terça-feira, setembro 28, 2010

Pressão contra os acadêmicos de medicina

Os abusos que algumas clínicas estavam cometendo ao usarem dos estudantes de medicina como mão-de-obra barata na área de saúde, não justifica a pressão e a campanha que de certa forma, a mídia comercial está fazendo, ao jogar a população contra os acadêmicos de medicina. A lei determina que os acadêmicos têm que ser acompanhados pelos médicos, responsáveis diretos pelo atendimento. Porém, faz parte deste processo de aprendizado, o atendimento inicial acompanhado do acadêmico no atendimento e no diagnóstico do problema do paciente que depois será conformado pelo médico. Segundo relatos de diversos acadêmicos, os seguidos problemas divulgados pela mídia comercial desta distorção, em que acadêmicos agiam e atuavam na prática como médicos criaram este apavoramento, onde o paciente não quer nem ser abordado pelo acadêmico. Uma distorção acabou gerando de outra anomalia e nenhuma das duas é boa para a sociedade. O futuro médico não tem como aprender sua profissão só com o estudo dos livros e observação do que faz um médico formado. O futuro médico precisa atuar na prática, com a orientação do professor-médico e não há, em nenhum outro lugar do mundo, alternativa para o desenvolvimento deste aprendizado real e prático baseado na relação médico-paciente. Não é preciso ser do setor de saúde, ou mesmo médico, para perceber que a radicalização deste tipo de posição gerará, num futuro próximo, médicos despreparados e aí o prejuízo da sociedade será enorme. É bom refletir sobre isto.

8 comentários:

Ana Paula Motta disse...

Nosso candidato ao senado,Lindberg Farias, líder nas pesquisas, participa de uma carreata nessa terça-feira em Campos.
A concentração será no aeroporto às 9h30min.
Campos com Lindberg 131 rumo à vitória!!!

Marcos disse...

Roberto isto é valido para hospitais universitários onde há um efetivo processo de ensino /aprendizagem. Não para essa esbórnia do médico concursado sublocar o seu plantão num serviço de emergência.

Roberto Moraes disse...

Caro Marcos,

Concordo,mas com uma ressalva, os acadêmicos também precisam aprender e atuar nas emergências, para além do hospital universitário. Neste caso também há que se ter o médico-orientador. Sem esta exigência não é possível.Pior ainda como disse s]ao estes esquemas de plantões substituindo médicos. Isto é inadmissível.

Todas estas ocorrências acabaram por favorecer o entendimento por parte dos acadêmicos dos riscos que correm e que também levam aos pacientes, este tipo de prática.

Sds.

Anônimo disse...

Concordo plenamente com a questão dos acadêmicos darem seus plantões( nada contra) sob a supervisão dos médicos orientadores. Só o que é inadimissível são os médicos deixarem os acadêmicos assumirem papéis primordiais nas escalas. Aqui em Campos dos Goytacazes isso é uma vergonha. Dê uma chegadinha no Ferreira, no HGG e outros postos de atendimento. Ou o "Doutor" está repousando ou saiu e deixou o acadêmico atuar , com os receituários já devidamente assinados e carimbados. Fecha a cortina. Muita gente do nosso conhecimento faz isso.É lamentável.

Anônimo disse...

É difícil aceitar que um médico com um sal´rio em torno de 5 mil reais, vá dormir e deixe em seu lugar um estudante sendo explorado.
CONCORDO COM O ANÔNIMO DAS 9:57

Bernardo disse...

Acho que esse tipo de conteúdo deveria ser amplamente divulgado pois, com esse clima de "caça às bruxas" imposto pela imprensa, não só os estudantes são prejudicados, mas sim toda a população. Em pouco tempo teremos médicos diplomados e despreparados prestando atendimento à população. Muitos se esquecem de que hoje médicos reconhecidos devem, e muito, ao aprendizado adquirido durante a vida acadêmica. No entanto, parece ser mais fácil radicalizar do que fazer as coisas como elas precisam ser feitas.

Anônimo disse...

AO invés de ficarmos ressaltando onde estavam os erros da atuação dos acadêmicos junto com os médicos, seria mais interessante a população manifestar sugestões de como os acadêmicos poderiam ajudar.
A respeito dos hospitais universitários, o hospital escola Álvaro Alvin, é muito bem equipado e dispõe de diferentes especialidades nos seus atendimentos. Porém não dispõe de Emergência como o Hospital Ferreira machado, e só quem está na área consegue ver a diferença de um profissional que sabe Emergência para um outro menos preparado. Espero que a nossa população não prefira os menos preparados.
Sobre o comentário das 9:57 AM, posso lhe informar que os acadêmicos não freqüentam o HFM com atividades extra-curriculares desde o dia 04/09/2010, onde realizaram uma manisfestação no centro da cidade de Campos dos Goytacazes. Os acadêmicos pediram a normatização da atividade. Eles não são contra o acompanhamento do profissional formado, mas querem realizar atendimentos sob a observação dos médicos, o que foi proibido com o decreto. Segundo os estudantes, o decreto Nº 078/2010, divulgado no Diário Oficial da Prefeitura Municipal de Campos no dia 19 de Abril de 2010 não foi baseado em resoluções do Conselho de Medicina e MEC. Então podem “dar uma chegadinha” no HFM.
Finalizo minhas observações acrescentando que o acadêmico é um ser curioso por natureza e a presença deste no hospital é um olhar a mais sobre o paciente, que pode estar precisando de ajuda e o único por perto no momento pode ser o acadêmico, sempre a postos a olhar e escutar o paciente. Espero que a população de Campos se conscientize da importância de uma boa formação médica, antes de “jogar” profissionais sem qualificação no mercado segurando um carimbo!

Anônimo disse...

Tenho que concordar que é inadmissível que os médicos deixem os acadêmicos assumirem papéis em seu lugar. Independente de salário, é uma questão de ética atender aos pacientes para os quais o médico se preparou durante 6 anos. Digo isso por experiência própria e defendo sim o aprendizado, acompanhando médicos capacitados porque também sou acadêmico e quero aprender mais.