domingo, dezembro 20, 2009

Mais da pesquisa do Datafolha: Dilma, Serra e Ciro estão empatados na rejeição

Infográfico do Maurício Faez exclusivo para o blog. Clique sobre a imagem se desejar ver em tamanho maior. Na pesquisa do Datafolha comentada em nota abaixo a rejeição é a seguinte: Dilma com 21%, Serra 19%, Ciro 18% e Marina 17%. Este quadro é diferente das pesquisas anteriores. Sobre o conhecimento dos candidatos: Conhecimento (conhece muito bem) Serra - 93% (30%); Dilma - 80% (13%). Opção do eleitorado por sexo: Feminino: Serra 38% x 20% Dilma; Masculino: Serra 37% x 27% Dilma. Opção de voto por opção espontânea sem apresentação da lista de candidatos: Lula - 20%; Serra - 8%; Dilma - 8%. Comentários do blog: 1) Sobre a rejeição a situação melhorou para a Dilma, já que normalmente o candidato inferiorizado na opção de voto tende a ser mais rejeitado, e isso acontece por uma margem muito estreita, de empate técnico. 2) Sobre o conhecimento do candidato Dilma ainda é cerca de 13% menos conhecida que Serra e 17% "menos bem conhecida", juntando isso com a opção espontânea que dá Lula com 20%, mesmo ele não sendo candidato, o fato pode confirmar uma grande margem de crescimento para Dilma, na medida que o eleitor identificar sua relação com o presidente. 3) Na questão de Serra há uma pequena diferença a favor de Serra entre as mulheres. Isto já era esperado porque, inicialmente a mulher tende a ter mais dificuldade de votar em mulher, porém, estas margens de diferença são muito pequenas. 4) Com a definição do PSDB, sem Aécio, pode-se dizer que daqui para frente é que o quadro passa a ser para valer. PS.: Atualizado às 15:32 para inserir o infográfico do Maurício Faez.

6 comentários:

Anônimo disse...

Estranho!

Na penúltima pesquisa:
"01- Quantas pessoas conhecem Dilma? 32%.

02- Rejeição de Dilma? 40%"



FANTÁSTICA A ANÁLISE

PESQUISA CNI/IBOPE: NÚMEROS MANIPULADOS PARA FAVORECER JOSÉ SERRA

google:
"www.luisnassif.com PESQUISA CNI/IBOPE: NÚMEROS MANIPULADOS PARA FAVORECER JOSÉ SERRA"

Gustavo Carvalho disse...

Caro Roberto, no Sudeste se encontra a maior diferença regional (em termos percentuais e também absolutos): Serra 41 X 19 Dilma. Mas é o estado de S.P. que representa a cidadela tucana(inespugnável?): Serra 47 X 18 Dilma. Essa discrepância das intenções de voto de gênero não é um fenômeno do 3º mundo, pois também se manifestou nas prévias democratas entre Obama e Hillary. Cabe então um questinamento psico-antropológico: Por que parte do gênero feminino rejeita a priori as lideranças políticas femininas??? Só Freud...

Anônimo disse...

Fico impressionado com sua alise,voce gosta mesmo da dilma.rsrsrsrs

Anônimo disse...

O povao ta mesmo por dentro...
Em quem vc vai votar ? R: Lula !!

Isso que desanima...

Roberto Moraes disse...

Caros comentaristas,

Estejam a vontade para opiniões diferentes.

Os Serristas não precisam ficar escondidos até porque ele está na frente nas pesquisas na eleição que é ainda favorito.

Aguardo as opiniões sobre a pesquisa do DataFolha.

Abs.

Anônimo disse...

Filho feio não tem pai. Já se o rebento tem pedigree, sobram candidatos.

O governador de São Paulo, José Serra, é hors concours na área. Assume como dele a criação do Programa Nacional de DST/Aids, do Ministério da Saúde, considerado um exemplo no mundo. Só que os verdadeiros criadores são a doutora Lair Guerra de Macedo Rodrigues e o professor Adib Jatene.

“Serra, pai dos genéricos? PSDB, criador dos genéricos? Assumir como deles é um embuste!”, disse, em junho, o médico Jamil Haddad, falecido na semana passada, aos 83 anos. Ex- deputado federal, ex-prefeito do Rio Janeiro e ministro da Saúde de outubro de 1992 a agosto de1993, Jamil Haddad é o verdadeiro pai dos genéricos do Brasil.

Em compensação, Serra nunca é pai dos humildes. Inexoravelmente culpa os outros. Tanto que terceirizou a paternidade das inundações em São Paulo. Além do desplante de dizer que o noticiário negativo era obra do que chamou de PT Press, o governador afirmou que problema da enchente foi a enorme, anormal, atípica chuva.

O engenheiro Júlio Cerqueira César Neto. Durante 30 anos – está com 80 – foi professor de Hidráulica e Saneamento da Escola Politécnica/USP. É considerado um dos grandes especialistas do Brasil nessa área.

"Nas duas inundações deste ano, São Pedro está completamente isento. As duas chuvas [8 de setembro e 8 dezembro] não foram catastróficas, elas foram moderadas. Aliás, sempre que acontece uma enchente dessas, o prefeito, o governador, os secretários aparecem dizendo que São Pedro foi o responsável. Nada deixa a população mais irritada do que essa desculpa esfarrapada."