sábado, setembro 25, 2010

Estadão assume apoio a Serra

Precisou o presidente Lula cobrar que a mídia comercial deixasse claro sua posição eleitoral para que o jornal Estado de São Paulo assumisse, no editorial do exemplar do domingo que já circula, o apoio ao candidato tucano. Mais que isto o texto do Estadão destila e veneno e preconceito contra Lula e Dilma, só reforçando o que disse Leonardo Boff no artigo abaixo. Enfim, melhor assim. PS.: Corrigida a redação às 20:36 e ortografia às 22:08.

27 comentários:

Anônimo disse...

De qualquer maneira acho positivo essa postura.

o Estadão assim não fica na mesma hipocrisia da globo.

Anônimo disse...

...sem problemas
carta capital já tinha se manifestado a favor de dilma...
e com pré-conceito(?) em relação ao serra

Roberto Moraes disse...

A(o) ocmentarista das 09:07,

Melhor assim, como posições claras como os blogs.

Obrigado pela correção da ortografia que saiu não sei como...

Sds.

Anônimo disse...

Diante da roubalheira no Palácio do Planalto, só iludidos ou coniventes podem ficar a favor da Dilma.

Essa estória de aceitar um "rouba mais faz" tem que acabar!

Roberto Moraes disse...

Comentarista das 10:37,

Este mal precisa ser corrigido, mas nãos será com Serra e nem com o PSDB. Lembrem do governo FHC a compra de votos para a reeleição, a venda das estatais, etc.

A tráfico de influência, a corrupção precisa ser coibida e a população há que ajudar, mas não será com arguições pré-eleitorais.

O país está melhor e vai continuar melhorando.

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Diante da falta de evidências de "roubalheira no palácio do Planalto", só mesmo alguém covarde e mal intencionado para tomar como verdade absoluta as ilações golpistas do PIG e manifestar-se aqui anonimamente de forma tão reacionária!

Anônimo disse...

nÃO, O PAÍS NÃO ESTÁ MELHOR
A ROUBALHEIRA NO GOVERNO É QUE ESTÁ MUITO MAIOR



A INSEGURANÇA CONTINUA CADA VEZ MAIOR. MORTES ABSURDAS CONTINHAUM ACOINTECENDO. ASSASSINATOS POR TODOS OS LADOS, A QUALQUER HORA DO DIA OU DA NOITE

A SAUDE CONTINUA UMA PORCARIA. HOSPITAIS LOTADOS. ATÉ OS PLANOS DE SAÚDE ESTÃO FICANDO IGUAL AO SUS (AS AGENCIAS REGULADORAS NÃO FUNCIONAM, VIRARAM CABIDES DE EMPREGO)



A ECONOMIA FUNCIONA CORRETAMENTE, EM DECORRÊNCIA DOS FUNDAMENTOS IMPLANTADOS PELO PSDB: METAS DE INFLAÇÃO, CÂMBIO FLUTUANTE E, PLANO REAL!

MAS ENQUANTO CONTINUAR A ROUBALHEIRA, A CARGGA TRIBUTÁRIA EM NÍVEL ABSURDO, ESTE´PAIS CONTINUARÁ POR MUITO TEMPO SUBDESENVOLVIDO

FÁBIO SIQUEIRA disse...

Caixa alta?

Além de covardes e reacionários tentam ganhar no "grito"!
Acham que somos surdos?
Eh classe média de merda!
A mesma cantilena moralista, egoísta e golpista de sempre!!!
Só conseguem enxergar o próprio umbigo...

Ladrem o quanto quiserem...
VÃO PERDER!!!
(também sei "gritar", rs...)

Roberto Moraes disse...

A(o) comentarista das 10:55,

Primeiro não precisa gritar para ter argumentos.

Saiba que a caixa alta (letra miúscula) tem este sentido na internet. Pode ter sido sem querer, assim admito.

