdade on line. Inclusive a liberdade na internet tem sido defendida até no senado.

Deus abençoe o senhor.
Um abraço.

Marcos Valério Cabeludo disse...

Roberto: Gostei muito do que li por aqui hoje, como sempre, digo e sempre direi, nossa rede é livre e sempre será, não há como sercear a liberdade de expressão de um cidadão, embora esta possa ser discordante das idéias ou ideais de pessoas ou grupos, afinal nossos blogues são pessoais, e equanto não utilizarmos de inverdades ou da falta de repeito por algum cidadão especifico(desmoralização pública), ou seja, acusarmos diretamente alguém por algo que o mesmo não tenha feito, não estaremos usando de forma incorreta aquele nosso direito de expressão. Em suma não há como calar a verdade. e tenho o dito!

Anônimo disse...

Caro profssor Roberto

Este jornal que ora lhe processa é o mesmo que era apoiado pelas forças mais retrógradas de Campos, como Evaldo Inojosa (aquele mesmo, do IAA!), entre outras figuras. E que ao longo do tempo tem mantido a mesma linha em se unir ao que de pior há em Campos em termos de política e de visão de mundo. Creio seja possível veicular meu comentário, visto que não estou ofendendo ninguém, apenas emitindo uma opinião que considero pertinente. Não vou me estender muito em meus comentários. A sociedade campista conhece bem a Folha. Abraços e toda solidariedade.

Anônimo disse...

Os "intocáveis" desta cidade, acham-se acima do bem e do mal, mas com certeza com os blogs agora as coisas estão mudando e a sociedade está mais atenta.
Liberdade de expressão já!
Estamos com você professor!