domingo, dezembro 20, 2009

Datafolha: Serra 37% x 23% Dilma x 13% Ciro x 8% Marina

O Datafolha ouviu 11.429 pessoas entre os últimos dias 14 a 18 deste mês. A margem de erro é de dois pontos percentuais. Além dos percentuais do título, os votos em branco seriam 9% e 10% de indecisos. No cenário sem o nome de Ciro, Serra vai a 40% e Dilma, 26%. Marina Silva atingiria 11%. Ou seja, os votos de Ciro se dividem praticamente por igual, 3% para cada um dos outros três candidatos. Isto reafirma a distância de 14% entre os dois candidatos. Em relação à última pesquisa do Datafolha realizada em agosto, Serra subiu um 1% (tinha 36%), Dilma subiu 6% (tinha 17%), Ciro desceu 1% (tinha 14%) e Marina subiu 5% (tinha 3%). Nesta pesquisa de agosto a pesquisa mostrava a ex-senadora Heloisa Helena (PSOL-AL) com 12%. Quatro primeiras observações: a primeira que se confirma é que eleição está cada vez mais plebiscitária. Hoje Ciro é a garantia de que haverá 2º turno. Se Dilma tirar votos de Serra a diferença é a metade (7%), porque 1% que saiu de um e vaai para outro passa a valer dois. Se Ciro sair da disputa Dilma não tem outro caminho que não seja tirar os votos de Serra. Para isso, o caminho é São Paulo. Fonte: Folha Online. PS.: Atualizado às 00:32 e às 13:52 para inserir a ilustração que é contribuição do Maurício Faez para o blog.

2 comentários:

Anônimo disse...

Que engraçado!

A pesquisa CNT/Sensus, que consegue o fenômeno estatístico de derrubar Serra em todos os cenários no primeiro turno, ao mesmo tempo em que mantém sem alteração (dentro da margem de erro) a sua folgada vantagem em todos os cenários do segundo turno.

É como se os eleitores dissessem: nós vamos votar em Serra no segundo turno, mas a gente só quer dar mais emoção à eleição. Uma palhaçada que mostra o CNT/Sensus com chapa-branca.

Anônimo disse...

FANTÁSTICA A ANÁLISE

PESQUISA CNI/IBOPE: NÚMEROS MANIPULADOS PARA FAVORECER JOSÉ SERRA

google:
"www.luisnassif.com PESQUISA CNI/IBOPE: NÚMEROS MANIPULADOS PARA FAVORECER JOSÉ SERRA"