Quanto aos argumentos eles são frágeis. Ninguém disse que as coisas estão ótimas, mas melhoraram e muito.

A não ser que você não consiga absorver que 81% da população diz que o governo está ótimo ou bom e mais 15% regular. Nos 4% em que você se inclui considera tudo ruim ou péssimo.

Há muito ainda a ser feito neste país que durante séculos foi governado prioritariamente para os mais ricos.

O queogoverno Lula fez foi simples e dito, por todos nós quando estávamos na oposição que dizíamos que a incoporação de massa de pessoas à economia iria trazer um ciclo virtuoso para a economia. Mais gente consumindo, dinheiro circulando, mais fábricas produzindo, mais gente estudando, etc.

Porém, o processo não é tão rápido quanto eu ou você gostaríamos, mas são perceptíveis em qualquer estatística do IBGE.

Há muita coisa a ser feita e nãosimples fazer no ambiente democrático que exige diálogo, negociação, o que leva tempo, mas émais consistente.

Enfim, sigamos em frente, inclusive para incorporar as críticas e sugestões.

Ao contrário do que se imagina há entre os que apóiam o governo e a Dilma, muitas discussões e posições divergentes de como tocar o governo, não só no coneúdo, quanto na forma, mas isto é uma questão para depois, porque primeiro há que evitar um retrocesso.

Sds.

Anônimo disse...

Falta de evidência da roubalheira?!

Que provas mais faltam?

O pior cego é o que não quer ver.

A possibilidade do anonimato é permitida pelo blogueiro. Se ele não quisesse, não permitiria.

Mal intencionado é querer negar o óbvio, para poder usufruir do poder. A CUT tem levado muita grana do Governo, assim como a UNE, viraram pelegos!

Roberto Moraes disse...

O que é duro é observar e comparar os dois governos do Lula (que vocês tanto odeiam) e o do FHC.

Em todos os quesitos, não há comparação e o povo sabe disto.

Nesta linha o Serra e nem o PSDB chega a lugar nenhum. Pela campanha visivelmente à direita, o dia seguinte será a criação de um novo partido, só que de centro-direita com apoio da Globo e de uns poucos militares mais reacionários, porque os nacionalistas estão com Lula.

Sds.

FÁBIO SIQUEIRA disse...

A covardia é franqueada, logo...

Usufruir do poder?
Do que está falando, ???
Enfim, talvez o anonimato não seja só covardia, mas um estratagema pra ocultar algum privilégio, típico do que gosta muito a "cansada" classe "mérdia"...

Continue usufruindo do espírito democrático do blogueiro para escapar de processos por ilações levianas, bem ao gosto de seus editorialistas prediletos. Eles ao menos assinam os textos golpistas que escrevem!

Anônimo disse...

Prof. Roberto,

Nada disso existiria se não fosse o Plano Real, que o PT votou contra, bem como as metas de inflação e o câmbio flutuante.
O Bolsa Família foi inicado com o Governo do PSDB.

MNa verdade, o a política econômica do PT é a mesma do FHC, porém sem o PT fazendo de tudo para não dar certo.

Governo para os pobres?

Ora, os bancos nunca lucraram tanto como estão lucrando com o Governo do PT.

Roberto Moraes disse...

Meu (minha) cara,

Agora você chegou no ponto: comparar o governo FHC com o de Lula.

Assim fica mais fácil compreender porque o Real acabou sendo um fim em si mesmo, enquanto no governo Lula a estabilização da moeda produziu, junto com outras políticas, a inclusão social e o incício da redução das desigualdades.

Isto é o novo. Dou outro exemplo: na rede Federal de Educação Profissional FHC quiz estadualizar, publicizar e tivemos que resistir muito para que não fosse desmontada.

Agora, com o governo Lula a rede foi expandida territorialmente com novos campi, reajuste do Plano de Cargos e Salários foram feitas, as matrículas expandiram em mais de duas vezes, ampliado o quadro de servidores, mais cursos de graduação e pós-graduação, etc.

Assim, mais paessoas da população tendo acesso a educação pública de qualidade, gerando capacidade de entradano mercado de trabalho, ampliando a renda familar, adquirindo bens, movimentando a indústria, a demanda por serviços e o ciclo virtuoso que não existia antes.

Como se vê a explicação é simples e baseada em dados factuais e não em discursos vazios.

Sds.

Anônimo disse...

Se fizerem uma pesquisa entre os maiores empresários do Brasil, a maioria prefere que a Dilma ganhe, pois têm receio do Serra.

Inclusive o Eike, o m ais rico do Brasil

Anônimo disse...

Quem foi contra o plano real foi o PT.

Se tivesse prevalecido a vontade do PT, o Plano real não existiria.

O PT inclusive deu sorte, pois com o receio da eleição do Lula, em 2002, o dolar subiu demais, a valores absurdos, o que proporcionou exportações e superavits na balança comercial.

Não vejo grandes alterações na educação.
No caso específico da educação profissional, sempre houve uma curva ascendente, mesmo porque o mercado exige. Num governo do PSDB não seria diferente, pois é obrigação de todas as esferas de governo, federal, estadual e municipal

Roberto Moraes disse...

Meu (minha) cara,

Este não é o problema. Alguns empresários conseguiram enxergar que é melhor para o país e para seus negócios o país crescer incoporando mais pessoas, assim eles ganham mais dinheiro e investem mais, empregam mais e vão admitir mais adiante, numa reforma tributária, que também é justo que os governos tenham receita para ampliar os equipamentos públicos de saúde e educação.

Agora você observe, que antes diziam para estes emprsários que oPT e Lula iria romper contratos, iriam atrapalhar os empresários, pois o foco foi outro.

Por aí você também não conseguirá nada. O Brasil precisa de investidores, porque não pode ser só o governo a colocar dinheiro na economia.

O exemplo da capitalização da Petrobras é mais um caso. Muitos criticaram e agora observam o resultado, a empresa capitalizada para aumentar a produção com o pré-sal gerando empregos, demanda pela produção de plataformas e serviços, mais empregos, olha o ciclo virtuoso.

Isto é que não pode parar. Os erros precisam ser corrigidos, mas não se pode voltar no tempo.

Sds.

Roberto Moraes disse...

Meu (minha) cara,

O dólar hoje é a metade do que era antes.O aumento foi ainda maior por conta do uso do PIG para amendrontar a população e os agentes financeiros de que tudo ia piorar, agora você reclama que este setor estácom o governo.

Quanto às demais argumentações, elas são genéricas reproduzem o discurso do mesmo do tom do candidato. Não trata de dados concretos. Os exemplos todos que dei estão para serem vistos e conferidos.

Sds.

Anônimo disse...

Acho que responder aos reacionários eleitores de Serra, vai se tornando cada vez mais difícil. Eles tomam como verdade absoluta o que a Globo e a Folha colocam em suas matérias.
Concordo com o Fábio Siqueira.

Eh classe média de merda!

VAMOS GANHAR SIM, APESAR DAS TENTATIVAS DE GOLPE, DAS CALÚNIAS, DESSA IMPRENSA TENDENCIOSA, DO PRECONCEITO, ETC...
É DILMA!!!!!!!!!

Mariana Arâs Pedra

Anônimo disse...

Do blog do Brizola Neto:
É incrível como a visão das elites é preconceituosa e oposta ao que percebe e sente a população. Lula é recebido com um sorriso no rosto onde quer que vá,e o povo se sente muito bem representado por ele. Ao contrário dos candidatos historicamente apoiados pelo Estadão, todos paulistas, à exceção de Collor, por falta de opções, Lula é um presidente popular, de bem com o país que preside, e que só encontra hostilidades da parte dos que perderam algum poder com sua chegada à Presidência.

Lula vai deixar para seu sucessor, que certamente não será o candidato do Estadão, um país infinitamente melhor do que recebeu do ex-candidato do Estadão. E ao contrário do que diz o jornmal, jamais atentou contra a democracia, mesmo com a campanha impiedosa que sofreu durante os oito anos de seu governo pelo Estadão e seus similares. O Estadão não é a favor de Serra, como as econômicas sete linhas de seu editorial comprovam, mas contra Lula. Contra o Brasil que dá certo, popular e nacionalista.

Anônimo disse...

Professor um pouquinho de historia ao cidadão anonimo. O plano Real foi criado no governo de Itamar Franco, FHC era apenas ministro de economia, como sabemos que FHC não entende nada de economia o plano real é fruto de varios economistas de carreira da epoca. Essa turma do Serra ou Marina adora dizer que o Brasil esta bem hoje no cenario internacional com todos indices de avaliação creditando ao Brasil como um pais seguro para investimento, por causa do plano de FHC. Totalmente diferente da epoca de FHC com o FMI ditando ate a hora que deveriamos respirar.Com relação a criar ou não o real, isto é puro detalhe, o que importa é a condução do mesmo e isto Lula fez com maestria. Sera que a opinião internacional creditando todos os louros pela credibilidade do Brasil ao governo Lula tambem é historinha de petista? A proposito um numero elevado de empresas no mundo todo quando eram administradas por seus criadores tinham um certo controle em desenvolver-se com lucro e segurança. Quando estes morreram com a ascenção de seus filhos ou herdeiros estas empresas na maioria das vezes quebraram, ex. usinas, lojas, industrias e muitas outras. Como vemos com a morte de FHC no cenario politico fez um bem danado ao Brasil, pois seu sucessor conseguiu imprimir o verdadeiro crescimento que se esperava do plano real do presidente Itamar Franco, o resto é pura bobagem de anonimos, que estão com saudades do FMI. Francisco de Assis S. Cruz

Anônimo disse...

Para um debate mais claro, não seria o caso de o blogueiro repetir aqui o editorial do Estadão?

Não vi nenhuma mentira no editorial. Muito pelo contrário,só verdades.

Anônimo disse...

Para um debate mais claro, não seria o caso de o blogueiro repetir aqui o editorial do Estadão?

Não vi nenhuma mentira no editorial. Muito pelo contrário,só verdades.

Anônimo disse...

Como é que é?

O Plano real não fez diferença?

Ora, se dependesse do PT o Plano real não existiria!

E tem mais. Se está sendo bem gerido, não justifica as falcatruas do Palácio do Planalto.

Ficam sem argumentos convincentes e partem para taxar o interlocutor de "reacionário".

ora, o que ocorreu no Palácio do Planalto ou foi conivência ou foi incompetência (vai ser bobo assim na China!). Não há outra hipótese!

Tem que acabar essa estória do "Rouba mais faz".

Vamos fazer corretamente, gerir corretamente a economia, mas sem malversação, tráfico de influencioas e empregos sem consurdo para toda a companheirada.

Anônimo disse...

Não tem como negar o excelente governo de Lula tanto na aréa social, como econômica!
OS CÃES LADRAM E A CARAVANA PASSA!

Anônimo disse...

Acho que finalmente caiu a máscara do Estadão que sempre se propalou imparcial. Perseguiu Lula esses anos todos, e finalmente mostra pra que serve. Suas manchetes como a da "NÃO
VEJA" foram sempre tendenciosas e caluniosas. Jogam uma acusação sem prova na manchete e depois o desmentido num cantinho de página que ninguem lê.

rufus disse...

Ao "anônimo" das 9:05:

O que é um "consurdo"???

Requentando a cantilena de Plínio, grosseiro e Gagá???

Vai ser babaca assim em Marte, porque os chineses não te merecem!!